Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A LUTA DE UMA CIENTISTA SOB A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: MULHERES NA CIÊNCIA, EQUIDADE, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76939
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 185
    "inscrito_id" => 1928
    "titulo" => "A LUTA DE UMA CIENTISTA SOB A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA O RESULTADO DE QUATRO QUESTÕES ACERCA DA ATUAÇÃO DAS MULHERES NA CIÊNCIA. QUESTÕES ESTAS APLICADAS POR MEIO DE UM FORMULÁRIO ONLINE COM VINTE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA. AS MULHERES CIENTISTAS SEMPRE FORAM CERCADAS PELAS IMPOSSIBILIDADES NO QUE SE REFERE À PARTICIPAÇÃO NA CIÊNCIA, MAS, APESAR DISSO, ELAS CONSEGUIRAM SE DESTACAR EM DIFERENTES ÁREAS, ANTES DOMINADAS EXCLUSIVAMENTE PELOS HOMENS. DENTRE AS CIENTISTAS IMPORTANTES PARA A CIÊNCIA, ESTÁ ROSALIND FRANKLIN, QUE, APESAR DAS INJUSTIÇAS, CONSEGUIU DEIXAR SEU NOME REGISTRADO NA HISTÓRIA. NO ENTANTO, MUITOS ESTUDANTES NÃO CONHECEM QUEM FOI ESSA GRANDE CIENTISTA E TANTAS OUTRAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO QUE DESFRUTAMOS HOJE. O MESMO NÃO OCORRE NO CASO DOS CIENTISTAS HOMENS. SENDO ASSIM, É IMPORTANTE QUE AS CONTRIBUIÇÕES DESSAS MULHERES SEJAM LEVADAS PARA DENTRO DA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, POR MEIO DOS LIVROS DIDÁTICOS, CONTEÚDOS, DEBATES, ETC. A FIM DE AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES SOBRE A DIVERSIDADE NA CIÊNCIA. OS RESULTADOS OBTIDOS NESTE TRABALHO APONTAM QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES QUANDO PERGUNTADOS SOBRE OS HOMENS CIENTISTAS CITAM FIGURAS CONHECIDAS COMO ALBERT EINSTEIN E CHARLES DARWIN E, QUANDO COMPARADO ÀS MULHERES CIENTISTAS, OS NOMES SURGIRAM DE FORMA MAIS TÍMIDA. ALÉM DISSO, A MAIORIA COMPREENDE QUE O MACHISMO E O PRECONCEITO, FORAM DETERMINANTES PARA A POUCA ATUAÇÃO DAS MULHERES NA CIÊNCIA AO LONGO DOS SÉCULOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "MULHERES NA CIÊNCIA, EQUIDADE, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1928_29092021174227.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIARA ROSA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MAIARA"
    "autor_email" => "maialves19@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76939
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 185
    "inscrito_id" => 1928
    "titulo" => "A LUTA DE UMA CIENTISTA SOB A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA O RESULTADO DE QUATRO QUESTÕES ACERCA DA ATUAÇÃO DAS MULHERES NA CIÊNCIA. QUESTÕES ESTAS APLICADAS POR MEIO DE UM FORMULÁRIO ONLINE COM VINTE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA. AS MULHERES CIENTISTAS SEMPRE FORAM CERCADAS PELAS IMPOSSIBILIDADES NO QUE SE REFERE À PARTICIPAÇÃO NA CIÊNCIA, MAS, APESAR DISSO, ELAS CONSEGUIRAM SE DESTACAR EM DIFERENTES ÁREAS, ANTES DOMINADAS EXCLUSIVAMENTE PELOS HOMENS. DENTRE AS CIENTISTAS IMPORTANTES PARA A CIÊNCIA, ESTÁ ROSALIND FRANKLIN, QUE, APESAR DAS INJUSTIÇAS, CONSEGUIU DEIXAR SEU NOME REGISTRADO NA HISTÓRIA. NO ENTANTO, MUITOS ESTUDANTES NÃO CONHECEM QUEM FOI ESSA GRANDE CIENTISTA E TANTAS OUTRAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO QUE DESFRUTAMOS HOJE. O MESMO NÃO OCORRE NO CASO DOS CIENTISTAS HOMENS. SENDO ASSIM, É IMPORTANTE QUE AS CONTRIBUIÇÕES DESSAS MULHERES SEJAM LEVADAS PARA DENTRO DA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, POR MEIO DOS LIVROS DIDÁTICOS, CONTEÚDOS, DEBATES, ETC. A FIM DE AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES SOBRE A DIVERSIDADE NA CIÊNCIA. OS RESULTADOS OBTIDOS NESTE TRABALHO APONTAM QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES QUANDO PERGUNTADOS SOBRE OS HOMENS CIENTISTAS CITAM FIGURAS CONHECIDAS COMO ALBERT EINSTEIN E CHARLES DARWIN E, QUANDO COMPARADO ÀS MULHERES CIENTISTAS, OS NOMES SURGIRAM DE FORMA MAIS TÍMIDA. ALÉM DISSO, A MAIORIA COMPREENDE QUE O MACHISMO E O PRECONCEITO, FORAM DETERMINANTES PARA A POUCA ATUAÇÃO DAS MULHERES NA CIÊNCIA AO LONGO DOS SÉCULOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "MULHERES NA CIÊNCIA, EQUIDADE, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1928_29092021174227.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIARA ROSA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MAIARA"
    "autor_email" => "maialves19@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA O RESULTADO DE QUATRO QUESTÕES ACERCA DA ATUAÇÃO DAS MULHERES NA CIÊNCIA. QUESTÕES ESTAS APLICADAS POR MEIO DE UM FORMULÁRIO ONLINE COM VINTE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA. AS MULHERES CIENTISTAS SEMPRE FORAM CERCADAS PELAS IMPOSSIBILIDADES NO QUE SE REFERE À PARTICIPAÇÃO NA CIÊNCIA, MAS, APESAR DISSO, ELAS CONSEGUIRAM SE DESTACAR EM DIFERENTES ÁREAS, ANTES DOMINADAS EXCLUSIVAMENTE PELOS HOMENS. DENTRE AS CIENTISTAS IMPORTANTES PARA A CIÊNCIA, ESTÁ ROSALIND FRANKLIN, QUE, APESAR DAS INJUSTIÇAS, CONSEGUIU DEIXAR SEU NOME REGISTRADO NA HISTÓRIA. NO ENTANTO, MUITOS ESTUDANTES NÃO CONHECEM QUEM FOI ESSA GRANDE CIENTISTA E TANTAS OUTRAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO QUE DESFRUTAMOS HOJE. O MESMO NÃO OCORRE NO CASO DOS CIENTISTAS HOMENS. SENDO ASSIM, É IMPORTANTE QUE AS CONTRIBUIÇÕES DESSAS MULHERES SEJAM LEVADAS PARA DENTRO DA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, POR MEIO DOS LIVROS DIDÁTICOS, CONTEÚDOS, DEBATES, ETC. A FIM DE AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES SOBRE A DIVERSIDADE NA CIÊNCIA. OS RESULTADOS OBTIDOS NESTE TRABALHO APONTAM QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES QUANDO PERGUNTADOS SOBRE OS HOMENS CIENTISTAS CITAM FIGURAS CONHECIDAS COMO ALBERT EINSTEIN E CHARLES DARWIN E, QUANDO COMPARADO ÀS MULHERES CIENTISTAS, OS NOMES SURGIRAM DE FORMA MAIS TÍMIDA. ALÉM DISSO, A MAIORIA COMPREENDE QUE O MACHISMO E O PRECONCEITO, FORAM DETERMINANTES PARA A POUCA ATUAÇÃO DAS MULHERES NA CIÊNCIA AO LONGO DOS SÉCULOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.