Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PIBID E SUAS INTERFACES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES SUPERVISORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, PIBID Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Introdução: Não podemos falar nem propor alternativas à formação continuada sem antes analisar o contexto político-social como elemento imprescindível na formação, já que o desenvolvimento dos indivíduos sempre é produzido em um contexto social e histórico. O contexto de trabalho condicionará as práticas formadoras, bem como sua repercussão na ação dos professores, e, sem dúvida, na inovação metodológica. É evidente que a Universidade tem um papel importante a desempenhar na formação de professores. Mas a bagagem essencial de um professor adquire-se no cotidiano escolar, através da experiência e da reflexão sobre suas ações. Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID na formação continuada de professores supervisores de Educação Física, valorizando e incentivando o magistério na formação continuada e possibilitando aos acadêmicos dos cursos de licenciaturas a participação em experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras. Metodologia: Promovemos a vivência pedagógica dos conteúdos da Educação Física de maneira lúdica, no intuito de aproveitar o espaço público. Propomos o estímulo e a perpetuação do saber através de oficinas, de modo que o conhecimento se propagasse com mais entusiasmo. Resultados: As oficinas foram alicerçadas pela reflexão e resgate de jogos, gincanas e construção de brinquedos, contribuindo para amplitude significativa da Educação Física escolar como disciplina transformadora para uma educação crítica, consciente e cidadã. Conclusão: A partir das experiências obtidas através das intervenções teórico-metodológicas na escola pública, inúmeros aspectos ganharam força dentro de um cenário que abriga como protagonistas: professores, que ensinam aprendendo e que defendem, através de suas ações didáticas, uma Pedagogia Histórico-Crítica interessada em garantir o saber sistematizado ao ser humano; e, alunos que aprendem ensinando e que têm a escola e a Educação Física como veículos para alcançar a sua liberdade, o conhecimento.

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