O ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA BREVE REFLEXÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7563 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 337 "inscrito_id" => 2074 "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA BREVE REFLEXÃO" "resumo" => "Resumo: na atualidade, a educação e o ensino vêm passando por um momento desafiador, nos mais contundentes espaços escolares. Porém, quando não se reflete sobre os problemas da educação, ela se processa dentro de uma cultura cristalizada e perenizada. Neste sentido, o ensino tem como intuito a formação humana em sentido amplo, apanhando todas as dimensões da educação: intelectual, afetiva, social; moral e estética. O objetivo é fazer uma breve reflexão sobre o ensino-aprendizagem de geografia nos dias de hoje. A metodologia utilizada se baseou na revisão bibliográfica e na coleta de dados, bem como na relação histórico-dialética. Tendo em vista o objetivo, discute alguns desafios a respeito do ensino de Geografia no hordieno, até porque, a abordagem da pesquisa levará em consideração a ação professor/educando, como sendo norteadores das questões. Neste contexto, foram fundamentais as informações obtidas pelos autores: Luckesi (1994), Callai (2005); Cavalcanti (2005) e Rego et al (2007) entre outros, para dar embasamento teórico ao estudo. Dessa forma, os resultados mostraram que a lista de problemas que o mundo deixou para a educação é enorme, porém a lista de maravilhas, também. Apesar disso, vivemos em uma sociedade bastante desigual, quanto aos aspectos: educacional e social. Para tanto, a educação nem redime nem reproduz a sociedade, mas serve de meio, ao lado de outros meios para dar um suporte teórico sobre os problemas. De tal modo, é preciso ter consciência critica para querer o diferente nos dias de hoje.Palavras-chave: educação, escola e problema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA E PROBLEMA., EDUCAÇÃO, ESCOLA E PROBLEMA., EDUCAÇÃO,ESCOLA E PROBLEMA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_08_2014_08_16_38_idinscrito_2074_c5b3e5f128cadda24255d0d481ebe943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATAN GOMES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NATAN" "autor_email" => "natan_gomes_uepb@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7563 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 337 "inscrito_id" => 2074 "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA BREVE REFLEXÃO" "resumo" => "Resumo: na atualidade, a educação e o ensino vêm passando por um momento desafiador, nos mais contundentes espaços escolares. Porém, quando não se reflete sobre os problemas da educação, ela se processa dentro de uma cultura cristalizada e perenizada. Neste sentido, o ensino tem como intuito a formação humana em sentido amplo, apanhando todas as dimensões da educação: intelectual, afetiva, social; moral e estética. O objetivo é fazer uma breve reflexão sobre o ensino-aprendizagem de geografia nos dias de hoje. A metodologia utilizada se baseou na revisão bibliográfica e na coleta de dados, bem como na relação histórico-dialética. Tendo em vista o objetivo, discute alguns desafios a respeito do ensino de Geografia no hordieno, até porque, a abordagem da pesquisa levará em consideração a ação professor/educando, como sendo norteadores das questões. Neste contexto, foram fundamentais as informações obtidas pelos autores: Luckesi (1994), Callai (2005); Cavalcanti (2005) e Rego et al (2007) entre outros, para dar embasamento teórico ao estudo. Dessa forma, os resultados mostraram que a lista de problemas que o mundo deixou para a educação é enorme, porém a lista de maravilhas, também. Apesar disso, vivemos em uma sociedade bastante desigual, quanto aos aspectos: educacional e social. Para tanto, a educação nem redime nem reproduz a sociedade, mas serve de meio, ao lado de outros meios para dar um suporte teórico sobre os problemas. De tal modo, é preciso ter consciência critica para querer o diferente nos dias de hoje.Palavras-chave: educação, escola e problema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA E PROBLEMA., EDUCAÇÃO, ESCOLA E PROBLEMA., EDUCAÇÃO,ESCOLA E PROBLEMA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_08_2014_08_16_38_idinscrito_2074_c5b3e5f128cadda24255d0d481ebe943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATAN GOMES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NATAN" "autor_email" => "natan_gomes_uepb@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }