O PIBID E SUAS INTERFACES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES SUPERVISORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7653 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 774 "inscrito_id" => 3527 "titulo" => "O PIBID E SUAS INTERFACES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES SUPERVISORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Introdução: Não podemos falar nem propor alternativas à formação continuada sem antes analisar o contexto político-social como elemento imprescindível na formação, já que o desenvolvimento dos indivíduos sempre é produzido em um contexto social e histórico. O contexto de trabalho condicionará as práticas formadoras, bem como sua repercussão na ação dos professores, e, sem dúvida, na inovação metodológica. É evidente que a Universidade tem um papel importante a desempenhar na formação de professores. Mas a bagagem essencial de um professor adquire-se no cotidiano escolar, através da experiência e da reflexão sobre suas ações. Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID na formação continuada de professores supervisores de Educação Física, valorizando e incentivando o magistério na formação continuada e possibilitando aos acadêmicos dos cursos de licenciaturas a participação em experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras. Metodologia: Promovemos a vivência pedagógica dos conteúdos da Educação Física de maneira lúdica, no intuito de aproveitar o espaço público. Propomos o estímulo e a perpetuação do saber através de oficinas, de modo que o conhecimento se propagasse com mais entusiasmo. Resultados: As oficinas foram alicerçadas pela reflexão e resgate de jogos, gincanas e construção de brinquedos, contribuindo para amplitude significativa da Educação Física escolar como disciplina transformadora para uma educação crítica, consciente e cidadã. Conclusão: A partir das experiências obtidas através das intervenções teórico-metodológicas na escola pública, inúmeros aspectos ganharam força dentro de um cenário que abriga como protagonistas: professores, que ensinam aprendendo e que defendem, através de suas ações didáticas, uma Pedagogia Histórico-Crítica interessada em garantir o saber sistematizado ao ser humano; e, alunos que aprendem ensinando e que têm a escola e a Educação Física como veículos para alcançar a sua liberdade, o conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_22_59_45_idinscrito_3527_3d92ba27d4f763e8f2013727bdcb46b8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILA HAYLA DE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "KAMILA" "autor_email" => "kamilahayla@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7653 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 774 "inscrito_id" => 3527 "titulo" => "O PIBID E SUAS INTERFACES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES SUPERVISORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Introdução: Não podemos falar nem propor alternativas à formação continuada sem antes analisar o contexto político-social como elemento imprescindível na formação, já que o desenvolvimento dos indivíduos sempre é produzido em um contexto social e histórico. O contexto de trabalho condicionará as práticas formadoras, bem como sua repercussão na ação dos professores, e, sem dúvida, na inovação metodológica. É evidente que a Universidade tem um papel importante a desempenhar na formação de professores. Mas a bagagem essencial de um professor adquire-se no cotidiano escolar, através da experiência e da reflexão sobre suas ações. Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID na formação continuada de professores supervisores de Educação Física, valorizando e incentivando o magistério na formação continuada e possibilitando aos acadêmicos dos cursos de licenciaturas a participação em experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras. Metodologia: Promovemos a vivência pedagógica dos conteúdos da Educação Física de maneira lúdica, no intuito de aproveitar o espaço público. Propomos o estímulo e a perpetuação do saber através de oficinas, de modo que o conhecimento se propagasse com mais entusiasmo. Resultados: As oficinas foram alicerçadas pela reflexão e resgate de jogos, gincanas e construção de brinquedos, contribuindo para amplitude significativa da Educação Física escolar como disciplina transformadora para uma educação crítica, consciente e cidadã. Conclusão: A partir das experiências obtidas através das intervenções teórico-metodológicas na escola pública, inúmeros aspectos ganharam força dentro de um cenário que abriga como protagonistas: professores, que ensinam aprendendo e que defendem, através de suas ações didáticas, uma Pedagogia Histórico-Crítica interessada em garantir o saber sistematizado ao ser humano; e, alunos que aprendem ensinando e que têm a escola e a Educação Física como veículos para alcançar a sua liberdade, o conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_22_59_45_idinscrito_3527_3d92ba27d4f763e8f2013727bdcb46b8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILA HAYLA DE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "KAMILA" "autor_email" => "kamilahayla@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }