AGÊNCIA OU ESTRUTURA? O USO DO JOGO DE CARTAS AGÊNCIA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76829 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 243 "inscrito_id" => null "titulo" => "AGÊNCIA OU ESTRUTURA? O USO DO JOGO DE CARTAS AGÊNCIA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "NESTE TRABALHO SERÁ APRESENTADO O USO DO JOGO DE CARTAS “AGÊNCIA” COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTE JOGO FOI CONCEBIDO COMO UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR EDUCADORES NO ENSINO DA SOCIOLOGIA, EM ESPECIAL POR MEIO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA. EM 2018 O JOGO “AGÊNCIA” FOI UTILIZADO EM TRÊS TURMAS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (CA-UFSC), NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS (SC), COM O OBJETIVO DE POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO CRÍTICA E COLETIVA DO CONHECIMENTO ACERCA DA RELAÇÃO INDIVÍDUO/SOCIEDADE, POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM. AS REGRAS DO JOGO SERÃO BREVEMENTE APRESENTADAS, COM VISTAS A SITUAR LEITORES QUANTO AO SEU FUNCIONAMENTO. TAMBÉM SERÁ FEITA UMA DISCUSSÃO, DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA SOCIOLOGIA ACERCA DO DEBATE ENTRE AGÊNCIA E ESTRUTURA. POR FIM, APRESENTAREMOS UM RELATO DA UTILIZAÇÃO DESTE JOGO JUNTO ÀS TURMAS CITADAS E SEUS RESULTADOS, CONSIDERANDO O QUANTO FOI POSSÍVEL ENVOLVER ESTUDANTES NAS DISCUSSÕES CONCEITUAIS E TRABALHÁ-LAS DE MANEIRA QUALIFICADA." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14" "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "61a63dd1d1b18_30112021120553.pdf" "created_at" => "2021-11-30 12:05:53" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THEREZA CRISTINA BERTAZZO SILVEIRA VIANA" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "therezacristinaviana@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76829 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 243 "inscrito_id" => null "titulo" => "AGÊNCIA OU ESTRUTURA? O USO DO JOGO DE CARTAS AGÊNCIA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "NESTE TRABALHO SERÁ APRESENTADO O USO DO JOGO DE CARTAS “AGÊNCIA” COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTE JOGO FOI CONCEBIDO COMO UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR EDUCADORES NO ENSINO DA SOCIOLOGIA, EM ESPECIAL POR MEIO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA. EM 2018 O JOGO “AGÊNCIA” FOI UTILIZADO EM TRÊS TURMAS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (CA-UFSC), NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS (SC), COM O OBJETIVO DE POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO CRÍTICA E COLETIVA DO CONHECIMENTO ACERCA DA RELAÇÃO INDIVÍDUO/SOCIEDADE, POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM. AS REGRAS DO JOGO SERÃO BREVEMENTE APRESENTADAS, COM VISTAS A SITUAR LEITORES QUANTO AO SEU FUNCIONAMENTO. TAMBÉM SERÁ FEITA UMA DISCUSSÃO, DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA SOCIOLOGIA ACERCA DO DEBATE ENTRE AGÊNCIA E ESTRUTURA. POR FIM, APRESENTAREMOS UM RELATO DA UTILIZAÇÃO DESTE JOGO JUNTO ÀS TURMAS CITADAS E SEUS RESULTADOS, CONSIDERANDO O QUANTO FOI POSSÍVEL ENVOLVER ESTUDANTES NAS DISCUSSÕES CONCEITUAIS E TRABALHÁ-LAS DE MANEIRA QUALIFICADA." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14" "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "61a63dd1d1b18_30112021120553.pdf" "created_at" => "2021-11-30 12:05:53" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THEREZA CRISTINA BERTAZZO SILVEIRA VIANA" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "therezacristinaviana@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }