COM O AGRAVAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19 E AS DELIBERAÇÕES DE ENFRENTAMENTO A DOENÇA, A DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS I, PASSOU A SER OFERTADA DE FORMA REMOTA. ASSIM, HOUVERAM MUDANÇAS NO FORMATO DA EXECUÇÃO DA MONITORIA, PARA ABRANGER AS NECESSIDADES ADVINDAS DO ENSINO REMOTO. ESTE TRABALHO OBJETIVA COMPREENDER OS IMPACTOS PROVOCADOS PELO ENSINO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM DE MECÂNICA DOS SOLOS I, NO SEMESTRE DE 2020.1, DA TURMA DE ENGENHARIA CIVIL, DA UFC CAMPUS RUSSAS, VISANDO ANALISAR A INFLUÊNCIA DA ATUAÇÃO DO ALUNO-MONITOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNATO DESTA DISCIPLINA. ESTA ANÁLISE FOI REALIZADA POR MEIO DO LEVANTAMENTO DE DADOS, ATRAVÉS DE DOIS QUESTIONÁRIOS DO GOOGLE FORMS, RESPONDIDOS PELOS ALUNOS MATRICULADOS NA MESMA NO SEMESTRE DE 2020.1. COM A ANÁLISE DOS RESULTADOS, OBSERVOU-SE QUE EMBORA O ENSINO REMOTO TENHA SIDO UMA SITUAÇÃO ATÍPICA DURANTE A GRADUAÇÃO DOS DISCENTES DO REFERIDO CURSO, E TENHA EXIGIDO UMA ADAPTAÇÃO POR PARTE DO CORPO DISCENTE E DOCENTE, DEVIDO AO USO DE FERRAMENTAS NOVAS E DA NOVA ABORDAGEM DA DIDÁTICA DE ENSINO, OS IMPACTOS DESTE MODELO NÃO TROUXERAM PREJUÍZOS SIGNIFICATIVOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ALÉM DISSO, DIANTE DA SITUAÇÃO APRESENTADA, A MONITORIA COMPORTOU-SE COMO UM AGENTE DE AUXÍLIO POSITIVO NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO ALUNATO. DESTA FORMA, É NOTÓRIO A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA, COMO AGENTE DE AUXÍLIO DA APRENDIZAGEM DO CORPO DISCENTE, EVIDENCIANDO ASSIM, O PAPEL POSITIVO QUE ESTA PROPICIA TANTO PARA O MONITOR, QUANTO PARA OS DISCENTES QUE TÊM ACESSO A MONITORIA.