Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LETRAMENTO DIGITAL E/OU MULTILETRAMENTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, GLOBALIZAÇÃO, LETRAMENTO E MULTILETRAMENTOS Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7613
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 306
    "inscrito_id" => 201
    "titulo" => "O LETRAMENTO DIGITAL E/OU MULTILETRAMENTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O ensino em língua portuguesa, ao longo dos tempos tem passado por diversas mudanças, advindas conforme as modificações ocorridas no tempo e nas relações sociais. Com o advento da globalização e das novas tecnologias adotadas no ensino, um novo olhar a formação dos profissionais foram colocados em evidência. Sob esse contexto, o letramento ultrapassou a decodificação do sistema alfabético da escrita, e sim, passou a envolver o contexto e as relações sociais, de forma a se tornar letramento digital e/ou multiletramentos. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar discussões acerca do letramento digital e/ou multiletramentos no ensino e aprendizagem em língua portuguesa sob a perspectiva de professores Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Escola Pública do município de Marcelino Vieira – RN. Para tanto, tivemos como aporte teórico os estudos de Dias (2012), Xavier (2002), dentre outros. Por conseguinte, foram aplicados questionários com professores da rede pública, a fim de mapear as informações em torno do uso do letramento digital e/ou multiletramentos em sala de aula. Os resultados nos revelam que os professores associam o letramento digital e o multiletramentos ao uso das novas tecnologias, especificamente ao uso da internet, no qual os aprendizes passam a buscar nesse ambiente virtual diferentes modalidades textuais para a aquisição do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, GLOBALIZAÇÃO, LETRAMENTO E  MULTILETRAMENTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_07_2014_13_04_28_idinscrito_201_39c6a913581b5b7b7b23790311e44473.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TELMA PATRICIA NUNES CHAGAS ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "TELMA NUNES"
    "autor_email" => "telmauern@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7613
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 306
    "inscrito_id" => 201
    "titulo" => "O LETRAMENTO DIGITAL E/OU MULTILETRAMENTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O ensino em língua portuguesa, ao longo dos tempos tem passado por diversas mudanças, advindas conforme as modificações ocorridas no tempo e nas relações sociais. Com o advento da globalização e das novas tecnologias adotadas no ensino, um novo olhar a formação dos profissionais foram colocados em evidência. Sob esse contexto, o letramento ultrapassou a decodificação do sistema alfabético da escrita, e sim, passou a envolver o contexto e as relações sociais, de forma a se tornar letramento digital e/ou multiletramentos. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar discussões acerca do letramento digital e/ou multiletramentos no ensino e aprendizagem em língua portuguesa sob a perspectiva de professores Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Escola Pública do município de Marcelino Vieira – RN. Para tanto, tivemos como aporte teórico os estudos de Dias (2012), Xavier (2002), dentre outros. Por conseguinte, foram aplicados questionários com professores da rede pública, a fim de mapear as informações em torno do uso do letramento digital e/ou multiletramentos em sala de aula. Os resultados nos revelam que os professores associam o letramento digital e o multiletramentos ao uso das novas tecnologias, especificamente ao uso da internet, no qual os aprendizes passam a buscar nesse ambiente virtual diferentes modalidades textuais para a aquisição do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, GLOBALIZAÇÃO, LETRAMENTO E  MULTILETRAMENTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_07_2014_13_04_28_idinscrito_201_39c6a913581b5b7b7b23790311e44473.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TELMA PATRICIA NUNES CHAGAS ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "TELMA NUNES"
    "autor_email" => "telmauern@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O ensino em língua portuguesa, ao longo dos tempos tem passado por diversas mudanças, advindas conforme as modificações ocorridas no tempo e nas relações sociais. Com o advento da globalização e das novas tecnologias adotadas no ensino, um novo olhar a formação dos profissionais foram colocados em evidência. Sob esse contexto, o letramento ultrapassou a decodificação do sistema alfabético da escrita, e sim, passou a envolver o contexto e as relações sociais, de forma a se tornar letramento digital e/ou multiletramentos. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar discussões acerca do letramento digital e/ou multiletramentos no ensino e aprendizagem em língua portuguesa sob a perspectiva de professores Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Escola Pública do município de Marcelino Vieira – RN. Para tanto, tivemos como aporte teórico os estudos de Dias (2012), Xavier (2002), dentre outros. Por conseguinte, foram aplicados questionários com professores da rede pública, a fim de mapear as informações em torno do uso do letramento digital e/ou multiletramentos em sala de aula. Os resultados nos revelam que os professores associam o letramento digital e o multiletramentos ao uso das novas tecnologias, especificamente ao uso da internet, no qual os aprendizes passam a buscar nesse ambiente virtual diferentes modalidades textuais para a aquisição do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.