EM 18 DE MARÇO DE 2.020 FOI DETERMINADA A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE E A PORTARIA SMED N° 102/2.020 RATIFICOU TAL DECISÃO NAS NO ÂMBITO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS. TAL MEDIDA FOI ADOTADA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA CAUSADA PELO SARS-COV-2. APÓS A PERSISTÊNCIA DA REFERIDA PANDEMIA, QUE SE ESTENDEU POR TODO O ANO DE 2.020 E SE MOSTRA FORTE TAMBÉM EM 2.021, A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE (SMED-BH) AGIU DE FORMA MAIS SISTEMÁTICA NO SENTIDO DO ENCAMINHAMENTO DE AÇÕES, PARA QUE OS SEUS ESTUDANTES NÃO PERSISTISSEM SENDO PREJUDICADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO / EDUCAÇÃO ESCOLAR. NESTE CONTEXTO, A ESCOLA MOVIMENTO – NOME FICTÍCIO ATRIBUÍDO À ESCOLA PESQUISADA, LOCALIZADA NA REGIONAL LESTE, ORGANIZOU-SE PARA DAR PROSSEGUIMENTO A SUAS ATIVIDADES FINS NESSA NOVA REALIDADE. ASSIM, FOI ORGANIZADA UMA PROPOSTA DE TRABALHO CENTRADA NO GOOGLE SALA DE AULA, COM AULAS SÍNCRONAS E OUTRAS AÇÕES SUPLEMENTARES. O OBJETIVO DESTE TRABALHO DE PESQUISA FOI: INVESTIGAR ESTUDANTES DE 8OS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA DA REGIONAL LESTE DA SMED-BH, ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. EM TERMOS METODOLÓGICOS TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO DE CAMPO REALIZADO COM 53 (60,92% DOS ESTUDANTES DE TRÊS TURMAS DE 8° ANO), SENDO 29 RAPAZES E 24 MOÇAS, COM 12 – 18,87%, 13 – 73,58% E 14 – 7,55, ANOS DE IDADE. ESSE LEVANTAMENTO FOI REALIZADO A PARTIR DE UM INSTRUMENTO CONSTITUÍDO DE 13 QUESTÕES OBJETIVAS – DE MÚLTIPLA ESCOLHA, DESENVOLVIDO NO GOOGLE FORMS ESPECIALMENTE PARA ESTE ESTUDO. O LINK PARA QUE O LEVANTAMENTO FOSSE FEITO FOI POSTADO NO CHAT NO ENCONTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO DIA 06.04.2.021, APÓS ACERTO COM A DIREÇÃO DA ESCOLA E COM O PROFESSOR RESPONSÁVEL POR ESSE COMPONENTE CURRICULAR, OS ESCLARECIMENTOS DEVIDOS AOS PARTICIPANTES, CUJO SIGILO EM RELAÇÃO A SEUS NOMES FOI AFIANÇADO. PARA 83% DOS ESTUDANTES PESQUISADOS A EF TEM A MESMA IMPORTÂNCIA DOS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES E 81,1% AFIRMARAM GOSTAR DESSAS AULAS. QUANDO INDAGADOS SOBRE OS CONTEÚDOS QUE MAIS GOSTAM APONTARAM OS ESPORTES (66%), OS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS (15,1%) E AS DANÇAS (13,2%) E OS QUE MENOS GOSTAM AS DANÇAS (35,8%), AS LUTAS (32,1%) E OS ESPORTES (13,2%). NO QUE DIZ RESPEITO A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EF ANTES DA PANDEMIA OS PESQUISADOS DISSERAM QUE PARTICIPAVAM DE TODAS (81,2%) OU DE QUASE TODAS (15,1%), AVALIARAM ESSAS AULAS ERAM BOAS (11,3%), MUITO BOAS (37,7%) OU ÓTIMAS (43,4%) E QUE FAZIAM (88,7%) ATIVIDADES - ESTUDOS E PESQUISAS, PROGRAMADAS COMO “PARA CASA”. RESPONDENDO SOBRE A EF NO CONTEXTO DA PANDEMIA, ISTO É, APÓS A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS E A MUDANÇA DO TRABALHO ESCOLAR PARA O GOOGLE SALA DE AULA, 64,2% DOS ESTUDANTES DISSERAM TER FEITO AS ATIVIDADES PROGRAMADAS “PARA CASA” E 34% MENCIONARAM TER FEITO UMA PARTE DESSAS. AS AULAS SÍNCRONAS DE EF, OFERECIDAS PELO GOOGLE MEET, FORAM CONSIDERADAS IMPORTANTES (60,4%) E MUITO IMPORTANTES (30,2%) PELOS ESTUDANTES, QUE AFIRMARAM TER MOTIVAÇÃO, INTERESSE DE MODERADO (49,1%) A GRANDE (37,7%) NESSE PROCESSO. TAMBÉM DISSERAM TER VONTADE OU ESTAREM DISPOSTOS (83%) PARA FAZEREM ATIVIDADES “PRÁTICAS” EM SUAS RESIDÊNCIAS, SEMPRE QUE FOREM INDICADAS PELO PROFESSOR DE EF. CONCLUI-SE QUE A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA MOVIMENTO NÃO INVIABILIZOU O ENSINO DA EF.