Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

PANDEMIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO BÁSICA: OS PERIGOS NOS DISCURSOS FALACIOSOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, PANDEMIA, ENSINO À DISTÂNCIA, TECNOLOGIA Tema Livre (TL) AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
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Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

OS ANOS DE 2020 E 2021 VÃO ENTRAR PARA A HISTÓRIA POR CONTA DA CRISE SANITÁRIA CAUSADA PELO COVID-19. A PANDEMIA OBRIGOU OS PAÍSES A ADOTAREM MEDIDAS EXTREMAS DE COMBATE AO VÍRUS E AS CONSEQUÊNCIAS FORAM SENTIDAS EM TODAS AS ÁREAS DA SOCIEDADE. REGISTROU-SE O AUMENTO EXPRESSIVO NA TAXA DE DESEMPREGO, REFORMULAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO PARA EVITAR O COLAPSO, SOBRECARGA NA SAÚDE E, ENTRE OUTRAS QUESTÕES, A EDUCAÇÃO EXTERNOU TODA SUA FRAGILIDADE, PRINCIPALMENTE A EDUCAÇÃO PÚBLICA. ESTE TRABALHO É UM ENSAIO ACADÊMICO, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O USO DO GOOGLE CLASSROOM NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO, FUNDAMENTADO EM REFERENCIAL SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA, ENSINO HÍBRIDO, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO. OBJETIVOU-SE A ANÁLISE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA E A REFLEXÃO CRÍTICA DO ENSINO À DISTÂNCIA (EAD) COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. INICIALMENTE É PRECISO COMPREENDER QUE O BRASIL NÃO ESTAVA PREPARADO PARA ENFRENTAR TAMANHA CRISE NA SAÚDE. EM MEIO AOS PROBLEMAS CAUSADOS, A EDUCAÇÃO SE MOSTROU EXTREMAMENTE VULNERÁVEL, TODOS OS ALUNOS E PROFESSORES FORAM OBRIGADOS A PERMANECEREM EM SUAS RESIDÊNCIAS, OS SISTEMAS DE ENSINO SE VIRAM FORÇADOS A CONTRATAREM PLATAFORMAS EDUCACIONAIS VIRTUAIS DE MANEIRA EMERGENCIAL, OS PROFESSORES VIVENCIARAM UM CENÁRIO CONTURBADO DE FORMAÇÃO ACELERADA PARA AMBIENTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATÉ ENTÃO ESTRANHO E, OS ALUNOS SE TORNARAM REFÉNS DESTE CONTEXTO EDUCACIONAL ADVERSO, COMPLEXO E INSUFICIENTE EM DIVERSOS ASPECTOS. O MODELO DE ENSINO HISTORICAMENTE PRATICADO JÁ NÃO ERA POSSÍVEL E FOI SUBSTITUÍDO PELOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. ISSO ESCANCAROU A DESIGUALDADE SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR E TEM PROMOVIDO INTENSOS DEBATES. NESTE MOMENTO DE ORGANIZAÇÃO ESTRATÉGICA PARA VIABILIZAR O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS, ALGUNS DISCURSOS ADQUIRIRAM FORÇA E PARECE-NOS TEMERÁRIOS OS ARGUMENTOS UTILIZADOS DE SUPERVALORIZAR DO EAD NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. SOB A CORTINA DA RESSIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O USO DAS TDICS EM AMBIENTE ESCOLAR ECOA A IDEIA DE RENOVAÇÃO DA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLARIZAÇÃO. É PRECISO DESTACAR QUE A EDUCAÇÃO BÁSICA TEM O COMPROMISSO DE FORMAR O INDIVÍDUO PARA AS PRÁTICAS SOCIAIS A POSSIBILITAR CIDADÃOS AUTÔNOMOS EM CONDIÇÕES DE CONVIVER SOLIDARIAMENTE E RESPEITANDO VALORES FUNDAMENTAIS DE DIREITOS HUMANOS. ESTE PROCESSO SÓ PODE SE EFETIVAR MEDIANTE RELAÇÕES INTERPESSOAIS E COM MEDIAÇÃO DE PROFISSIONAIS PREPARADOS. PORTANTO, PENSAR EM SUBSTITUIR AS AULAS PRESENCIAIS PELO EAD NESTE RESPECTIVO NÍVEL DE ENSINO, ALÉM DE COMPROMETER A FORMAÇÃO DOS NOSSOS JOVENS, TRANSFORMA O DIREITO À EDUCAÇÃO EM OBJETO SECUNDÁRIO, AUMENTA O ABISMO CULTURAL ENTRE RICOS E POBRES, FOMENTA RISCOS DE MAL USO DOS RECURSOS PÚBLICOS, POTENCIALIZA A DESVALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO E TENDE A COLABORAR PARA PRECARIZAÇÃO DO CONTEXTO GERAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA.

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