Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA BREVE REFLEXÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ESCOLA E PROBLEMA., EDUCAÇÃO, ESCOLA E PROBLEMA., EDUCAÇÃO, ESCOLA E PROBLEMA. Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7563
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 337
    "inscrito_id" => 2074
    "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA BREVE REFLEXÃO"
    "resumo" => "Resumo: na atualidade, a educação e o ensino vêm passando por um momento desafiador, nos mais contundentes espaços escolares. Porém, quando não se reflete sobre os problemas da educação, ela se processa dentro de uma cultura cristalizada e perenizada. Neste sentido, o ensino tem como intuito a formação humana em sentido amplo, apanhando todas as dimensões da educação: intelectual, afetiva, social; moral e estética. O objetivo é fazer uma breve reflexão sobre o ensino-aprendizagem de geografia nos dias de hoje. A metodologia utilizada se baseou na revisão bibliográfica e na coleta de dados, bem como na relação histórico-dialética.  Tendo em vista o objetivo, discute alguns desafios a respeito do ensino de Geografia no hordieno, até porque, a abordagem da pesquisa levará em consideração a ação professor/educando, como sendo norteadores das questões. Neste contexto, foram fundamentais as informações obtidas pelos autores: Luckesi (1994), Callai (2005); Cavalcanti (2005) e Rego et al (2007) entre outros, para dar embasamento teórico ao estudo. Dessa forma, os resultados mostraram que a lista de problemas que o mundo deixou para a educação é enorme, porém a lista de maravilhas, também. Apesar disso, vivemos em uma sociedade bastante desigual, quanto aos aspectos: educacional e social. Para tanto, a educação nem redime nem reproduz a sociedade, mas serve de meio, ao lado de outros meios para dar um suporte teórico sobre os problemas. De tal modo, é preciso ter consciência critica para querer o diferente nos dias de hoje.Palavras-chave: educação, escola e problema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA E PROBLEMA., EDUCAÇÃO, ESCOLA E PROBLEMA., EDUCAÇÃO,ESCOLA E PROBLEMA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_08_2014_08_16_38_idinscrito_2074_c5b3e5f128cadda24255d0d481ebe943.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATAN GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "NATAN"
    "autor_email" => "natan_gomes_uepb@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7563
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 337
    "inscrito_id" => 2074
    "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA BREVE REFLEXÃO"
    "resumo" => "Resumo: na atualidade, a educação e o ensino vêm passando por um momento desafiador, nos mais contundentes espaços escolares. Porém, quando não se reflete sobre os problemas da educação, ela se processa dentro de uma cultura cristalizada e perenizada. Neste sentido, o ensino tem como intuito a formação humana em sentido amplo, apanhando todas as dimensões da educação: intelectual, afetiva, social; moral e estética. O objetivo é fazer uma breve reflexão sobre o ensino-aprendizagem de geografia nos dias de hoje. A metodologia utilizada se baseou na revisão bibliográfica e na coleta de dados, bem como na relação histórico-dialética.  Tendo em vista o objetivo, discute alguns desafios a respeito do ensino de Geografia no hordieno, até porque, a abordagem da pesquisa levará em consideração a ação professor/educando, como sendo norteadores das questões. Neste contexto, foram fundamentais as informações obtidas pelos autores: Luckesi (1994), Callai (2005); Cavalcanti (2005) e Rego et al (2007) entre outros, para dar embasamento teórico ao estudo. Dessa forma, os resultados mostraram que a lista de problemas que o mundo deixou para a educação é enorme, porém a lista de maravilhas, também. Apesar disso, vivemos em uma sociedade bastante desigual, quanto aos aspectos: educacional e social. Para tanto, a educação nem redime nem reproduz a sociedade, mas serve de meio, ao lado de outros meios para dar um suporte teórico sobre os problemas. De tal modo, é preciso ter consciência critica para querer o diferente nos dias de hoje.Palavras-chave: educação, escola e problema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA E PROBLEMA., EDUCAÇÃO, ESCOLA E PROBLEMA., EDUCAÇÃO,ESCOLA E PROBLEMA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_08_2014_08_16_38_idinscrito_2074_c5b3e5f128cadda24255d0d481ebe943.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATAN GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "NATAN"
    "autor_email" => "natan_gomes_uepb@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Resumo: na atualidade, a educação e o ensino vêm passando por um momento desafiador, nos mais contundentes espaços escolares. Porém, quando não se reflete sobre os problemas da educação, ela se processa dentro de uma cultura cristalizada e perenizada. Neste sentido, o ensino tem como intuito a formação humana em sentido amplo, apanhando todas as dimensões da educação: intelectual, afetiva, social; moral e estética. O objetivo é fazer uma breve reflexão sobre o ensino-aprendizagem de geografia nos dias de hoje. A metodologia utilizada se baseou na revisão bibliográfica e na coleta de dados, bem como na relação histórico-dialética. Tendo em vista o objetivo, discute alguns desafios a respeito do ensino de Geografia no hordieno, até porque, a abordagem da pesquisa levará em consideração a ação professor/educando, como sendo norteadores das questões. Neste contexto, foram fundamentais as informações obtidas pelos autores: Luckesi (1994), Callai (2005); Cavalcanti (2005) e Rego et al (2007) entre outros, para dar embasamento teórico ao estudo. Dessa forma, os resultados mostraram que a lista de problemas que o mundo deixou para a educação é enorme, porém a lista de maravilhas, também. Apesar disso, vivemos em uma sociedade bastante desigual, quanto aos aspectos: educacional e social. Para tanto, a educação nem redime nem reproduz a sociedade, mas serve de meio, ao lado de outros meios para dar um suporte teórico sobre os problemas. De tal modo, é preciso ter consciência critica para querer o diferente nos dias de hoje.Palavras-chave: educação, escola e problema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.