Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

CORPOTÊNCIA: DO APLICAR À EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ESPORTE COMUNITÁRIO, EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, , Tema Livre (TL) AT 08 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
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Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É UMA REFLEXÃO SOBRE OS PAPEIS SOCIAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) E SUA ATUAÇÃO NAS COMUNIDADES, ENSINANDO MODALIDADES ESPORTIVAS. É COMUM OUVIR FRASES COMO: “PROFESSORES DE EF TÊM A RESPONSABILIDADE DE FORMAR CIDADÃOS, ENSINAR VALORES”. LOGO, QUE SUJEITOS DE ENUNCIAÇÃO SÃO OS PROFESSORES DE EF? QUAIS ENUNCIADOS ELES PROCLAMAM? QUE CIDADÃOS SÃO ESSES A SEREM “FORMADOS”? PARA QUEM, PARA QUAIS INTERESSES? A EF PARECE SER UMA ÁREA NA QUAL O ANSEIO PELO “APLICAR” É CONSTANTE: “AH, MUITO BONITO NA TEORIA, MAS COMO APLICO ISSO NA PRÁTICA?”. PORÉM, O QUE SERIA A PRÁTICA? ADERIR AO EXERCÍCIO QUE O PROFESSOR PROPÕE? SIMPLESMENTE PARTICIPAR DE UMA ATIVIDADE? SERIA LEGÍTIMO O “COMO” VIR ANTES DAS COMPREENSÕES DOS PROBLEMAS? O CAPITALISMO INDUZ A SEGUIR DIVERSOS PADRÕES ESTABELECIDOS E MOLDA COMPORTAMENTOS, AÇÕES E DESEJOS. DESSE PROCESSO, EMERGE O SER HUMANO MODERNO, QUE VALIDA O MUNDO PELO SABER, PELO PODER E PELA VONTADE. UM SER QUE TRABALHA, QUE ESTÁ INFORMADO, QUE OPINA, QUE PÕE SUA EXISTÊNCIA NO FAZER DAS COISAS, EM CONSTANTE ATIVIDADE E QUE NÃO PODE PARAR. COMO PROFESSORES DE ESPORTES EM ESPAÇOS COMUNITÁRIOS, NOTAMOS QUE HÁ UMA EXPECTATIVA COLOCADA EM NOSSO TRABALHO, QUE O DIRIGE A UM CONTEXTO FUNCIONAL, COM O OBJETIVO DE MANTER A ESTABILIDADE E O “BOM” FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE, COLABORANDO COM A DOMINAÇÃO DO SISTEMA VIGENTE DE PERPETUAÇÃO DO PODER. PERCEBEMOS QUE A PRÁTICA SISTEMATIZADA DO ESPORTE, PELA EF, HÁ TEMPOS TEM ENGENDRADO CORPOS PARA UMA SOCIEDADE COMPETITIVA E DE RENDIMENTO. EM SEU ARTIGO SOBRE O SABER DA EXPERIÊNCIA, JORGE LAROSSA, APRESENTA TRÊS MANEIRAS DISTINTAS DE CONCEBER A EDUCAÇÃO: CIENTÍFICA E TÉCNICA; CRÍTICA; E COM ÊNFASE NA EXPERIÊNCIA. A CLARA INFLUÊNCIA NIETZSCHIANA DO AUTOR, NOS REMETE A ZARATUSTRA E ÀS TRÊS METAMORFOSES DO ESPÍRITO. QUANDO CAMELO, O ENSINO TÉCNICO. SABER O “COMO”. OBEDECER E PRODUZIR. SER UM CIDADÃO EXEMPLAR. ATÉ QUE O CAMELO SE CANSA, RACHA DE TANTO SER “PRÓ-ATIVO”, E SE TRANSMUTA EM LEÃO. LEÃO QUE RUGE CONTRA OS ABUSOS, QUE SE IMPÕE VEEMENTEMENTE, QUE DESOBEDECE QUANDO A ORDEM É INJUSTA. FAZ CRÍTICAS. FINALMENTE, SE O GRANDE FELINO PERCEBER QUE A VIDA VAI ALÉM DAS BARREIRAS FORMAIS, DE NORMAS E REGRAS PRÉ-ESTABELECIDAS, É GERADA A CRIANÇA. CRIANÇA QUE EXPERIMENTA, QUE AFETA E É AFETADA, QUE AFIRMA A VIDA EM SUAS CONTINGÊNCIAS. O QUE PODE O CORPO? – PERGUNTOU ESPINOSA. O QUE PODE O CORPO NO ESPORTE? O CONHECIMENTO TÉCNICO (CAMELO) DIRIA O QUE O CORPO PODE ATRAVÉS DE MEDIÇÕES, DE EXPERIMENTOS, TREINAMENTO DE FORÇA ETC; MAS PARA O REFERIDO PENSADOR HOLANDÊS, SÓ É POSSÍVEL SABER O QUE PODE O CORPO, EXPERIMENTANDO (CRIANÇA). “CAMINHANTE, NÃO HÁ CAMINHO. O CAMINHO SE FAZ AO CAMINHAR”, ENSINOU O POETA ANTONIO MACHADO. POIS, NÃO HÁ “COMO”: “COMO APLICO ISSO NA PRÁTICA?”. O QUE EXISTE SÃO APROPRIAÇÕES DOS CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS CONJUGADAS COM OS PARTICULARES MOMENTOS DE ENCONTROS, QUE CRIAM NOVAS REALIDADES, AGENCIAMENTOS E SENTIRES.

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