Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO TALENTO CIENTÍFICO JOVEM (FEIRA DE CIÊNCIAS) NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PB

Palavra-chaves: FEIRA DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE Comunicação Oral (CO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A feira de ciência pode ser uma estratégia de ensino para as escolas de ensino médio, técnico e fundamental II. Neste trabalho foram analisadas duas feiras de ciências denominadas de I e II Talento Científico Jovem que aconteceram em 2012 e 2013, respectivamente. O objetivo principal deste trabalho foi de estimular a participação de alunos e professores na elaboração de projetos e trabalhos escolares ou científicos, além de despertar no jovem o interesse pela ciência, aproximar a Universidade das escolas, desencadear um processo de descobrimento de novos talentos científicos e aumentar o vínculo da Universidade Federal da Paraíba – UFPB com a sociedade de João Pessoa-PB. Os métodos utilizados para a realização do evento foram baseados principalmente na organização e elaboração de um planejamento, através de etapas de capacitação, preparo do evento, como a elaboração do edital, regulamento, divulgação, recepção dos trabalhos e análise prévia dos resumos e a avaliação da apresentação de cada aluno, que foi realizada pela equipe técnica, constituída principalmente por professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Diante dos resultados obtidos através dos eventos de 2012 e 2013, foi possível observar uma evolução em relação à participação das escolas de ensino públicas e particulares. O I Talento científico jovem teve a participação de 54 trabalhos, enquanto que no II Talento científico jovem, este número aumentou consideravelmente, apresentando a participação de 84 trabalhos de áreas diversificadas como, por exemplo, exatas, humanas e biológicas. Este trabalho contribuiu para promover e estimular o desenvolvimento e o conhecimento das disciplinas estudadas nas diferentes escolas do município de João Pessoa - PB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.