AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE COM OBJETIVOS DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA A VIVÊNCIA DA SAÚDE SEXUAL DE FORMA MAIS SAUDÁVEL E INCLUSIVA É UM DIREITO. OBJETIVOU-SE CONHECER O QUE A LITERATURA CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE TEM PUBLICADO ACERCA DA EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE CONSIDERANDO A DIVERSIDADE DE GÊNEROS E SEXUALIDADES NOS DIVERSOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DO TIPO REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA NAS BASES DE DADOS BVS E MEDLINE/PUBMED, A PARTIR DOS DESCRITORES EM CIÊNCIAS DA SAÚDE “EDUCAÇÃO SEXUAL” AND “MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO” E "SEX EDUCATION" AND "SEXUAL AND GENDER MINORITIES”, RESPECTIVAMENTE. FORAM SELECIONADOS 06 ARTIGOS CIENTÍFICOS POR ATENDEREM AOS OBJETIVOS DO ESTUDO E AOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO. EMERGIRAM DUAS CATEGORIAS POR SIMILARIDADE DE CONTEÚDO, DE ACORDO COM O REFERENCIAL TEÓRICO DE BARDIN (2009): EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE CENTRADA NO MODELO BIOLÓGICO-HIGIENISTA E EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE INCLUSIVA PARA AS DIVERSIDADES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES. CONSIDERA-SE QUE AS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE ESTÃO VOLTADAS PARA O PÚBLICO ADOLESCENTE, E AQUELAS CONSIDERADAS INCLUSIVAS PARA AS QUESTÕES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES PRODUZEM REDUÇÃO DO BULLYING NA ESCOLA E MENOS SOFRIMENTO MENTAL PARA AS PESSOAS LGBTI+.