ATUALMENTE, AS ESCOLAS PÚBLICAS, DE NÍVEL FUNDAMENTAL, SOFREM COM A ABORDAGEM DE ALGUNS ASSUNTOS, DENTRE ELES MATÉRIA E ENERGIA, POIS FALTA EQUIPAMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS ATIVIDADES SUGERIDAS PELOS PROFESSORES PARA TRATAR DESTE ASSUNTO. O USO DA LUDICIDADE NAS ESCOLAS É SUGERIDO PARA APROXIMAR O ALUNO DO CONTEÚDO, COM O OBJETIVO DE PROMOVER DE FORMA BENÉFICA SEU APRENDIZADO. PARA QUE ACONTEÇA ESSE DESENVOLVIMENTO DE FORMA POSITIVA O PROFESSOR TEM QUE FUGIR DA ROTINA DE AULAS EXPOSITIVAS COM UTILIZAÇÃO SOMENTE DO QUADRO BRANCO E LIVRO. A UTILIZAÇÃO DO RECURSO PEDAGÓGICO (JOGOS) PODE PROMOVER UM APRENDIZADO MAIS PRAZEROSO E SIGNIFICATIVO PARA O ALUNO, POIS SUA CONTRIBUIÇÃO NA EDUCAÇÃO POTENCIALIZA A EXPLORAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. POR ISSO, O PRESENTE ARTIGO TRATA-SE DE UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA COM A TEMÁTICA “USO CONSCIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA” PARA ALUNOS DO 9ª ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL, FAZENDO USO DE RECURSOS LÚDICOS. SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES CONTIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC E NAS ORIENTAÇÕES DE ELABORAÇÃO DE UNIDADE DIDÁTICA DE PESQUISADORES DA ÁREA ELABOROU-SE UM MATERIAL DIDÁTICO ONDE PUDESSEM SER ESTUDADOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS. COMO RESULTADOS TEMOS A PROPOSTA DE AULA SOBRE O REFERIDO TEMA, TRABALHANDO A LUDICIDADE EM SALA DE AULA PARA A OBTENÇÃO DE RESULTADOS POSITIVOS DOS ALUNOS, LEVANDO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FORMA LÚDICA E DESCONTRAÍDA.