A LITERATURA E OS BEBÊS: PROJETO “NO CAMINHO DE CASA”
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6806 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1025 "inscrito_id" => 466 "titulo" => "A LITERATURA E OS BEBÊS: PROJETO “NO CAMINHO DE CASA”" "resumo" => "A literatura apresentada no ambiente escolar apenas terá continuidade na vida da criança, se apresentada de forma correta e significativa na vida do aluno. O presente artigo apresenta um projeto que tem por intuito provocar intimidade da criança com a literatura e demonstrar a importância de desenvolver a autonomia no leitor desde os primeiros anos de vida. As idades das crianças envolvidas no projeto são de um ano a cinco anos de idade, fase, segundo (COELHO, 2011) considerada pré-leitor, onde os sentidos precisam andar de mãos dadas com a apresentação da literatura, os livros devem mexer com seus sentidos e aflorar o tato, paladar, audição, visão e olfato da criança, de maneira que ela se sinta envolvida pela história por completa, e, para isso, torna-se essencial o respeito às etapas de apresentação dos livros, que são elas: LIVRO e LEITOR, em que os alunos precisam de liberdade para obter identificação; ESCOLHA, em que cada criança deve se encontrar nos enredos de forma pessoal, sendo essencial liberdade de escolha; e REFLEXÃO, na qual todos possuem abertura para intervir e apresentar suas impressões, sem imposições de atividades avaliativas; são essas etapas que constroem segurança e afinidade da criança com a verdadeira literatura que faz sentido através do prazer e fruição. É também presente no projeto, a preocupação com a variedade e qualidade do acervo literário disponível na escola e consciência do que é considerada uma boa opção literária para cada criança, que deve sentir-se estimulada a ler e interagir com o mundo através da linguagem, a partir de uma perspectiva, prioritariamente, da literatura pela literatura, mas sempre atrelada a outros estímulos pedagógicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LINGUAGEM, PRAZER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_46_54_idinscrito_466_3d779c9ce5890357592097077e355c33.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANA ROSENDO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LAIANA" "autor_email" => "laianarosendo@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6806 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1025 "inscrito_id" => 466 "titulo" => "A LITERATURA E OS BEBÊS: PROJETO “NO CAMINHO DE CASA”" "resumo" => "A literatura apresentada no ambiente escolar apenas terá continuidade na vida da criança, se apresentada de forma correta e significativa na vida do aluno. O presente artigo apresenta um projeto que tem por intuito provocar intimidade da criança com a literatura e demonstrar a importância de desenvolver a autonomia no leitor desde os primeiros anos de vida. As idades das crianças envolvidas no projeto são de um ano a cinco anos de idade, fase, segundo (COELHO, 2011) considerada pré-leitor, onde os sentidos precisam andar de mãos dadas com a apresentação da literatura, os livros devem mexer com seus sentidos e aflorar o tato, paladar, audição, visão e olfato da criança, de maneira que ela se sinta envolvida pela história por completa, e, para isso, torna-se essencial o respeito às etapas de apresentação dos livros, que são elas: LIVRO e LEITOR, em que os alunos precisam de liberdade para obter identificação; ESCOLHA, em que cada criança deve se encontrar nos enredos de forma pessoal, sendo essencial liberdade de escolha; e REFLEXÃO, na qual todos possuem abertura para intervir e apresentar suas impressões, sem imposições de atividades avaliativas; são essas etapas que constroem segurança e afinidade da criança com a verdadeira literatura que faz sentido através do prazer e fruição. É também presente no projeto, a preocupação com a variedade e qualidade do acervo literário disponível na escola e consciência do que é considerada uma boa opção literária para cada criança, que deve sentir-se estimulada a ler e interagir com o mundo através da linguagem, a partir de uma perspectiva, prioritariamente, da literatura pela literatura, mas sempre atrelada a outros estímulos pedagógicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LINGUAGEM, PRAZER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_46_54_idinscrito_466_3d779c9ce5890357592097077e355c33.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANA ROSENDO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LAIANA" "autor_email" => "laianarosendo@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }