O ALUNO SURDO NOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7519 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 545 "inscrito_id" => 2726 "titulo" => "O ALUNO SURDO NOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS." "resumo" => "No momento atual, a inclusão escolar dos alunos surdos vem sendo um grande desafio para os educadores. Dessa forma, o objetivo principal da presente pesquisa é compreender os processos pedagógicos que facilitam a aprendizagem dos alunos surdos nas escolas regulares. Fizemos uma pesquisa qualitativa e como instrumentos metodológicos utilizamos observação in loco e uma entrevista semi-estruturada com uma aluna com surdez profunda, congênita, matriculada no oitavo ano em uma escola regular. A pesquisa de campo há ser realizada em 2014. O cenário da pesquisa foi uma escola publica de ensino fundamental no município de Campina Grande, Paraíba. Os resultados mostraram que a língua de sinais deve ser considerada pela sociedade ouvinte como a primeira língua dos surdos, assim como a presença de um interprete de línguas de sinais nas atividades pedagógicas e uma parceria da escola regular com uma instituição especializada na educação de surdos favorecem a inclusão dos alunos surdos nas escolas regulares. Portanto, a escola regular pode favorecer a aprendizagem dos alunos surdos no momento que ela realiza adaptações curriculares e combate velhos paradigmas construídos, ao longo da historia, em relação á educação de surdos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, SURDOS, LÍNGUA DE SINAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_12_20_59_idinscrito_2726_101c6fc97000418b60de77235e7d4074.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA CRISTINA SILVA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "JULIANA CRISTINA" "autor_email" => "juliana_silvadebrito@yaho" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7519 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 545 "inscrito_id" => 2726 "titulo" => "O ALUNO SURDO NOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS." "resumo" => "No momento atual, a inclusão escolar dos alunos surdos vem sendo um grande desafio para os educadores. Dessa forma, o objetivo principal da presente pesquisa é compreender os processos pedagógicos que facilitam a aprendizagem dos alunos surdos nas escolas regulares. Fizemos uma pesquisa qualitativa e como instrumentos metodológicos utilizamos observação in loco e uma entrevista semi-estruturada com uma aluna com surdez profunda, congênita, matriculada no oitavo ano em uma escola regular. A pesquisa de campo há ser realizada em 2014. O cenário da pesquisa foi uma escola publica de ensino fundamental no município de Campina Grande, Paraíba. Os resultados mostraram que a língua de sinais deve ser considerada pela sociedade ouvinte como a primeira língua dos surdos, assim como a presença de um interprete de línguas de sinais nas atividades pedagógicas e uma parceria da escola regular com uma instituição especializada na educação de surdos favorecem a inclusão dos alunos surdos nas escolas regulares. Portanto, a escola regular pode favorecer a aprendizagem dos alunos surdos no momento que ela realiza adaptações curriculares e combate velhos paradigmas construídos, ao longo da historia, em relação á educação de surdos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, SURDOS, LÍNGUA DE SINAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_12_20_59_idinscrito_2726_101c6fc97000418b60de77235e7d4074.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA CRISTINA SILVA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "JULIANA CRISTINA" "autor_email" => "juliana_silvadebrito@yaho" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }