Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

ENSINO REMOTO E O PREJUÍZO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Palavra-chaves: PROMOÇÃO DA SAÚDE, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO REMOTO, PANDEMIA, SEDENTARISMO Tema Livre (TL) AT 03 - SAÚDE E REABILITAÇÃO
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Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

A CRISE SANITÁRIA GERADA PELO COVID-19 RESULTOU EM MEDIDAS ENÉRGICAS INSERINDO A SOCIEDADE AO CONTEXTO DE QUARENTENA (DISTANCIAMENTO SOCIAL), COM ISSO, ALÉM DA SAÚDE, UMA DAS ÁREAS AFETADAS FOI A EDUCAÇÃO. ESTE ENSAIO ACADÊMICO FOI PENSADO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA MINISTRADA POR MEIO DO EAD - GOOGLE CLASSROOM NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE SÃO PAULO E DISCUTIDO COM BASE NO REFERENCIAL DA PROMOÇÃO DA SAÚDE. O OBJETIVO FOI A DISCUSSÃO DOS POSSÍVEIS IMPACTOS DAS AULAS REMOTAS NO ÂMBITO DA SAÚDE E DA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR PARA AS AULAS DURANTE A PANDEMIA (TRILHAS DE APRENDIZAGEM). A OMS (1948) AFIRMA QUE SAÚDE É “O ESTADO DE COMPLETO BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL E NÃO SE LIMITA À AUSÊNCIA DE DOENÇA OU ENFERMIDADE”, É RECURSO FUNDAMENTAL À VIDA E SEU FOMENTO ESTÁ PARA ALÉM DO SETOR SAÚDE, COLOCANDO EM DESTAQUE A ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: “PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DA COMUNIDADE NA DIREÇÃO DA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE”, COMO APONTA A CARTA DE OTAWA (1986). AS DEMANDAS DESTE CONTEXTO SÃO ATENDIDAS VIA POLÍTICAS INTRA E INTERSETORIAIS, SENDO NECESSÁRIO O PROTAGONISMO DA EDUCAÇÃO NAS DINÂMICAS DE VALORIZAÇÃO, DIFUSÃO E ORIENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE COLABOREM AO EMPODERAMENTO DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO, NO CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA, E TAMBÉM DOS PRECEITOS BÁSICOS DE SAÚDE. O BRASIL REGISTRA LEVANTAMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS QUE DEMONSTRAM OS PERIGOS DOS FATORES DE RISCOS NAS DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM COMPORTAMENTOS DISTANTES DA SAÚDE, EM GERAL, ALIMENTAÇÃO INADEQUADA, INATIVIDADE FÍSICA E MUITAS HORAS EM COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO, CONDUZINDO À OBESIDADE E EXCESSO DE PESO, HIPERTENSÃO, SÍNDROME METABÓLICA, DIABETES, TÃO LOGO, ÀS DOENÇAS CARDIOVASCULARES. ESTES ASSUNTOS SÃO RELEVANTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM OBJETIVANDO FAZER OS ALUNOS ENTENDEREM AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS CORPORAIS E OS BENEFÍCIOS À SAÚDE QUE AS ACOMPANHAM. O MATERIAL DIDÁTICO DAS AULAS REMOTAS ESTRUTUROU-SE EM DOIS VOLUMES: O PRIMEIRO NÃO REGISTROU AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O SEGUNDO ABORDOU AS DANÇAS, GINÁSTICAS, ESPORTES, LUTAS, ATIVIDADES DE AVENTURA, JOGOS ELETRÔNICOS E DE TABULEIRO. ALÉM DA IMPOSSIBILIDADE DO ESPAÇO ESCOLAR, NEM TODAS AS CRIANÇAS POSSUÍAM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS. CONSIDERAMOS QUE AS AULAS À DISTÂNCIA COLABORARAM NA AMPLIAÇÃO DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DOS ALUNOS, AFASTANDO-OS DAS AULAS PRÁTICAS. AINDA QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ESTEJA PAUTADA NA CULTURA, O MOVIMENTO POR SI SÓ JÁ DESENVOLVE PAPEL RELEVANTE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE. O DOCUMENTO CURRICULAR SUBSUMIU ESTE ASSUNTO, EXIGINDO DO PROFESSOR A SENSIBILIDADE DE CONECTAR OS TEMAS À SAÚDE, PORÉM, SE NÃO HOUVE TAL PREOCUPAÇÃO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE A PROMOÇÃO DA SAÚDE PELA EDUCAÇÃO FOI NEGLIGENCIADA, AO MENOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM CONDIÇÃO REMOTA INDUZIDA PELA PANDEMIA.

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