Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

BAIRROS NEGROS UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NO ENSINO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: BAIRROS NEGROS, EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA, PRATICAS EDUCACIONAIS, METODOLOGIA AFRODESCENDENTE, LEI 10639/2003 Comunicação Oral (CO) GT 02: Afro-americanidade no ensino de sociologia: Contribuições e atravessamentos nas práticas pedagógicas
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75727
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 1196
    "titulo" => "BAIRROS NEGROS UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NO ENSINO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "BAIRROS É UM CONCEITO DEMARCATÓRIO DA EXISTÊNCIA DE POPULAÇÕES NEGRAS NO ESPAÇO URBANO DAS CIDADES BRASILEIRAS. TRATA-SE TAMBÉM DE UM RESGATE DA IMPORTÂNCIA DESSAS POPULAÇÕES NA SOCIEDADE BRASILEIRA. A EXISTÊNCIA DE POPULAÇÕES NEGRAS E DOS DIREITOS DESSA POPULAÇÃO FOI NEGLIGENCIADA NA HISTÓRIA DA REPÚBLICA E DA EDUCAÇÃO REPUBLICANA NO BRASIL. OS IDEAIS DE MODERNIDADE REPUBLICANOS FORAM MARCADOS PELO SUPORTE A IMIGRAÇÃO, PRINCIPALMENTE EUROPEIA, E PELA DESQUALIFICAÇÃO SISTEMÁTICA DA CULTURA E DA POPULAÇÃO NEGRA.  FUNDIRAM-SE NA ELITE DOMINANTE BRASILEIRA DOIS PENSAMENTOS O EUROCENTRISMO EUROPEU E O BRANCOCENTRISMO BRASILEIRO. SENDO QUE ESTAS POSTURAS SE DISSEMINARAM NA POPULAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.  A SÍNTESE DESSES PROCESSOS IDEOLÓGICOS E AS SUAS PRÁTICAS SOCIAIS É HOJE EXPRESSO PELO CONCEITO DE RACISMO ANTINEGRO ESTRUTURAL. EMBORA AS DISCUSSÕES SOBRE RACISMO ANTINEGRO ESTRUTURAL SEJAM AINDA POUCO DISSEMINADAS O ENSINO DE SOCIOLOGIA TEM MINIMAMENTE INICIADO. FAZENDO AINDA MUITA CONFUSÃO DE CONCEITOS ENTRE PRECONCEITOS, DISCRIMINAÇÕES E RACISMO ANTINEGRO. ENTRETANTO, A VIDA DA POPULAÇÃO IMPLICA EM DEMAIS CONTEXTOS APESAR DO RACISMO ANTINEGRO ESTRUTURAL COMO A CULTURA REALIZADA PELA POPULAÇÃO NEGRA E OS DEMAIS SIGNIFICADOS DAS RELAÇÕES SOCIAIS. SENDO ASSIM O CONCEITO DE BAIRROS NEGROS AMPLIA A REPRESENTAÇÃO DOS TEMAS NECESSÁRIOS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. NO ARTIGO PROPOSTO NESSE RESUMO EXPLICITAMOS A NECESSIDADE DO ENTENDIMENTO DO CONCEITO DE BAIRROS NEGROS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO E A PROBLEMÁTICA DO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E PEDAGÓGICO DO CONCEITO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02: Afro-americanidade no ensino de sociologia: Contribuições e atravessamentos nas práticas pedagógicas"
    "palavra_chave" => "BAIRROS NEGROS, EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA, PRATICAS EDUCACIONAIS, METODOLOGIA AFRODESCENDENTE, LEI 10639/2003"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA103_ID1196_08042021005826.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HENRIQUE CUNHA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "HENRIQUE CUNHA"
    "autor_email" => "cunhahenrique@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75727
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 1196
    "titulo" => "BAIRROS NEGROS UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NO ENSINO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "BAIRROS É UM CONCEITO DEMARCATÓRIO DA EXISTÊNCIA DE POPULAÇÕES NEGRAS NO ESPAÇO URBANO DAS CIDADES BRASILEIRAS. TRATA-SE TAMBÉM DE UM RESGATE DA IMPORTÂNCIA DESSAS POPULAÇÕES NA SOCIEDADE BRASILEIRA. A EXISTÊNCIA DE POPULAÇÕES NEGRAS E DOS DIREITOS DESSA POPULAÇÃO FOI NEGLIGENCIADA NA HISTÓRIA DA REPÚBLICA E DA EDUCAÇÃO REPUBLICANA NO BRASIL. OS IDEAIS DE MODERNIDADE REPUBLICANOS FORAM MARCADOS PELO SUPORTE A IMIGRAÇÃO, PRINCIPALMENTE EUROPEIA, E PELA DESQUALIFICAÇÃO SISTEMÁTICA DA CULTURA E DA POPULAÇÃO NEGRA.  FUNDIRAM-SE NA ELITE DOMINANTE BRASILEIRA DOIS PENSAMENTOS O EUROCENTRISMO EUROPEU E O BRANCOCENTRISMO BRASILEIRO. SENDO QUE ESTAS POSTURAS SE DISSEMINARAM NA POPULAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.  A SÍNTESE DESSES PROCESSOS IDEOLÓGICOS E AS SUAS PRÁTICAS SOCIAIS É HOJE EXPRESSO PELO CONCEITO DE RACISMO ANTINEGRO ESTRUTURAL. EMBORA AS DISCUSSÕES SOBRE RACISMO ANTINEGRO ESTRUTURAL SEJAM AINDA POUCO DISSEMINADAS O ENSINO DE SOCIOLOGIA TEM MINIMAMENTE INICIADO. FAZENDO AINDA MUITA CONFUSÃO DE CONCEITOS ENTRE PRECONCEITOS, DISCRIMINAÇÕES E RACISMO ANTINEGRO. ENTRETANTO, A VIDA DA POPULAÇÃO IMPLICA EM DEMAIS CONTEXTOS APESAR DO RACISMO ANTINEGRO ESTRUTURAL COMO A CULTURA REALIZADA PELA POPULAÇÃO NEGRA E OS DEMAIS SIGNIFICADOS DAS RELAÇÕES SOCIAIS. SENDO ASSIM O CONCEITO DE BAIRROS NEGROS AMPLIA A REPRESENTAÇÃO DOS TEMAS NECESSÁRIOS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. NO ARTIGO PROPOSTO NESSE RESUMO EXPLICITAMOS A NECESSIDADE DO ENTENDIMENTO DO CONCEITO DE BAIRROS NEGROS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO E A PROBLEMÁTICA DO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E PEDAGÓGICO DO CONCEITO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02: Afro-americanidade no ensino de sociologia: Contribuições e atravessamentos nas práticas pedagógicas"
    "palavra_chave" => "BAIRROS NEGROS, EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA, PRATICAS EDUCACIONAIS, METODOLOGIA AFRODESCENDENTE, LEI 10639/2003"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA103_ID1196_08042021005826.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HENRIQUE CUNHA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "HENRIQUE CUNHA"
    "autor_email" => "cunhahenrique@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

BAIRROS É UM CONCEITO DEMARCATÓRIO DA EXISTÊNCIA DE POPULAÇÕES NEGRAS NO ESPAÇO URBANO DAS CIDADES BRASILEIRAS. TRATA-SE TAMBÉM DE UM RESGATE DA IMPORTÂNCIA DESSAS POPULAÇÕES NA SOCIEDADE BRASILEIRA. A EXISTÊNCIA DE POPULAÇÕES NEGRAS E DOS DIREITOS DESSA POPULAÇÃO FOI NEGLIGENCIADA NA HISTÓRIA DA REPÚBLICA E DA EDUCAÇÃO REPUBLICANA NO BRASIL. OS IDEAIS DE MODERNIDADE REPUBLICANOS FORAM MARCADOS PELO SUPORTE A IMIGRAÇÃO, PRINCIPALMENTE EUROPEIA, E PELA DESQUALIFICAÇÃO SISTEMÁTICA DA CULTURA E DA POPULAÇÃO NEGRA. FUNDIRAM-SE NA ELITE DOMINANTE BRASILEIRA DOIS PENSAMENTOS O EUROCENTRISMO EUROPEU E O BRANCOCENTRISMO BRASILEIRO. SENDO QUE ESTAS POSTURAS SE DISSEMINARAM NA POPULAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A SÍNTESE DESSES PROCESSOS IDEOLÓGICOS E AS SUAS PRÁTICAS SOCIAIS É HOJE EXPRESSO PELO CONCEITO DE RACISMO ANTINEGRO ESTRUTURAL. EMBORA AS DISCUSSÕES SOBRE RACISMO ANTINEGRO ESTRUTURAL SEJAM AINDA POUCO DISSEMINADAS O ENSINO DE SOCIOLOGIA TEM MINIMAMENTE INICIADO. FAZENDO AINDA MUITA CONFUSÃO DE CONCEITOS ENTRE PRECONCEITOS, DISCRIMINAÇÕES E RACISMO ANTINEGRO. ENTRETANTO, A VIDA DA POPULAÇÃO IMPLICA EM DEMAIS CONTEXTOS APESAR DO RACISMO ANTINEGRO ESTRUTURAL COMO A CULTURA REALIZADA PELA POPULAÇÃO NEGRA E OS DEMAIS SIGNIFICADOS DAS RELAÇÕES SOCIAIS. SENDO ASSIM O CONCEITO DE BAIRROS NEGROS AMPLIA A REPRESENTAÇÃO DOS TEMAS NECESSÁRIOS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. NO ARTIGO PROPOSTO NESSE RESUMO EXPLICITAMOS A NECESSIDADE DO ENTENDIMENTO DO CONCEITO DE BAIRROS NEGROS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO E A PROBLEMÁTICA DO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E PEDAGÓGICO DO CONCEITO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.