RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DESENHO DE ARQUITETURA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NO CAMPUS PATOS – IFPB.
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 77071 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 404 "inscrito_id" => 2360 "titulo" => "RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DESENHO DE ARQUITETURA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NO CAMPUS PATOS – IFPB." "resumo" => "O DESENHO TÉCNICO ARQUITETÔNICO CONFIGURA COMO PARTE FUNDAMENTAL NO ENSINO TECNOLÓGICO E PROFISSIONAL, POR FORNECER CONDIÇÕES PARA COMUNICAÇÃO EM DIVERSOS CURSOS. COM O ENSINO REMOTO, A MINISTRAÇÃO DE DESENHO GANHOU OUTRAS CONJUNTURAS, SENDO NECESSÁRIO CONTEMPLAR AS EMENTAS SOB O DESAFIO DA DISTÂNCIA E DA FALTA DO APARATO INFORMACIONAL PELA MAIORIA DOS ESTUDANTES. ESTE TRABALHO INTENTA MOSTRAR ALGUNS DOS RESULTADOS ORIUNDOS DE UM PROJETO DE PESQUISA VOLTADO PARA O ENSINO DE DESENHO, REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA – CAMPUS PATOS. APÓS PESQUISA E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA E ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE DESENHO DO CAMPUS DURANTE O ÚLTIMO ANO LETIVO PRESENCIAL, FORAM PROPOSTAS DETERMINADAS INTERVENÇÕES DIDÁTICAS, A PARTIR DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (AUSUBEL, 1963; 2000 APUD MOREIRA, 2010), E AVALIAÇÃO MEDIADORA (HOFFMANN, 2019). AQUI, EXPÕE-SE EXPERIÊNCIA EM DESENHO DE ARQUITETURA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, DURANTE PERÍODO 2020.2, ONDE FORAM SUGERIDOS NOVOS FORMATOS DE AVALIAÇÃO, DE MODO A IDENTIFICAR AS DIFICULDADES E PROMOVER AS POTENCIALIDADES DOS ALUNOS, DE ACORDO COM OS CONTEÚDOS PROGRAMADOS. CRIOU-SE O QUESTIONÁRIO DE APRENDIZAGEM, PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM ESPECIFICAR OS PONTOS DE DÚVIDA E DE AFIRMAÇÃO AO FIM DE CADA TRABALHO, E A RUBRICA DIRIGIDA, ADAPTAÇÃO DE FERRAMENTA DA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM PARA EXPOR AOS ALUNOS OS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO USADOS PELO PROFESSOR, FACILITANDO O ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE CORREÇÃO AO ESCLARECER OBJETIVAMENTE OS ERROS COMETIDOS. FORAM INICIATIVAS PARA DESVINCULAR A AVALIAÇÃO DO TRADICIONAL FOCO CLASSIFICATÓRIO, APLICANDO-AS TAMBÉM COMO INSTRUMENTOS DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06 - Engenharias\u{A0} e Arquitetura\u{A0}: abordagens sobre Ensino e Pesquisa" "palavra_chave" => "DESENHO ARQUITETÔNICO, AVALIAÇÃO, METODOLOGIA, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA106_ID2360_24102021175124.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELA ARAÚJO NUNES" "autor_nome_curto" => "ANGELA NUNES" "autor_email" => "angela.nunes@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA - IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 77071 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 404 "inscrito_id" => 2360 "titulo" => "RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DESENHO DE ARQUITETURA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NO CAMPUS PATOS – IFPB." "resumo" => "O DESENHO TÉCNICO ARQUITETÔNICO CONFIGURA COMO PARTE FUNDAMENTAL NO ENSINO TECNOLÓGICO E PROFISSIONAL, POR FORNECER CONDIÇÕES PARA COMUNICAÇÃO EM DIVERSOS CURSOS. COM O ENSINO REMOTO, A MINISTRAÇÃO DE DESENHO GANHOU OUTRAS CONJUNTURAS, SENDO NECESSÁRIO CONTEMPLAR AS EMENTAS SOB O DESAFIO DA DISTÂNCIA E DA FALTA DO APARATO INFORMACIONAL PELA MAIORIA DOS ESTUDANTES. ESTE TRABALHO INTENTA MOSTRAR ALGUNS DOS RESULTADOS ORIUNDOS DE UM PROJETO DE PESQUISA VOLTADO PARA O ENSINO DE DESENHO, REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA – CAMPUS PATOS. APÓS PESQUISA E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA E ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE DESENHO DO CAMPUS DURANTE O ÚLTIMO ANO LETIVO PRESENCIAL, FORAM PROPOSTAS DETERMINADAS INTERVENÇÕES DIDÁTICAS, A PARTIR DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (AUSUBEL, 1963; 2000 APUD MOREIRA, 2010), E AVALIAÇÃO MEDIADORA (HOFFMANN, 2019). AQUI, EXPÕE-SE EXPERIÊNCIA EM DESENHO DE ARQUITETURA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, DURANTE PERÍODO 2020.2, ONDE FORAM SUGERIDOS NOVOS FORMATOS DE AVALIAÇÃO, DE MODO A IDENTIFICAR AS DIFICULDADES E PROMOVER AS POTENCIALIDADES DOS ALUNOS, DE ACORDO COM OS CONTEÚDOS PROGRAMADOS. CRIOU-SE O QUESTIONÁRIO DE APRENDIZAGEM, PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM ESPECIFICAR OS PONTOS DE DÚVIDA E DE AFIRMAÇÃO AO FIM DE CADA TRABALHO, E A RUBRICA DIRIGIDA, ADAPTAÇÃO DE FERRAMENTA DA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM PARA EXPOR AOS ALUNOS OS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO USADOS PELO PROFESSOR, FACILITANDO O ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE CORREÇÃO AO ESCLARECER OBJETIVAMENTE OS ERROS COMETIDOS. FORAM INICIATIVAS PARA DESVINCULAR A AVALIAÇÃO DO TRADICIONAL FOCO CLASSIFICATÓRIO, APLICANDO-AS TAMBÉM COMO INSTRUMENTOS DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06 - Engenharias\u{A0} e Arquitetura\u{A0}: abordagens sobre Ensino e Pesquisa" "palavra_chave" => "DESENHO ARQUITETÔNICO, AVALIAÇÃO, METODOLOGIA, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA106_ID2360_24102021175124.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELA ARAÚJO NUNES" "autor_nome_curto" => "ANGELA NUNES" "autor_email" => "angela.nunes@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA - IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }