Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: AULAS REMOTAS E O REAPRENDER DOS PROFESSORES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, PANDEMIA, AULAS REMOTAS, PROFESSORES, Comunicação Oral (CO) GT 08: Ensino de sociologia nas modalidades diferenciadas de ensino
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75735
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 309
    "inscrito_id" => 1136
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: AULAS REMOTAS E O REAPRENDER DOS PROFESSORES"
    "resumo" => "A CHEGADA DA PANDEMIA DE COVID-19, NO BRASIL, TROUXE CONSIGO MUITOS DESAFIOS, ENTRE ELES, OS EDUCACIONAIS. O COTIDIANO DOS PROFESSORES TEVE UMA MUDANÇA BRUSCA, E AS ESCOLAS EM TODO O PAÍS BUSCAM SE ADAPTAR A ESTA NOVA REALIDADE. ESTE ARTIGO PROPÕE APRESENTAR ALGUNS DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE PÚBLICA DE ENSINO, NO ESTADO DE MATO GROSSO, COM OBJETIVO DE FOMENTAR DIÁLOGOS E REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO REMOTO, AULAS ONLINE E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, NESTE PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL OBRIGATÓRIO. NOSSO APORTE TEÓRICO SÃO AUTORES QUE PENSARAM A EDUCAÇÃO E SUA DINÂMICA, TAIS COMO: BOURDIEU (2014), FLORESTAN FERNANDES (2008), GASPARIN (2015), TARDIF (2012), ENTRE OUTROS. OBSERVA-SE QUE O USO DE NOVAS METODOLOGIAS SE FAZEM NECESSÁRIAS, E QUE BOA PARTE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NÃO SE SENTIAM PREPARADOS PARA ESTA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA, LEVANDO-OS A BUSCAR FORMAÇÕES QUE CONTEMPLEM O APRENDIZADO NO USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS E TECNOLÓGICAS, TENDO COMO META CHEGAR ATÉ OS ESTUDANTES DE DIVERSAS FORMAS, ENTRE ELAS: PLATAFORMAS DE ENSINO (MICROSOFT TEAMS/GOOGLE CLASSROOM), WHATSAPP, CELULAR, ENTRE OUTRAS. DESTA FORMA, O ARTIGO APRESENTA TAMBÉM, A EXPERIÊNCIA DESSES PROFESSORES QUE PRECISARAM SE REINVENTAR PARA CONTINUAR EXERCENDO A PROFISSÃO A PARTIR DE SUAS RESIDÊNCIAS, EXPONDO SUAS ANGÚSTIAS, FRUSTRAÇÕES E ÊXITOS, NESTA ÉPOCA EM QUE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA SE IMPÕE, ONDE CADA INDIVIDUO É RESPONSÁVEL POR SI E PELO OUTRO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08: Ensino de sociologia nas modalidades diferenciadas de ensino"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PANDEMIA, AULAS REMOTAS, PROFESSORES, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA109_ID1136_08042021120929.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVIA MATOS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SILVIA "
    "autor_email" => "silviamatos93@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFR "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75735
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 309
    "inscrito_id" => 1136
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: AULAS REMOTAS E O REAPRENDER DOS PROFESSORES"
    "resumo" => "A CHEGADA DA PANDEMIA DE COVID-19, NO BRASIL, TROUXE CONSIGO MUITOS DESAFIOS, ENTRE ELES, OS EDUCACIONAIS. O COTIDIANO DOS PROFESSORES TEVE UMA MUDANÇA BRUSCA, E AS ESCOLAS EM TODO O PAÍS BUSCAM SE ADAPTAR A ESTA NOVA REALIDADE. ESTE ARTIGO PROPÕE APRESENTAR ALGUNS DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE PÚBLICA DE ENSINO, NO ESTADO DE MATO GROSSO, COM OBJETIVO DE FOMENTAR DIÁLOGOS E REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO REMOTO, AULAS ONLINE E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, NESTE PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL OBRIGATÓRIO. NOSSO APORTE TEÓRICO SÃO AUTORES QUE PENSARAM A EDUCAÇÃO E SUA DINÂMICA, TAIS COMO: BOURDIEU (2014), FLORESTAN FERNANDES (2008), GASPARIN (2015), TARDIF (2012), ENTRE OUTROS. OBSERVA-SE QUE O USO DE NOVAS METODOLOGIAS SE FAZEM NECESSÁRIAS, E QUE BOA PARTE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NÃO SE SENTIAM PREPARADOS PARA ESTA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA, LEVANDO-OS A BUSCAR FORMAÇÕES QUE CONTEMPLEM O APRENDIZADO NO USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS E TECNOLÓGICAS, TENDO COMO META CHEGAR ATÉ OS ESTUDANTES DE DIVERSAS FORMAS, ENTRE ELAS: PLATAFORMAS DE ENSINO (MICROSOFT TEAMS/GOOGLE CLASSROOM), WHATSAPP, CELULAR, ENTRE OUTRAS. DESTA FORMA, O ARTIGO APRESENTA TAMBÉM, A EXPERIÊNCIA DESSES PROFESSORES QUE PRECISARAM SE REINVENTAR PARA CONTINUAR EXERCENDO A PROFISSÃO A PARTIR DE SUAS RESIDÊNCIAS, EXPONDO SUAS ANGÚSTIAS, FRUSTRAÇÕES E ÊXITOS, NESTA ÉPOCA EM QUE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA SE IMPÕE, ONDE CADA INDIVIDUO É RESPONSÁVEL POR SI E PELO OUTRO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08: Ensino de sociologia nas modalidades diferenciadas de ensino"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PANDEMIA, AULAS REMOTAS, PROFESSORES, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA109_ID1136_08042021120929.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVIA MATOS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SILVIA "
    "autor_email" => "silviamatos93@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFR "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

A CHEGADA DA PANDEMIA DE COVID-19, NO BRASIL, TROUXE CONSIGO MUITOS DESAFIOS, ENTRE ELES, OS EDUCACIONAIS. O COTIDIANO DOS PROFESSORES TEVE UMA MUDANÇA BRUSCA, E AS ESCOLAS EM TODO O PAÍS BUSCAM SE ADAPTAR A ESTA NOVA REALIDADE. ESTE ARTIGO PROPÕE APRESENTAR ALGUNS DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE PÚBLICA DE ENSINO, NO ESTADO DE MATO GROSSO, COM OBJETIVO DE FOMENTAR DIÁLOGOS E REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO REMOTO, AULAS ONLINE E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, NESTE PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL OBRIGATÓRIO. NOSSO APORTE TEÓRICO SÃO AUTORES QUE PENSARAM A EDUCAÇÃO E SUA DINÂMICA, TAIS COMO: BOURDIEU (2014), FLORESTAN FERNANDES (2008), GASPARIN (2015), TARDIF (2012), ENTRE OUTROS. OBSERVA-SE QUE O USO DE NOVAS METODOLOGIAS SE FAZEM NECESSÁRIAS, E QUE BOA PARTE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NÃO SE SENTIAM PREPARADOS PARA ESTA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA, LEVANDO-OS A BUSCAR FORMAÇÕES QUE CONTEMPLEM O APRENDIZADO NO USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS E TECNOLÓGICAS, TENDO COMO META CHEGAR ATÉ OS ESTUDANTES DE DIVERSAS FORMAS, ENTRE ELAS: PLATAFORMAS DE ENSINO (MICROSOFT TEAMS/GOOGLE CLASSROOM), WHATSAPP, CELULAR, ENTRE OUTRAS. DESTA FORMA, O ARTIGO APRESENTA TAMBÉM, A EXPERIÊNCIA DESSES PROFESSORES QUE PRECISARAM SE REINVENTAR PARA CONTINUAR EXERCENDO A PROFISSÃO A PARTIR DE SUAS RESIDÊNCIAS, EXPONDO SUAS ANGÚSTIAS, FRUSTRAÇÕES E ÊXITOS, NESTA ÉPOCA EM QUE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA SE IMPÕE, ONDE CADA INDIVIDUO É RESPONSÁVEL POR SI E PELO OUTRO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.