Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONSTRUÇÃO DE UMA AULA DE DIVISÃO CELULAR NO ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DOCENTE, RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICA, , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76993
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 2307
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE UMA AULA DE DIVISÃO CELULAR NO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "O TRABALHO RELATA ATIVIDADES REALIZADAS EM NOVEMBRO DE 2020, NO FORMATO REMOTO, EM VIRTUDE DA PANDEMIA, POR LICENCIANDAS QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA), NÚCLEO BIOLOGIA E CIÊNCIAS/SUBPROJETO CIÊNCIAS E BIOLOGIA. O FOCO RESIDE EM UMA ATIVIDADE SÍNCRONA, ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET, DE FORMA EXPOSITIVA DIALOGADA COM A VISUALIZAÇÃO DE SLIDES. A TEMÁTICA TRABALHADA FOI “NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR”, EXIBINDO NO DECORRER DA ATIVIDADE, PLATAFORMAS ALTERNATIVAS, SITES E VÍDEOS COMO COMPLEMENTO DAS EXPLICAÇÕES. OBTEVE-SE POUCA INTERAÇÃO DOS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS, FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO NO GOOGLE FORMS, COM 8 QUESTÕES E DE UMA ATIVIDADE LÚDICA DENOMINADA “RODA DA MEIOSE”, REALIZADA PARA O APROFUNDAMENTO DO QUE HAVIA SIDO VISTO EM AULA. A PRÁTICA TROUXE AOS FUTUROS PROFISSIONAIS UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA, ATRAVÉS DO APRENDIZADO DA INSERÇÃO DE DIFERENTES RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA SEREM UTILIZADOS EM SALA DE AULA, POTENCIALIZANDO O TRABALHO DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DOCENTE, RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2307_12102021184626.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIODANA NEGRINI LISBOA"
    "autor_nome_curto" => "DIO"
    "autor_email" => "diodanalisboa.aluno@unipa"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76993
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 2307
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE UMA AULA DE DIVISÃO CELULAR NO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "O TRABALHO RELATA ATIVIDADES REALIZADAS EM NOVEMBRO DE 2020, NO FORMATO REMOTO, EM VIRTUDE DA PANDEMIA, POR LICENCIANDAS QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA), NÚCLEO BIOLOGIA E CIÊNCIAS/SUBPROJETO CIÊNCIAS E BIOLOGIA. O FOCO RESIDE EM UMA ATIVIDADE SÍNCRONA, ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET, DE FORMA EXPOSITIVA DIALOGADA COM A VISUALIZAÇÃO DE SLIDES. A TEMÁTICA TRABALHADA FOI “NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR”, EXIBINDO NO DECORRER DA ATIVIDADE, PLATAFORMAS ALTERNATIVAS, SITES E VÍDEOS COMO COMPLEMENTO DAS EXPLICAÇÕES. OBTEVE-SE POUCA INTERAÇÃO DOS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS, FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO NO GOOGLE FORMS, COM 8 QUESTÕES E DE UMA ATIVIDADE LÚDICA DENOMINADA “RODA DA MEIOSE”, REALIZADA PARA O APROFUNDAMENTO DO QUE HAVIA SIDO VISTO EM AULA. A PRÁTICA TROUXE AOS FUTUROS PROFISSIONAIS UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA, ATRAVÉS DO APRENDIZADO DA INSERÇÃO DE DIFERENTES RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA SEREM UTILIZADOS EM SALA DE AULA, POTENCIALIZANDO O TRABALHO DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DOCENTE, RESIDÊNCIAS PEDAGÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2307_12102021184626.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIODANA NEGRINI LISBOA"
    "autor_nome_curto" => "DIO"
    "autor_email" => "diodanalisboa.aluno@unipa"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

O TRABALHO RELATA ATIVIDADES REALIZADAS EM NOVEMBRO DE 2020, NO FORMATO REMOTO, EM VIRTUDE DA PANDEMIA, POR LICENCIANDAS QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA), NÚCLEO BIOLOGIA E CIÊNCIAS/SUBPROJETO CIÊNCIAS E BIOLOGIA. O FOCO RESIDE EM UMA ATIVIDADE SÍNCRONA, ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET, DE FORMA EXPOSITIVA DIALOGADA COM A VISUALIZAÇÃO DE SLIDES. A TEMÁTICA TRABALHADA FOI “NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR”, EXIBINDO NO DECORRER DA ATIVIDADE, PLATAFORMAS ALTERNATIVAS, SITES E VÍDEOS COMO COMPLEMENTO DAS EXPLICAÇÕES. OBTEVE-SE POUCA INTERAÇÃO DOS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS, FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO NO GOOGLE FORMS, COM 8 QUESTÕES E DE UMA ATIVIDADE LÚDICA DENOMINADA “RODA DA MEIOSE”, REALIZADA PARA O APROFUNDAMENTO DO QUE HAVIA SIDO VISTO EM AULA. A PRÁTICA TROUXE AOS FUTUROS PROFISSIONAIS UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA, ATRAVÉS DO APRENDIZADO DA INSERÇÃO DE DIFERENTES RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA SEREM UTILIZADOS EM SALA DE AULA, POTENCIALIZANDO O TRABALHO DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.