A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE PAULISTA – PB
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6767 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1487 "inscrito_id" => 32562 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE PAULISTA – PB" "resumo" => "O referente trabalho aborda questões bastante discutidas na contemporaneidade, buscando uma maior compreensão da importância do ensino de filosofia no ensino médio. Traz a tona, de certo modo, a polêmica do retorno da disciplina de filosofia no ensino médio, sua importância e o papel a ser por ela desempenhado na construção da consciência crítica no âmbito escolar. Teve como objetivo geral analisar a importância do ensino da filosofia como disciplina, no Ensino Médio das escolas estaduais do município de Paulista - PB O presente estudo teve como instrumento metodológico estudos e pesquisas já realizadas anteriormente a cerca do tema, por meio de pesquisa bibliográfica, bem como um estudo de caso para a obtenção de dados primários por meio de um questionário aplicado a uma amostra de 63 alunos do 1° do Ensino Médios na Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Francisco de Sá Cavalcante, município de Paulista - PB. Os resultados indicaram que o estudo de filosofia no Ensino Médio melhorou a reflexão e o pensamento crítico dos alunos não só dentro da sala de aula, e sim fora dos murros da escola, contribuindo positivamente para uma sociedade determinante. Deste modo faz-se necessário repensar à volta da disciplina de filosofia no ensino médio, a fim de torná-la eficaz no processo de ensino- aprendizagem, bem como para o exercício consciente da cidadania. O ideal é que o professor que tem a responsabilidade de aplicar tal disciplina tenha em mente o quanto é necessário fazer com que seus alunos não fiquem dependentes de livros didáticos, não desmerecendo, mas no sentido de não tão famosos “decorebas” de ideias e autores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "REFLEXÃO, CIDADANIA, COMPREENSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_20_11_18_idinscrito_32562_27c4c561280804c24230824a6a0c4360.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA MAGDA DA SILVA DANTAS" "autor_nome_curto" => "ANDREZA MAGDA" "autor_email" => "andreza_magda@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6767 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1487 "inscrito_id" => 32562 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE PAULISTA – PB" "resumo" => "O referente trabalho aborda questões bastante discutidas na contemporaneidade, buscando uma maior compreensão da importância do ensino de filosofia no ensino médio. Traz a tona, de certo modo, a polêmica do retorno da disciplina de filosofia no ensino médio, sua importância e o papel a ser por ela desempenhado na construção da consciência crítica no âmbito escolar. Teve como objetivo geral analisar a importância do ensino da filosofia como disciplina, no Ensino Médio das escolas estaduais do município de Paulista - PB O presente estudo teve como instrumento metodológico estudos e pesquisas já realizadas anteriormente a cerca do tema, por meio de pesquisa bibliográfica, bem como um estudo de caso para a obtenção de dados primários por meio de um questionário aplicado a uma amostra de 63 alunos do 1° do Ensino Médios na Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Francisco de Sá Cavalcante, município de Paulista - PB. Os resultados indicaram que o estudo de filosofia no Ensino Médio melhorou a reflexão e o pensamento crítico dos alunos não só dentro da sala de aula, e sim fora dos murros da escola, contribuindo positivamente para uma sociedade determinante. Deste modo faz-se necessário repensar à volta da disciplina de filosofia no ensino médio, a fim de torná-la eficaz no processo de ensino- aprendizagem, bem como para o exercício consciente da cidadania. O ideal é que o professor que tem a responsabilidade de aplicar tal disciplina tenha em mente o quanto é necessário fazer com que seus alunos não fiquem dependentes de livros didáticos, não desmerecendo, mas no sentido de não tão famosos “decorebas” de ideias e autores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "REFLEXÃO, CIDADANIA, COMPREENSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_20_11_18_idinscrito_32562_27c4c561280804c24230824a6a0c4360.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA MAGDA DA SILVA DANTAS" "autor_nome_curto" => "ANDREZA MAGDA" "autor_email" => "andreza_magda@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }