Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA BREVE REFLEXÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ESCOLA E PROBLEMA., EDUCAÇÃO, ESCOLA E PROBLEMA., EDUCAÇÃO, ESCOLA E PROBLEMA. Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Resumo: na atualidade, a educação e o ensino vêm passando por um momento desafiador, nos mais contundentes espaços escolares. Porém, quando não se reflete sobre os problemas da educação, ela se processa dentro de uma cultura cristalizada e perenizada. Neste sentido, o ensino tem como intuito a formação humana em sentido amplo, apanhando todas as dimensões da educação: intelectual, afetiva, social; moral e estética. O objetivo é fazer uma breve reflexão sobre o ensino-aprendizagem de geografia nos dias de hoje. A metodologia utilizada se baseou na revisão bibliográfica e na coleta de dados, bem como na relação histórico-dialética. Tendo em vista o objetivo, discute alguns desafios a respeito do ensino de Geografia no hordieno, até porque, a abordagem da pesquisa levará em consideração a ação professor/educando, como sendo norteadores das questões. Neste contexto, foram fundamentais as informações obtidas pelos autores: Luckesi (1994), Callai (2005); Cavalcanti (2005) e Rego et al (2007) entre outros, para dar embasamento teórico ao estudo. Dessa forma, os resultados mostraram que a lista de problemas que o mundo deixou para a educação é enorme, porém a lista de maravilhas, também. Apesar disso, vivemos em uma sociedade bastante desigual, quanto aos aspectos: educacional e social. Para tanto, a educação nem redime nem reproduz a sociedade, mas serve de meio, ao lado de outros meios para dar um suporte teórico sobre os problemas. De tal modo, é preciso ter consciência critica para querer o diferente nos dias de hoje.Palavras-chave: educação, escola e problema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.