PIBID INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (2020-2021)
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75754 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 348 "inscrito_id" => 1139 "titulo" => "PIBID INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (2020-2021)" "resumo" => "O SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO ANO DE 2020-2021 TEM COMO TÍTULO DE TRABALHO “A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO EM HISTÓRIA E SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA”, INSPIRADA NA PROPOSIÇÃO DE AUTORES DA HISTÓRIA (PRATS, 2006) E DA SOCIOLOGIA (LAHIRE, 2013) QUE CONVERGEM NA PROPOSTA DO EXERCÍCIO DA PESQUISA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA CONHECER A FORMA COMO ESSAS CIÊNCIAS SE DEBRUÇAM SOBRE A REALIDADE HISTÓRICO-SOCIAL A PARTIR DA MOBILIZAÇÃO DE MÉTODOS, CONCEITOS E FONTES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO APLICADAS NO ÂMBITO DO NOVO ENSINO MÉDIO. NESSE RESUMO APRESENTAMOS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ATÉ ENTÃO ATRAVÉS DO PIBID COORDENADO POR CRISTIANE PORTELA E MARCELO CIGALES, PROFESSORES DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, RESPECTIVAMENTE. PARTICIPAM DO PROGRAMA VINTE LICENCIANDOS DA UNB, ALÉM DOS PROFESSORES PAULO STUMPF E BIBIANA ROSA, ATUANTES NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO ELEFANTE BRANCO (CEMEB), A ESCOLA CAMPO, LOCALIZADA NO DISTRITO FEDERAL. NO NOSSO PROGRAMA, PROPOMOS TOMAR O ACERVO HISTÓRICO DA PRÓPRIA ESCOLA COMO MOTE PARA AS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS DOCENTES, E ATRAVÉS DA ETNOGRAFIA DE ARQUIVOS, POSSIBILITAR UMA LEITURA CRÍTICA DAS MEMÓRIAS SOCIAIS, DOS SENTIDOS DE PERTENCIMENTO E DAS IDENTIDADES QUE PERMEIAM AS CULTURAS JUVENIS EM DIFERENTES MOMENTOS HISTÓRICOS. TEMOS ATUADO SOB A EXPECTATIVA DE ACESSAR TAIS DOCUMENTOS DO CENTRO DE MEMÓRIA(S) DA ESCOLA, NO ENTANTO, AS INCERTEZAS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ACESSO AO ACERVO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19 SE TRANSFORMARAM EM PROPULSORAS CRIATIVAS DA ATUAÇÃO DOCENTE-PESQUISADOR. DESTACAM-SE POR EXPERIÊNCIAS DA PESQUISA ATÉ O MOMENTO: A ELABORAÇÃO DE UM PODCAST, ESTUDOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO ARTICULADOS EM REUNIÕES SEMANAIS, A ELABORAÇÃO DE RESENHAS DE OBRAS AUDIOVISUAIS E ESCRITAS QUE TOCAM ÀS TEMÁTICAS VINCULADAS AO CENTRO DE MEMÓRIA(S) MENCIONADO, E POR FIM, O CORRENTE TRABALHO DE DESENVOLVER ELETIVAS ORIENTADAS A PARTIR DO CURRÍCULO EM MOVIMENTO DA SEEDF, REALIZADO ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO A SER APLICADO ENTRE OS ALUNOS DO CEMEB. EM SUMA, DURANTE OS SEIS MESES DE ATUAÇÃO DO SUBPROJETO, O TRABALHO NOS TROUXE REFLEXÕES E APRENDIZAGENS PROFUNDAS ACERCA DA ATUAÇÃO ENQUANTO FUTURAS DOCENTES DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA NO ÂMBITO NO NOVO ENSINO MÉDIO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "PIBID, INTERDISCIPLINARIDADE, NOVO ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1139_08042021185920.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA LETÍCIA MENDES DE ALCÂNTARA" "autor_nome_curto" => "LUIZA ALCÂNTARA" "autor_email" => "luiza.mendes@aluno.unb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75754 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 348 "inscrito_id" => 1139 "titulo" => "PIBID INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (2020-2021)" "resumo" => "O SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO ANO DE 2020-2021 TEM COMO TÍTULO DE TRABALHO “A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO EM HISTÓRIA E SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA”, INSPIRADA NA PROPOSIÇÃO DE AUTORES DA HISTÓRIA (PRATS, 2006) E DA SOCIOLOGIA (LAHIRE, 2013) QUE CONVERGEM NA PROPOSTA DO EXERCÍCIO DA PESQUISA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA CONHECER A FORMA COMO ESSAS CIÊNCIAS SE DEBRUÇAM SOBRE A REALIDADE HISTÓRICO-SOCIAL A PARTIR DA MOBILIZAÇÃO DE MÉTODOS, CONCEITOS E FONTES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO APLICADAS NO ÂMBITO DO NOVO ENSINO MÉDIO. NESSE RESUMO APRESENTAMOS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ATÉ ENTÃO ATRAVÉS DO PIBID COORDENADO POR CRISTIANE PORTELA E MARCELO CIGALES, PROFESSORES DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, RESPECTIVAMENTE. PARTICIPAM DO PROGRAMA VINTE LICENCIANDOS DA UNB, ALÉM DOS PROFESSORES PAULO STUMPF E BIBIANA ROSA, ATUANTES NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO ELEFANTE BRANCO (CEMEB), A ESCOLA CAMPO, LOCALIZADA NO DISTRITO FEDERAL. NO NOSSO PROGRAMA, PROPOMOS TOMAR O ACERVO HISTÓRICO DA PRÓPRIA ESCOLA COMO MOTE PARA AS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS DOCENTES, E ATRAVÉS DA ETNOGRAFIA DE ARQUIVOS, POSSIBILITAR UMA LEITURA CRÍTICA DAS MEMÓRIAS SOCIAIS, DOS SENTIDOS DE PERTENCIMENTO E DAS IDENTIDADES QUE PERMEIAM AS CULTURAS JUVENIS EM DIFERENTES MOMENTOS HISTÓRICOS. TEMOS ATUADO SOB A EXPECTATIVA DE ACESSAR TAIS DOCUMENTOS DO CENTRO DE MEMÓRIA(S) DA ESCOLA, NO ENTANTO, AS INCERTEZAS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ACESSO AO ACERVO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19 SE TRANSFORMARAM EM PROPULSORAS CRIATIVAS DA ATUAÇÃO DOCENTE-PESQUISADOR. DESTACAM-SE POR EXPERIÊNCIAS DA PESQUISA ATÉ O MOMENTO: A ELABORAÇÃO DE UM PODCAST, ESTUDOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO ARTICULADOS EM REUNIÕES SEMANAIS, A ELABORAÇÃO DE RESENHAS DE OBRAS AUDIOVISUAIS E ESCRITAS QUE TOCAM ÀS TEMÁTICAS VINCULADAS AO CENTRO DE MEMÓRIA(S) MENCIONADO, E POR FIM, O CORRENTE TRABALHO DE DESENVOLVER ELETIVAS ORIENTADAS A PARTIR DO CURRÍCULO EM MOVIMENTO DA SEEDF, REALIZADO ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO A SER APLICADO ENTRE OS ALUNOS DO CEMEB. EM SUMA, DURANTE OS SEIS MESES DE ATUAÇÃO DO SUBPROJETO, O TRABALHO NOS TROUXE REFLEXÕES E APRENDIZAGENS PROFUNDAS ACERCA DA ATUAÇÃO ENQUANTO FUTURAS DOCENTES DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA NO ÂMBITO NO NOVO ENSINO MÉDIO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "PIBID, INTERDISCIPLINARIDADE, NOVO ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1139_08042021185920.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA LETÍCIA MENDES DE ALCÂNTARA" "autor_nome_curto" => "LUIZA ALCÂNTARA" "autor_email" => "luiza.mendes@aluno.unb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }