CADEIA ALIMENTAR: ATIVIDADE DIDÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE PARNAÍBA-PI
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6991 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1578 "inscrito_id" => 4684 "titulo" => "CADEIA ALIMENTAR: ATIVIDADE DIDÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE PARNAÍBA-PI" "resumo" => "O ensino de ciências é ainda um desafio tanto para educadores como para educandos, principalmente quando se trata de relacionar a teoria desenvolvida em sala de aula com a realidade do cotidiano. Materiais como modelos e jogos didáticos facilitam a construção do conhecimento pelo aluno, pois preenchem algumas lacunas deixadas pelo processo de transmissão e recepção acerca do conteúdo ministrado. O presente trabalho visou desenvolver uma atividade didática relacionando teoria e prática no ensino sobre cadeia alimentar com a finalidade principal de facilitar o entendimento dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da cidade de Parnaíba-PI, em uma turma composto por 26 alunos. A mesma foi distribuída em grupos onde os alunos tiveram que confeccionar um modelo de cadeia alimentar. Após a atividade concluída, foi feito a aplicação de um questionário contendo 08 questões, objetivas e subjetivas, sendo 4 delas específicas sobre o tema cadeia alimentar e as demais com a finalidade de analisar a qualidade da atividade aplicada. Durante a atividade desenvolvida em sala de aula podemos observar que alguns alunos já tinha um certo domínio acerca do assunto abordado, o que é de suma importância, pois é considerável a quantidade de estudos apontando que os novos conhecimentos são estruturados a partir do que já se sabe, no entanto outros alunos demostraram dificuldades em diversos aspectos da atividade como associar as figuras dos seres vivos aos conceitos de produtor, consumidos e decompositor. Com a análise da confecção dos modelos de cadeias alimentares pode-se observar que dos 5 grupos que realizaram a atividade, apenas 1 deles não obteve um resultado satisfatório, errando a sequência dos seres vivos na cadeia alimentar. De acordo com o resultado dos questionários, pode-se comprovar a eficácia da atividade aplicada, pois a grande maioria dos alunos conseguiu assimilar com facilidade o conteúdo. A utilização da atividade prática apresenta-se como uma ótima ferramenta didática para os alunos, pois ela é uma excelente forma de atrelar a teoria com a prática, ocasionando um melhor aproveitamento do conteúdo de ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ATIVIDADE DIDÁTICA, CADEIA ALIMENTAR, ENSINO - APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_08_40_20_idinscrito_4684_7b110b4c3c4f8d42033cc9d07590aa5a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNARA FONTENELE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "THAYNARA" "autor_email" => "thaynarafontenele@outlook" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6991 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1578 "inscrito_id" => 4684 "titulo" => "CADEIA ALIMENTAR: ATIVIDADE DIDÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE PARNAÍBA-PI" "resumo" => "O ensino de ciências é ainda um desafio tanto para educadores como para educandos, principalmente quando se trata de relacionar a teoria desenvolvida em sala de aula com a realidade do cotidiano. Materiais como modelos e jogos didáticos facilitam a construção do conhecimento pelo aluno, pois preenchem algumas lacunas deixadas pelo processo de transmissão e recepção acerca do conteúdo ministrado. O presente trabalho visou desenvolver uma atividade didática relacionando teoria e prática no ensino sobre cadeia alimentar com a finalidade principal de facilitar o entendimento dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da cidade de Parnaíba-PI, em uma turma composto por 26 alunos. A mesma foi distribuída em grupos onde os alunos tiveram que confeccionar um modelo de cadeia alimentar. Após a atividade concluída, foi feito a aplicação de um questionário contendo 08 questões, objetivas e subjetivas, sendo 4 delas específicas sobre o tema cadeia alimentar e as demais com a finalidade de analisar a qualidade da atividade aplicada. Durante a atividade desenvolvida em sala de aula podemos observar que alguns alunos já tinha um certo domínio acerca do assunto abordado, o que é de suma importância, pois é considerável a quantidade de estudos apontando que os novos conhecimentos são estruturados a partir do que já se sabe, no entanto outros alunos demostraram dificuldades em diversos aspectos da atividade como associar as figuras dos seres vivos aos conceitos de produtor, consumidos e decompositor. Com a análise da confecção dos modelos de cadeias alimentares pode-se observar que dos 5 grupos que realizaram a atividade, apenas 1 deles não obteve um resultado satisfatório, errando a sequência dos seres vivos na cadeia alimentar. De acordo com o resultado dos questionários, pode-se comprovar a eficácia da atividade aplicada, pois a grande maioria dos alunos conseguiu assimilar com facilidade o conteúdo. A utilização da atividade prática apresenta-se como uma ótima ferramenta didática para os alunos, pois ela é uma excelente forma de atrelar a teoria com a prática, ocasionando um melhor aproveitamento do conteúdo de ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ATIVIDADE DIDÁTICA, CADEIA ALIMENTAR, ENSINO - APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_08_40_20_idinscrito_4684_7b110b4c3c4f8d42033cc9d07590aa5a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNARA FONTENELE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "THAYNARA" "autor_email" => "thaynarafontenele@outlook" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }