Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, PANDEMIA, METODOLOGIAS, SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75624
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 133
    "inscrito_id" => 606
    "titulo" => """
      ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E\r\n
      POSSIBILIDADES NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
      """
    "resumo" => "O ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) COMEÇOU A SER DEBATIDO NA VIRADA PARA SÉCULO XXI E FOI CONCEBIDO COMO UM MODELO OPTATIVO E COMPLEMENTAR AO ENSINO TRADICIONAL PRESENCIAL. TAL METODOLOGIA FICOU MAIS CONHECIDA E DIFUNDIDA PELA PANDEMIA DA COVID-19. NESSE CONTEXTO, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS E A INTRODUÇÃO DO ENSINO REMOTO FOI NECESSÁRIA. AS AULAS PASSARAM A CONTAR COM O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). DIANTE DA IMPOSSIBILIDADE DA REALIZAÇÃO DE AULAS PRESENCIAIS, PROFESSORES/AS SE REINVENTARAM E SE ADAPTARAM AO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INERENTES AO ENSINO REMOTO, EM QUE MUITOS NÃO ERAM ACOSTUMADOS OU SABIAM FAZER USO DE TAIS FERRAMENTAS. DESTARTE, FAZ-SE NECESSÁRIO PESQUISAR SOBRE A TEMÁTICA EM TELA E TODAS AS DISCUSSÕES QUE A ENVOLVEM. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR E EXPOR INDICADORES QUALITATIVOS ACERCA DE METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ANALISANDO, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ALUNOS/AS E DE ALGUNS PROFESSORES/AS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E DO CEARÁ (ARQUÉTIPOS DE EDUCAÇÃO DISTINTOS), AS EXPERIÊNCIAS DESTES ATORES COM O ENSINO REMOTO, ANALISANDO PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESSA MODALIDADE DE ENSINO. A PESQUISA QUALITATIVA É REALIZADA DE FORMA REMOTA, UTILIZANDO AS PLATAFORMAS GOOGLE FORMS E O MENTIMETER COMO DISPOSITIVOS DE COLETA E ARMAZENAMENTO DE DADOS PARA AS QUESTÕES DESTINADAS A ALUNOS E PROFESSORES COM O INTUITO DE EVIDENCIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA. A PESQUISA TEVE INÍCIO EM FEVEREIRO DE 2021 E ESTÁ EM SUA FASE INICIAL. NO QUE SE REFERE ÀS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, OS QUESTINONÁRIOS SERÃO ENVIADOS DE FORMA VIRTUAL PARA ALUNOS/AS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS NAS CIDADES DE MOSSORÓ/RN, APODI/RN E ARACATI/CE, PARA QUE, POR MEIO DA REFERIDA  AMOSTRAGEM, SEJA POSSÍVEL FAZER UMA ANÁLISE E PROFERIR OS RESULTADOS DO PRESENTE ESTUDO. NO DECORRER DA PESQUISA, AINDA INCIPIENTE, AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS POR ALGUNS DOCENTES DEMONSTRAM QUE O RENDIMENTO DOS DISCENTES TIVERAM UM DECLÍNIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM A INTRODUÇÃO DO ENSINO REMOTO E A CONSEQUENTE UTILIZAÇÃO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS E ATIVIDADES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PANDEMIA, METODOLOGIAS, SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID606_22032021152253.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMYKSON SUEVY RIBEIRO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EMYKSON"
    "autor_email" => "emykson.edu@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75624
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 133
    "inscrito_id" => 606
    "titulo" => """
      ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E\r\n
      POSSIBILIDADES NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
      """
    "resumo" => "O ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) COMEÇOU A SER DEBATIDO NA VIRADA PARA SÉCULO XXI E FOI CONCEBIDO COMO UM MODELO OPTATIVO E COMPLEMENTAR AO ENSINO TRADICIONAL PRESENCIAL. TAL METODOLOGIA FICOU MAIS CONHECIDA E DIFUNDIDA PELA PANDEMIA DA COVID-19. NESSE CONTEXTO, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS E A INTRODUÇÃO DO ENSINO REMOTO FOI NECESSÁRIA. AS AULAS PASSARAM A CONTAR COM O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). DIANTE DA IMPOSSIBILIDADE DA REALIZAÇÃO DE AULAS PRESENCIAIS, PROFESSORES/AS SE REINVENTARAM E SE ADAPTARAM AO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INERENTES AO ENSINO REMOTO, EM QUE MUITOS NÃO ERAM ACOSTUMADOS OU SABIAM FAZER USO DE TAIS FERRAMENTAS. DESTARTE, FAZ-SE NECESSÁRIO PESQUISAR SOBRE A TEMÁTICA EM TELA E TODAS AS DISCUSSÕES QUE A ENVOLVEM. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR E EXPOR INDICADORES QUALITATIVOS ACERCA DE METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ANALISANDO, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ALUNOS/AS E DE ALGUNS PROFESSORES/AS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E DO CEARÁ (ARQUÉTIPOS DE EDUCAÇÃO DISTINTOS), AS EXPERIÊNCIAS DESTES ATORES COM O ENSINO REMOTO, ANALISANDO PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESSA MODALIDADE DE ENSINO. A PESQUISA QUALITATIVA É REALIZADA DE FORMA REMOTA, UTILIZANDO AS PLATAFORMAS GOOGLE FORMS E O MENTIMETER COMO DISPOSITIVOS DE COLETA E ARMAZENAMENTO DE DADOS PARA AS QUESTÕES DESTINADAS A ALUNOS E PROFESSORES COM O INTUITO DE EVIDENCIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA. A PESQUISA TEVE INÍCIO EM FEVEREIRO DE 2021 E ESTÁ EM SUA FASE INICIAL. NO QUE SE REFERE ÀS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, OS QUESTINONÁRIOS SERÃO ENVIADOS DE FORMA VIRTUAL PARA ALUNOS/AS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS NAS CIDADES DE MOSSORÓ/RN, APODI/RN E ARACATI/CE, PARA QUE, POR MEIO DA REFERIDA  AMOSTRAGEM, SEJA POSSÍVEL FAZER UMA ANÁLISE E PROFERIR OS RESULTADOS DO PRESENTE ESTUDO. NO DECORRER DA PESQUISA, AINDA INCIPIENTE, AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS POR ALGUNS DOCENTES DEMONSTRAM QUE O RENDIMENTO DOS DISCENTES TIVERAM UM DECLÍNIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM A INTRODUÇÃO DO ENSINO REMOTO E A CONSEQUENTE UTILIZAÇÃO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS E ATIVIDADES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PANDEMIA, METODOLOGIAS, SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID606_22032021152253.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMYKSON SUEVY RIBEIRO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EMYKSON"
    "autor_email" => "emykson.edu@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) COMEÇOU A SER DEBATIDO NA VIRADA PARA SÉCULO XXI E FOI CONCEBIDO COMO UM MODELO OPTATIVO E COMPLEMENTAR AO ENSINO TRADICIONAL PRESENCIAL. TAL METODOLOGIA FICOU MAIS CONHECIDA E DIFUNDIDA PELA PANDEMIA DA COVID-19. NESSE CONTEXTO, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS E A INTRODUÇÃO DO ENSINO REMOTO FOI NECESSÁRIA. AS AULAS PASSARAM A CONTAR COM O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). DIANTE DA IMPOSSIBILIDADE DA REALIZAÇÃO DE AULAS PRESENCIAIS, PROFESSORES/AS SE REINVENTARAM E SE ADAPTARAM AO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INERENTES AO ENSINO REMOTO, EM QUE MUITOS NÃO ERAM ACOSTUMADOS OU SABIAM FAZER USO DE TAIS FERRAMENTAS. DESTARTE, FAZ-SE NECESSÁRIO PESQUISAR SOBRE A TEMÁTICA EM TELA E TODAS AS DISCUSSÕES QUE A ENVOLVEM. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR E EXPOR INDICADORES QUALITATIVOS ACERCA DE METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ANALISANDO, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ALUNOS/AS E DE ALGUNS PROFESSORES/AS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E DO CEARÁ (ARQUÉTIPOS DE EDUCAÇÃO DISTINTOS), AS EXPERIÊNCIAS DESTES ATORES COM O ENSINO REMOTO, ANALISANDO PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESSA MODALIDADE DE ENSINO. A PESQUISA QUALITATIVA É REALIZADA DE FORMA REMOTA, UTILIZANDO AS PLATAFORMAS GOOGLE FORMS E O MENTIMETER COMO DISPOSITIVOS DE COLETA E ARMAZENAMENTO DE DADOS PARA AS QUESTÕES DESTINADAS A ALUNOS E PROFESSORES COM O INTUITO DE EVIDENCIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA. A PESQUISA TEVE INÍCIO EM FEVEREIRO DE 2021 E ESTÁ EM SUA FASE INICIAL. NO QUE SE REFERE ÀS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, OS QUESTINONÁRIOS SERÃO ENVIADOS DE FORMA VIRTUAL PARA ALUNOS/AS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS NAS CIDADES DE MOSSORÓ/RN, APODI/RN E ARACATI/CE, PARA QUE, POR MEIO DA REFERIDA AMOSTRAGEM, SEJA POSSÍVEL FAZER UMA ANÁLISE E PROFERIR OS RESULTADOS DO PRESENTE ESTUDO. NO DECORRER DA PESQUISA, AINDA INCIPIENTE, AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS POR ALGUNS DOCENTES DEMONSTRAM QUE O RENDIMENTO DOS DISCENTES TIVERAM UM DECLÍNIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM A INTRODUÇÃO DO ENSINO REMOTO E A CONSEQUENTE UTILIZAÇÃO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS E ATIVIDADES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.