AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SÃO UM DOS CONSTITUINTES DO LIVRO DIDÁTICO, SENDO UMA CONTRIBUINTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS (AS) ALUNOS (AS), DESSA FORMA, DEMONSTRA-SE A NECESSIDADE DESSAS ATIVIDADES NÃO ATUAREM COMO PROCESSO COMPROBATÓRIO DAS LEIS E TEORIAS, E SIM COMO UM MEIO QUE PERMITA AO (À) ALUNO (A) A PARTICIPAÇÃO ATIVA NO PROCESSO, TOMANDO COMO BASE SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, PERMITINDO A REFLEXÃO, ARGUMENTAÇÃO E QUESTIONAMENTOS AO LONGO DO EXPERIMENTO. NESSA DIREÇÃO, O TRABALHO BUSCOU INVESTIGAR QUANTITATIVA E QUALITATIVAMENTE A PRESENÇA DOS EXPERIMENTOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DA COLEÇÃO ARARIBÁ MAIS CIÊNCIAS DA EDITORA MODERNA ATUALMENTE UTILIZADO PELA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE CODÓ, MARANHÃO. NO PROCEDIMENTO TÉCNICO ANALÍTICO DA INVESTIGAÇÃO, UTILIZOUSE COMO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO AS CATEGORIAS MÉTODO CIENTÍFICO, RELAÇÃO TEORIA/OBSERVAÇÃO E PAPEL DO TRABALHO EXPERIMENTAL DE CAMPOS E CACHAPUZ (1997). AS ANÁLISES DEMONSTRARAM QUE NA CONCEPÇÃO EMPIRISTA/POSITIVISTA, 75% DOS EXPERIMENTOS SE ENQUADRAM NA CATEGORIA MÉTODO CIENTÍFICO, 19% NA RELAÇÃO TEORIA/OBSERVAÇÃO E 6% NO PAPEL DO TRABALHO EXPERIMENTAL. ENQUANTO NA CONCEPÇÃO RACIONALISTA/CONSTRUTIVISTA FOI VERIFICADO A PRESENÇA DE 8% DOS EXPERIMENTOS NA CATEGORIA MÉTODO CIENTÍFICO E 92% NA CATEGORIA RELAÇÃO TEORIA/OBSERVAÇÃO, NÃO FOI ENCONTRADO EXPERIMENTO NA CATEGORIA PAPEL DO TRABALHO EXPERIMENTAL. OS DADOS TAMBÉM REVELARAM QUE A CONCEPÇÃO EMPIRISTA/POSITIVISTA E RACIONALISTA/CONSTRUTIVISTA AINDA SÃO AS MAIS RECORRENTES NAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, PROPORCIONANDO A CONSTRUÇÃO DE UMA VISÃO SIMPLISTA, DETURPADA E DOGMÁTICA DE CIÊNCIAS.