ESSA PESQUISA PRETENDE MOSTRAR COMO SE DESENVOLVEU A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES DAS
ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS
ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) E A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBFEP).
E RELACIONAR O PAPEL DAS OLIMPÍADAS CIENTIFICA COMO ATIVIDADES DO MODELO DE ENRIQUECIMENTO
EXTRACURRICULAR DE TIPO II COMO UMA JUNÇÃO NA TEORIA DAS ALTAS HABILIDADES DO DR. JOSEPH
RENZULLI. COMENTAM-SE A TEORIA DE RENZULLI, QUE ELE CONSIDERA QUE A SUPERDOTAÇÃO SE EXPRESSA
A PARTIR DA COMBINAÇÃO DE TRÊS FATORES: HABILIDADE ACIMA DA MÉDIA; COMPROMETIMENTO COM A
TAREFA E CRIATIVIDADE, ESSA INTERSECÇÃO DOS FATORES COMPORTAMENTAIS SÃO INDICADORES DE ALTAS
HABILIDADES. ESSAS COMPETIÇÕES SERVEM PARA INCENTIVAR O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS
ALUNOS NOS PROCEDIMENTOS DOS ESTUDOS DA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS AFINS DA NATUREZA.