POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFORMAS E TENSÕES NO ENSINO DA SOCIOLOGIA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75570 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 48 "inscrito_id" => 418 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFORMAS E TENSÕES NO ENSINO DA SOCIOLOGIA" "resumo" => "ESTE ESTUDO TRATA SOBRE A INTERFACE ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA E AS REFORMAS E TENSÕES NO ENSINO DA SOCIOLOGIA COM AS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). ESTE FATO REQUER UMA ANÁLISE HISTÓRICA DOS DESAFIOS QUE ENFRENTA A PERMANÊNCIA DA SOCIOLOGIA, ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. REFLETIR SOBRE AS MUDANÇAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIOLOGIA TORNA-SE FUNDAMENTAL NA ATUAL CONJUNTURA: ESTAMOS PASSANDO POR MOMENTOS DIFÍCEIS, DE EXTREMA DESIGUALDADE SOCIAL E PROCESSO ANTIDEMOCRÁTICOS. PROJETOS SOCIETAIS E EDUCACIONAIS SE ARTICULAM E A ESCOLA ACABA REFLETINDO AS CONFIGURAÇÕES QUE SE IMPÕE A SOCIEDADE. SEGUNDO MORAES (2011, P. 2), “SE A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO REMONTA A CERCA DE VINTE E CINCO SÉCULOS E AINDA ENCONTRA DESAFIOS PARA SE ESTRUTURAR DE ACORDO COM AS SINGULARIDADES DE CADA CULTURA, COM A SOCIOLOGIA, DISCIPLINA QUE NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOMA POUCO MENOS DE UM SÉCULO, NÃO SERIA DIFERENTE”. NESSE SENTIDO, AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PASSAM POR REFORMAS QUE TRADUZEM AS DINÂMICAS SOCIOCULTURAIS E ECONÔMICAS NUM CENÁRIO DE GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALISMO. ESTE ESTUDO OBJETIVA ANALISAR AS PRINCIPAIS REFORMAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS QUE ENVOLVEM O ENSINO DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, QUE CATEGORIZOU POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, AS PRINCIPAIS TEMÁTICAS REFERENTES À LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA NUM CENÁRIO DE HEGEMONIA NEOLIBERAL. FICOU EVIDENTE OS ATAQUES AOS PROCESSOS DEMOCRÁTICOS NO BRASIL E O RETROCESSO LEGAL COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS MUDANÇAS NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB), LEI Nº 9394/96. DE ACORDO COM FREIRE (1999, 2001) UMA PROPOSTA LIBERTADORA DE EDUCAÇÃO JAMAIS SE ORIGINARÁ DAS CLASSES OPRESSORAS, POIS A MANUTENÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS PRESSUPÕE A NEGAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA, DOS PROCESSOS DE LIBERTAÇÃO E DE EMANCIPAÇÃO. ASSIM, AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EM GERAL, E A SOCIOLOGIA, EM PARTICULAR, AO PROMOVER REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A SOCIEDADE E EXISTÊNCIA HUMANAS, DESVELANDO AS CONTRADIÇÕES, PARADOXOS E MAZELAS SOCIAIS, TORNAM-SE ALVO DAQUELES QUE DESEJAM MANTER O STATUS QUO, DAQUELES QUE COMPÕEM CLASSES SOCIAIS E/OU GRUPOS QUE OPRIMEM. DE ACORDO COM NOBREGA (2015, P. 119), “[...] O OBJETIVO DA SOCIOLOGIA ESTÁ RELACIONADO À DESNATURALIZAÇÃO E AO ESTRANHAMENTO DAS EXPLICAÇÕES QUE DAMOS SOBRE O MUNDO [...]” E, DESSA FORMA CONTRIBUIR PARA A SUBVERSÃO RELAÇÕES BASEADAS EM PRECONCEITOS, TORNANDO O SENSO CRÍTICO FUNDAMENTAL. A LEI Nº 13.415, DE 2017 ALTEROU A ATUAL LDB, EXTINGUINDO A INCLUSÃO DA FILOSOFIA E DA SOCIOLOGIA COMO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS EM TODAS AS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, O QUE TINHA OCORRIDO DESDE A PROMULGAÇÃO DA LEI Nº 11.684, DE 2008. NA ATUAL CONJUNTURA, O TRABALHO DOCENTE TORNA-SE PRECARIZADO E AS BARREIRAS CONTRA A FORMAÇÃO DE PENSAMENTO CRÍTICO CRESCEM. ENTRETANTO, OS PROFESSORES/AS INICIARAM MOVIMENTOS DE ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO DESSAS QUESTÕES. AS LUTAS PELA DEMOCRACIA SE ACIRRAM E A EDUCAÇÃO ESCOLAR E O CURRÍCULO REPRESENTAM UM TERRITÓRIO EM DISPUTA EM NOSSO PAÍS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, ENSINO DA SOCIOLOGIA, PANDEMIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID418_18032021155943.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WASHINGTON LUIZ PEDROSA DA SILVA JUNIOR " "autor_nome_curto" => "JWL_PEDROSA" "autor_email" => "jwl_pedrosa@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75570 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 48 "inscrito_id" => 418 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFORMAS E TENSÕES NO ENSINO DA SOCIOLOGIA" "resumo" => "ESTE ESTUDO TRATA SOBRE A INTERFACE ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA E AS REFORMAS E TENSÕES NO ENSINO DA SOCIOLOGIA COM AS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). ESTE FATO REQUER UMA ANÁLISE HISTÓRICA DOS DESAFIOS QUE ENFRENTA A PERMANÊNCIA DA SOCIOLOGIA, ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. REFLETIR SOBRE AS MUDANÇAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIOLOGIA TORNA-SE FUNDAMENTAL NA ATUAL CONJUNTURA: ESTAMOS PASSANDO POR MOMENTOS DIFÍCEIS, DE EXTREMA DESIGUALDADE SOCIAL E PROCESSO ANTIDEMOCRÁTICOS. PROJETOS SOCIETAIS E EDUCACIONAIS SE ARTICULAM E A ESCOLA ACABA REFLETINDO AS CONFIGURAÇÕES QUE SE IMPÕE A SOCIEDADE. SEGUNDO MORAES (2011, P. 2), “SE A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO REMONTA A CERCA DE VINTE E CINCO SÉCULOS E AINDA ENCONTRA DESAFIOS PARA SE ESTRUTURAR DE ACORDO COM AS SINGULARIDADES DE CADA CULTURA, COM A SOCIOLOGIA, DISCIPLINA QUE NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOMA POUCO MENOS DE UM SÉCULO, NÃO SERIA DIFERENTE”. NESSE SENTIDO, AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PASSAM POR REFORMAS QUE TRADUZEM AS DINÂMICAS SOCIOCULTURAIS E ECONÔMICAS NUM CENÁRIO DE GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALISMO. ESTE ESTUDO OBJETIVA ANALISAR AS PRINCIPAIS REFORMAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS QUE ENVOLVEM O ENSINO DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, QUE CATEGORIZOU POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, AS PRINCIPAIS TEMÁTICAS REFERENTES À LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA NUM CENÁRIO DE HEGEMONIA NEOLIBERAL. FICOU EVIDENTE OS ATAQUES AOS PROCESSOS DEMOCRÁTICOS NO BRASIL E O RETROCESSO LEGAL COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS MUDANÇAS NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB), LEI Nº 9394/96. DE ACORDO COM FREIRE (1999, 2001) UMA PROPOSTA LIBERTADORA DE EDUCAÇÃO JAMAIS SE ORIGINARÁ DAS CLASSES OPRESSORAS, POIS A MANUTENÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS PRESSUPÕE A NEGAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA, DOS PROCESSOS DE LIBERTAÇÃO E DE EMANCIPAÇÃO. ASSIM, AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EM GERAL, E A SOCIOLOGIA, EM PARTICULAR, AO PROMOVER REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A SOCIEDADE E EXISTÊNCIA HUMANAS, DESVELANDO AS CONTRADIÇÕES, PARADOXOS E MAZELAS SOCIAIS, TORNAM-SE ALVO DAQUELES QUE DESEJAM MANTER O STATUS QUO, DAQUELES QUE COMPÕEM CLASSES SOCIAIS E/OU GRUPOS QUE OPRIMEM. DE ACORDO COM NOBREGA (2015, P. 119), “[...] O OBJETIVO DA SOCIOLOGIA ESTÁ RELACIONADO À DESNATURALIZAÇÃO E AO ESTRANHAMENTO DAS EXPLICAÇÕES QUE DAMOS SOBRE O MUNDO [...]” E, DESSA FORMA CONTRIBUIR PARA A SUBVERSÃO RELAÇÕES BASEADAS EM PRECONCEITOS, TORNANDO O SENSO CRÍTICO FUNDAMENTAL. A LEI Nº 13.415, DE 2017 ALTEROU A ATUAL LDB, EXTINGUINDO A INCLUSÃO DA FILOSOFIA E DA SOCIOLOGIA COMO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS EM TODAS AS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, O QUE TINHA OCORRIDO DESDE A PROMULGAÇÃO DA LEI Nº 11.684, DE 2008. NA ATUAL CONJUNTURA, O TRABALHO DOCENTE TORNA-SE PRECARIZADO E AS BARREIRAS CONTRA A FORMAÇÃO DE PENSAMENTO CRÍTICO CRESCEM. ENTRETANTO, OS PROFESSORES/AS INICIARAM MOVIMENTOS DE ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO DESSAS QUESTÕES. AS LUTAS PELA DEMOCRACIA SE ACIRRAM E A EDUCAÇÃO ESCOLAR E O CURRÍCULO REPRESENTAM UM TERRITÓRIO EM DISPUTA EM NOSSO PAÍS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, ENSINO DA SOCIOLOGIA, PANDEMIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID418_18032021155943.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WASHINGTON LUIZ PEDROSA DA SILVA JUNIOR " "autor_nome_curto" => "JWL_PEDROSA" "autor_email" => "jwl_pedrosa@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }