Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PORTFÓLIO: CONTRIBUIÇÕES E INCENTIVOS A LEITURA E PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

Palavra-chaves: HABILIDADES, CONHECIMENTO, PRODUÇÃO CIENTÍFICA Pôster (PO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7797
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 827
    "inscrito_id" => 3306
    "titulo" => "PORTFÓLIO: CONTRIBUIÇÕES E INCENTIVOS A LEITURA E PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA."
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A educação superior seja ela em qualquer forma de transmissão, constitui um fator de mudanças na vida de jovens, contribuindo para o desenvolvimento de competências, habilidades, crescimento pessoal, profissional e visão sistêmica de sociedade como um todo. Compreender a concepção de jovens egressos no ensino superior, influência a instituição e aos colaboradores desenvolverem práticas de leituras, pesquisas e questionamentos de problemas cotidianos para um novo entendimento de mundo. Para tanto, o estudo consiste na norteadora pergunta em investigar “quais contribuições que a leitura proporciona na produção de artigo científico acadêmico aos egressos no ensino superior”? Diante disso, foram traçados os seguintes objetivos: 1. Estudar a forma de produção de artigos acadêmicos científicos na UNOPAR – Polo Santa Cruz do Capibaribe – PE. 2. Realizar pesquisas bibliográficas para fundamentos teóricos. 3. Identificar a importância do portfólio no incentivo a leitura no ensino EaD. METODOLOGIA: Para atender os objetivos propostos, foram utilizados a forma defendida por Vergara (2007), tratando-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Quanto aos fins, a mesma caracteriza-se como exploratória, descritiva, explicativa e aplicada; e quanto aos meios, foi bibliográfica e pesquisa de campo. Os sujeitos foram constituídos por Alunos de cursos distintos de nível superior da UNOPAR - Santa Cruz do Capibaribe – PE, onde o universo da mesma foi formado por 650 alunos egressos nas áreas de Letras, Administração, Pedagogia, Matemática e Educação Física. O questionário foi distribuído para discentes, escolhidos por critério de acessibilidade no mês de Abril de 2014. Desse total, conseguiu-se uma amostra de 133 respondentes, a qual corresponde a um percentual de quase 20,46% do universo de alunos egressos pela instituição. É importante destacar que o instrumento dos dados foi validado através de pré-teste, fazendo com que a versão final do questionário fosse facilmente interpretado pelos consultados. RESULTADOS: Dentre os principais resultados, detectaram-se os sentimentos de segurança, entendido como uma resposta positiva ao aceitamento do portfólio semestral, visto como instrumento de avaliação, utilizado pelo professor como mecanismo de controle e julgamento dos estudantes. A compreensão dessa ferramenta tornou-se cada vez mais aceito pelo educando de modo que ele demostrou resultados satisfatórios, alcançados ao longo do desenvolvimento das disciplinas ofertadas nas graduações de cursos distintos.  CONCLUSÃO: A partir da realização desta pesquisa, comprovou-se que a leitura na produção de um trabalho acadêmico científica é de extrema importância na formação profissional e, através disto as universidades usam como ferramenta de leitura e prática da escrita os portfólios semestrais, que além de alavancar os resultados das organizações que promovem educação superior de cunho EaD, agregam valor à sua marca, o que constitui um resultado qualitativo imensurável, ou seja, toda a sociedade cresce com o conhecimento adquirido através da Produção Acadêmica Cientifica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "HABILIDADES, CONHECIMENTO, PRODUÇÃO CIENTÍFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_08_48_00_idinscrito_3306_47fb110d5c73cef6e49c19d6555c48ac.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE PAULO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JOSE PAULO"
    "autor_email" => "josepaulo.adm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNOPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7797
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 827
    "inscrito_id" => 3306
    "titulo" => "PORTFÓLIO: CONTRIBUIÇÕES E INCENTIVOS A LEITURA E PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA."
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A educação superior seja ela em qualquer forma de transmissão, constitui um fator de mudanças na vida de jovens, contribuindo para o desenvolvimento de competências, habilidades, crescimento pessoal, profissional e visão sistêmica de sociedade como um todo. Compreender a concepção de jovens egressos no ensino superior, influência a instituição e aos colaboradores desenvolverem práticas de leituras, pesquisas e questionamentos de problemas cotidianos para um novo entendimento de mundo. Para tanto, o estudo consiste na norteadora pergunta em investigar “quais contribuições que a leitura proporciona na produção de artigo científico acadêmico aos egressos no ensino superior”? Diante disso, foram traçados os seguintes objetivos: 1. Estudar a forma de produção de artigos acadêmicos científicos na UNOPAR – Polo Santa Cruz do Capibaribe – PE. 2. Realizar pesquisas bibliográficas para fundamentos teóricos. 3. Identificar a importância do portfólio no incentivo a leitura no ensino EaD. METODOLOGIA: Para atender os objetivos propostos, foram utilizados a forma defendida por Vergara (2007), tratando-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Quanto aos fins, a mesma caracteriza-se como exploratória, descritiva, explicativa e aplicada; e quanto aos meios, foi bibliográfica e pesquisa de campo. Os sujeitos foram constituídos por Alunos de cursos distintos de nível superior da UNOPAR - Santa Cruz do Capibaribe – PE, onde o universo da mesma foi formado por 650 alunos egressos nas áreas de Letras, Administração, Pedagogia, Matemática e Educação Física. O questionário foi distribuído para discentes, escolhidos por critério de acessibilidade no mês de Abril de 2014. Desse total, conseguiu-se uma amostra de 133 respondentes, a qual corresponde a um percentual de quase 20,46% do universo de alunos egressos pela instituição. É importante destacar que o instrumento dos dados foi validado através de pré-teste, fazendo com que a versão final do questionário fosse facilmente interpretado pelos consultados. RESULTADOS: Dentre os principais resultados, detectaram-se os sentimentos de segurança, entendido como uma resposta positiva ao aceitamento do portfólio semestral, visto como instrumento de avaliação, utilizado pelo professor como mecanismo de controle e julgamento dos estudantes. A compreensão dessa ferramenta tornou-se cada vez mais aceito pelo educando de modo que ele demostrou resultados satisfatórios, alcançados ao longo do desenvolvimento das disciplinas ofertadas nas graduações de cursos distintos.  CONCLUSÃO: A partir da realização desta pesquisa, comprovou-se que a leitura na produção de um trabalho acadêmico científica é de extrema importância na formação profissional e, através disto as universidades usam como ferramenta de leitura e prática da escrita os portfólios semestrais, que além de alavancar os resultados das organizações que promovem educação superior de cunho EaD, agregam valor à sua marca, o que constitui um resultado qualitativo imensurável, ou seja, toda a sociedade cresce com o conhecimento adquirido através da Produção Acadêmica Cientifica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "HABILIDADES, CONHECIMENTO, PRODUÇÃO CIENTÍFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_08_48_00_idinscrito_3306_47fb110d5c73cef6e49c19d6555c48ac.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE PAULO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JOSE PAULO"
    "autor_email" => "josepaulo.adm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNOPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação superior seja ela em qualquer forma de transmissão, constitui um fator de mudanças na vida de jovens, contribuindo para o desenvolvimento de competências, habilidades, crescimento pessoal, profissional e visão sistêmica de sociedade como um todo. Compreender a concepção de jovens egressos no ensino superior, influência a instituição e aos colaboradores desenvolverem práticas de leituras, pesquisas e questionamentos de problemas cotidianos para um novo entendimento de mundo. Para tanto, o estudo consiste na norteadora pergunta em investigar “quais contribuições que a leitura proporciona na produção de artigo científico acadêmico aos egressos no ensino superior”? Diante disso, foram traçados os seguintes objetivos: 1. Estudar a forma de produção de artigos acadêmicos científicos na UNOPAR – Polo Santa Cruz do Capibaribe – PE. 2. Realizar pesquisas bibliográficas para fundamentos teóricos. 3. Identificar a importância do portfólio no incentivo a leitura no ensino EaD. METODOLOGIA: Para atender os objetivos propostos, foram utilizados a forma defendida por Vergara (2007), tratando-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Quanto aos fins, a mesma caracteriza-se como exploratória, descritiva, explicativa e aplicada; e quanto aos meios, foi bibliográfica e pesquisa de campo. Os sujeitos foram constituídos por Alunos de cursos distintos de nível superior da UNOPAR - Santa Cruz do Capibaribe – PE, onde o universo da mesma foi formado por 650 alunos egressos nas áreas de Letras, Administração, Pedagogia, Matemática e Educação Física. O questionário foi distribuído para discentes, escolhidos por critério de acessibilidade no mês de Abril de 2014. Desse total, conseguiu-se uma amostra de 133 respondentes, a qual corresponde a um percentual de quase 20,46% do universo de alunos egressos pela instituição. É importante destacar que o instrumento dos dados foi validado através de pré-teste, fazendo com que a versão final do questionário fosse facilmente interpretado pelos consultados. RESULTADOS: Dentre os principais resultados, detectaram-se os sentimentos de segurança, entendido como uma resposta positiva ao aceitamento do portfólio semestral, visto como instrumento de avaliação, utilizado pelo professor como mecanismo de controle e julgamento dos estudantes. A compreensão dessa ferramenta tornou-se cada vez mais aceito pelo educando de modo que ele demostrou resultados satisfatórios, alcançados ao longo do desenvolvimento das disciplinas ofertadas nas graduações de cursos distintos. CONCLUSÃO: A partir da realização desta pesquisa, comprovou-se que a leitura na produção de um trabalho acadêmico científica é de extrema importância na formação profissional e, através disto as universidades usam como ferramenta de leitura e prática da escrita os portfólios semestrais, que além de alavancar os resultados das organizações que promovem educação superior de cunho EaD, agregam valor à sua marca, o que constitui um resultado qualitativo imensurável, ou seja, toda a sociedade cresce com o conhecimento adquirido através da Produção Acadêmica Cientifica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.