O DESENHO TÉCNICO ARQUITETÔNICO CONFIGURA COMO PARTE FUNDAMENTAL NO ENSINO TECNOLÓGICO E PROFISSIONAL, POR FORNECER CONDIÇÕES PARA COMUNICAÇÃO EM DIVERSOS CURSOS. COM O ENSINO REMOTO, A MINISTRAÇÃO DE DESENHO GANHOU OUTRAS CONJUNTURAS, SENDO NECESSÁRIO CONTEMPLAR AS EMENTAS SOB O DESAFIO DA DISTÂNCIA E DA FALTA DO APARATO INFORMACIONAL PELA MAIORIA DOS ESTUDANTES. ESTE TRABALHO INTENTA MOSTRAR ALGUNS DOS RESULTADOS ORIUNDOS DE UM PROJETO DE PESQUISA VOLTADO PARA O ENSINO DE DESENHO, REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA – CAMPUS PATOS. APÓS PESQUISA E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA E ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE DESENHO DO CAMPUS DURANTE O ÚLTIMO ANO LETIVO PRESENCIAL, FORAM PROPOSTAS DETERMINADAS INTERVENÇÕES DIDÁTICAS, A PARTIR DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (AUSUBEL, 1963; 2000 APUD MOREIRA, 2010), E AVALIAÇÃO MEDIADORA (HOFFMANN, 2019). AQUI, EXPÕE-SE EXPERIÊNCIA EM DESENHO DE ARQUITETURA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, DURANTE PERÍODO 2020.2, ONDE FORAM SUGERIDOS NOVOS FORMATOS DE AVALIAÇÃO, DE MODO A IDENTIFICAR AS DIFICULDADES E PROMOVER AS POTENCIALIDADES DOS ALUNOS, DE ACORDO COM OS CONTEÚDOS PROGRAMADOS. CRIOU-SE O QUESTIONÁRIO DE APRENDIZAGEM, PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM ESPECIFICAR OS PONTOS DE DÚVIDA E DE AFIRMAÇÃO AO FIM DE CADA TRABALHO, E A RUBRICA DIRIGIDA, ADAPTAÇÃO DE FERRAMENTA DA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM PARA EXPOR AOS ALUNOS OS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO USADOS PELO PROFESSOR, FACILITANDO O ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE CORREÇÃO AO ESCLARECER OBJETIVAMENTE OS ERROS COMETIDOS. FORAM INICIATIVAS PARA DESVINCULAR A AVALIAÇÃO DO TRADICIONAL FOCO CLASSIFICATÓRIO, APLICANDO-AS TAMBÉM COMO INSTRUMENTOS DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSOR.