PORTFÓLIO: CONTRIBUIÇÕES E INCENTIVOS A LEITURA E PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7797 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 827 "inscrito_id" => 3306 "titulo" => "PORTFÓLIO: CONTRIBUIÇÕES E INCENTIVOS A LEITURA E PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA." "resumo" => "INTRODUÇÃO: A educação superior seja ela em qualquer forma de transmissão, constitui um fator de mudanças na vida de jovens, contribuindo para o desenvolvimento de competências, habilidades, crescimento pessoal, profissional e visão sistêmica de sociedade como um todo. Compreender a concepção de jovens egressos no ensino superior, influência a instituição e aos colaboradores desenvolverem práticas de leituras, pesquisas e questionamentos de problemas cotidianos para um novo entendimento de mundo. Para tanto, o estudo consiste na norteadora pergunta em investigar “quais contribuições que a leitura proporciona na produção de artigo científico acadêmico aos egressos no ensino superior”? Diante disso, foram traçados os seguintes objetivos: 1. Estudar a forma de produção de artigos acadêmicos científicos na UNOPAR – Polo Santa Cruz do Capibaribe – PE. 2. Realizar pesquisas bibliográficas para fundamentos teóricos. 3. Identificar a importância do portfólio no incentivo a leitura no ensino EaD. METODOLOGIA: Para atender os objetivos propostos, foram utilizados a forma defendida por Vergara (2007), tratando-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Quanto aos fins, a mesma caracteriza-se como exploratória, descritiva, explicativa e aplicada; e quanto aos meios, foi bibliográfica e pesquisa de campo. Os sujeitos foram constituídos por Alunos de cursos distintos de nível superior da UNOPAR - Santa Cruz do Capibaribe – PE, onde o universo da mesma foi formado por 650 alunos egressos nas áreas de Letras, Administração, Pedagogia, Matemática e Educação Física. O questionário foi distribuído para discentes, escolhidos por critério de acessibilidade no mês de Abril de 2014. Desse total, conseguiu-se uma amostra de 133 respondentes, a qual corresponde a um percentual de quase 20,46% do universo de alunos egressos pela instituição. É importante destacar que o instrumento dos dados foi validado através de pré-teste, fazendo com que a versão final do questionário fosse facilmente interpretado pelos consultados. RESULTADOS: Dentre os principais resultados, detectaram-se os sentimentos de segurança, entendido como uma resposta positiva ao aceitamento do portfólio semestral, visto como instrumento de avaliação, utilizado pelo professor como mecanismo de controle e julgamento dos estudantes. A compreensão dessa ferramenta tornou-se cada vez mais aceito pelo educando de modo que ele demostrou resultados satisfatórios, alcançados ao longo do desenvolvimento das disciplinas ofertadas nas graduações de cursos distintos. CONCLUSÃO: A partir da realização desta pesquisa, comprovou-se que a leitura na produção de um trabalho acadêmico científica é de extrema importância na formação profissional e, através disto as universidades usam como ferramenta de leitura e prática da escrita os portfólios semestrais, que além de alavancar os resultados das organizações que promovem educação superior de cunho EaD, agregam valor à sua marca, o que constitui um resultado qualitativo imensurável, ou seja, toda a sociedade cresce com o conhecimento adquirido através da Produção Acadêmica Cientifica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "HABILIDADES, CONHECIMENTO, PRODUÇÃO CIENTÍFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_08_48_00_idinscrito_3306_47fb110d5c73cef6e49c19d6555c48ac.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE PAULO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOSE PAULO" "autor_email" => "josepaulo.adm@gmail.com" "autor_ies" => "UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7797 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 827 "inscrito_id" => 3306 "titulo" => "PORTFÓLIO: CONTRIBUIÇÕES E INCENTIVOS A LEITURA E PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA." "resumo" => "INTRODUÇÃO: A educação superior seja ela em qualquer forma de transmissão, constitui um fator de mudanças na vida de jovens, contribuindo para o desenvolvimento de competências, habilidades, crescimento pessoal, profissional e visão sistêmica de sociedade como um todo. Compreender a concepção de jovens egressos no ensino superior, influência a instituição e aos colaboradores desenvolverem práticas de leituras, pesquisas e questionamentos de problemas cotidianos para um novo entendimento de mundo. Para tanto, o estudo consiste na norteadora pergunta em investigar “quais contribuições que a leitura proporciona na produção de artigo científico acadêmico aos egressos no ensino superior”? Diante disso, foram traçados os seguintes objetivos: 1. Estudar a forma de produção de artigos acadêmicos científicos na UNOPAR – Polo Santa Cruz do Capibaribe – PE. 2. Realizar pesquisas bibliográficas para fundamentos teóricos. 3. Identificar a importância do portfólio no incentivo a leitura no ensino EaD. METODOLOGIA: Para atender os objetivos propostos, foram utilizados a forma defendida por Vergara (2007), tratando-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Quanto aos fins, a mesma caracteriza-se como exploratória, descritiva, explicativa e aplicada; e quanto aos meios, foi bibliográfica e pesquisa de campo. Os sujeitos foram constituídos por Alunos de cursos distintos de nível superior da UNOPAR - Santa Cruz do Capibaribe – PE, onde o universo da mesma foi formado por 650 alunos egressos nas áreas de Letras, Administração, Pedagogia, Matemática e Educação Física. O questionário foi distribuído para discentes, escolhidos por critério de acessibilidade no mês de Abril de 2014. Desse total, conseguiu-se uma amostra de 133 respondentes, a qual corresponde a um percentual de quase 20,46% do universo de alunos egressos pela instituição. É importante destacar que o instrumento dos dados foi validado através de pré-teste, fazendo com que a versão final do questionário fosse facilmente interpretado pelos consultados. RESULTADOS: Dentre os principais resultados, detectaram-se os sentimentos de segurança, entendido como uma resposta positiva ao aceitamento do portfólio semestral, visto como instrumento de avaliação, utilizado pelo professor como mecanismo de controle e julgamento dos estudantes. A compreensão dessa ferramenta tornou-se cada vez mais aceito pelo educando de modo que ele demostrou resultados satisfatórios, alcançados ao longo do desenvolvimento das disciplinas ofertadas nas graduações de cursos distintos. CONCLUSÃO: A partir da realização desta pesquisa, comprovou-se que a leitura na produção de um trabalho acadêmico científica é de extrema importância na formação profissional e, através disto as universidades usam como ferramenta de leitura e prática da escrita os portfólios semestrais, que além de alavancar os resultados das organizações que promovem educação superior de cunho EaD, agregam valor à sua marca, o que constitui um resultado qualitativo imensurável, ou seja, toda a sociedade cresce com o conhecimento adquirido através da Produção Acadêmica Cientifica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "HABILIDADES, CONHECIMENTO, PRODUÇÃO CIENTÍFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_08_48_00_idinscrito_3306_47fb110d5c73cef6e49c19d6555c48ac.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE PAULO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOSE PAULO" "autor_email" => "josepaulo.adm@gmail.com" "autor_ies" => "UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }