Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: PRÁTICA PEDAGÓGICA, JOGOS MATEMÁTICOS, DOMINÓ DA ÁLGEBRA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7609
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 421
    "inscrito_id" => 5407
    "titulo" => "O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este artigo relata uma pesquisa cujo objetivo principal era verificar as potencialidades pedagógicas, a partir da apropriação do jogo Dominó da Álgebra como estratégia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem acerca das noções algébricas, realizada com os alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Professor José Bento, no município de Santa Helena, Paraíba. Assim, depreende-se a seguinte questão de investigação: de que forma o uso do jogo Dominó da Álgebra pode corroborar para o ensino de noções algébricas, dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Professor José Bento, no município de Santa Helena, Paraíba? O jogo Dominó da Álgebra tem uma proposta didático pedagógica que visa verificar as potencialidades obtidas por parte dos alunos mediante o que foi apresentado em sala de aula, que neste caso abordou as equações do primeiro grau, com o objetivo de estimular a aprendizagem de forma lúdica e o desenvolvimento do pensamento algébrico. A escolha deste jogo se deu de acordo com a sua significância, uma vez que se caracteriza como jogo de fixação de conceitos porque são utilizados após a exposição dos conceitos como substituição das listas de exercícios aplicadas para fixar conceitos e de cunho pedagógico porque são jogos desenvolvidos com objetivos pedagógicos de modo a contribuir no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, verificou-se com este estudo um contexto potencial de colaboração e desenvolvimento de competências dos alunos, bem como apresentou indícios de que a apropriação de jogos representam um momento dinâmico de aprendizagem, tanto para alunos quanto para professores. Por fim, conclui-se que os jogos, a partir das possibilidades de estratégias pedagógicas, se convenientemente planejados, propiciam a construção do conhecimento matemático, bem como são portadores de aspectos que permeiam o processo de aprendizagem: motivação, interesse, relevância e afetividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, JOGOS MATEMÁTICOS, DOMINÓ DA ÁLGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_08_2014_02_03_58_idinscrito_5407_f4add2fa8eb180f064e66f752831d85a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OLÍVIA SOBREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "OLÍVIA GOMES"
    "autor_email" => "olivia_sobreira@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7609
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 421
    "inscrito_id" => 5407
    "titulo" => "O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este artigo relata uma pesquisa cujo objetivo principal era verificar as potencialidades pedagógicas, a partir da apropriação do jogo Dominó da Álgebra como estratégia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem acerca das noções algébricas, realizada com os alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Professor José Bento, no município de Santa Helena, Paraíba. Assim, depreende-se a seguinte questão de investigação: de que forma o uso do jogo Dominó da Álgebra pode corroborar para o ensino de noções algébricas, dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Professor José Bento, no município de Santa Helena, Paraíba? O jogo Dominó da Álgebra tem uma proposta didático pedagógica que visa verificar as potencialidades obtidas por parte dos alunos mediante o que foi apresentado em sala de aula, que neste caso abordou as equações do primeiro grau, com o objetivo de estimular a aprendizagem de forma lúdica e o desenvolvimento do pensamento algébrico. A escolha deste jogo se deu de acordo com a sua significância, uma vez que se caracteriza como jogo de fixação de conceitos porque são utilizados após a exposição dos conceitos como substituição das listas de exercícios aplicadas para fixar conceitos e de cunho pedagógico porque são jogos desenvolvidos com objetivos pedagógicos de modo a contribuir no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, verificou-se com este estudo um contexto potencial de colaboração e desenvolvimento de competências dos alunos, bem como apresentou indícios de que a apropriação de jogos representam um momento dinâmico de aprendizagem, tanto para alunos quanto para professores. Por fim, conclui-se que os jogos, a partir das possibilidades de estratégias pedagógicas, se convenientemente planejados, propiciam a construção do conhecimento matemático, bem como são portadores de aspectos que permeiam o processo de aprendizagem: motivação, interesse, relevância e afetividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, JOGOS MATEMÁTICOS, DOMINÓ DA ÁLGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_08_2014_02_03_58_idinscrito_5407_f4add2fa8eb180f064e66f752831d85a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OLÍVIA SOBREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "OLÍVIA GOMES"
    "autor_email" => "olivia_sobreira@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa cujo objetivo principal era verificar as potencialidades pedagógicas, a partir da apropriação do jogo Dominó da Álgebra como estratégia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem acerca das noções algébricas, realizada com os alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Professor José Bento, no município de Santa Helena, Paraíba. Assim, depreende-se a seguinte questão de investigação: de que forma o uso do jogo Dominó da Álgebra pode corroborar para o ensino de noções algébricas, dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Professor José Bento, no município de Santa Helena, Paraíba? O jogo Dominó da Álgebra tem uma proposta didático pedagógica que visa verificar as potencialidades obtidas por parte dos alunos mediante o que foi apresentado em sala de aula, que neste caso abordou as equações do primeiro grau, com o objetivo de estimular a aprendizagem de forma lúdica e o desenvolvimento do pensamento algébrico. A escolha deste jogo se deu de acordo com a sua significância, uma vez que se caracteriza como jogo de fixação de conceitos porque são utilizados após a exposição dos conceitos como substituição das listas de exercícios aplicadas para fixar conceitos e de cunho pedagógico porque são jogos desenvolvidos com objetivos pedagógicos de modo a contribuir no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, verificou-se com este estudo um contexto potencial de colaboração e desenvolvimento de competências dos alunos, bem como apresentou indícios de que a apropriação de jogos representam um momento dinâmico de aprendizagem, tanto para alunos quanto para professores. Por fim, conclui-se que os jogos, a partir das possibilidades de estratégias pedagógicas, se convenientemente planejados, propiciam a construção do conhecimento matemático, bem como são portadores de aspectos que permeiam o processo de aprendizagem: motivação, interesse, relevância e afetividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.