RODRIGUES, Jessyka Da Silva et al.. Nome social: desafios e possibilidades. E-BOOK X CINABEH - Vol 01... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/75136>. Acesso em: 23/12/2024 03:15
O PRESENTE ARTIGO TRAZ EM SEU ESCOPO A PROPOSTA DE DIALOGAR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS PARA A POPULAÇÃO TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. OBSERVA-SE QUE OS AVANÇOS LEGAIS QUANTO AO USO DO NOME SOCIAL NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DEVEM SER ACOMPANHADOS POR AÇÕES QUE VISEM DESBUROCRATIZAR O ACESSO A ESTE DIREITO, BEM COMO PROMOVER O COMBATE AO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO, RESPEITANDO O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE DE GÊNERO DE PESSOAS TRANS NESSES ESPAÇOS. ESTE TRABALHO TOMA POR BASE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2017 A NOVEMBRO DE 2018, POR MEIO DO QUAL FOI POSSÍVEL VIVENCIAR O COTIDIANO DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL, O INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS PARNAÍBA. DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE FOI REALIZADO OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO INSTITUCIONAL E ATENDIMENTO À DEMANDA DE UMA ESTUDANTE TRANSEXUAL PELO USO DO NOME SOCIAL, A PARTIR DO QUAL O SERVIÇO SOCIAL BUSCOU CONTATO COM A FAMÍLIA E VIABILIZAÇÃO DE CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS PARA O ATENDIMENTO A ESTE DIREITO. EM VIRTUDE DO SURGIMENTO DESTA DEMANDA, FOI DESENVOLVIDA UMA AÇÃO EDUCATIVA SUPERVISIONADA NAS SALAS DE AULA DAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO A CURSOS TÉCNICOS, COM O OBJETIVO DE DIALOGAR COM A(O)S ESTUDANTES ACERCA DA TEMÁTICA GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL, ALTERANDO A DINÂMICA INSTITUCIONAL, TORNANDO-A MAIS INCLUSIVA.