ESSE ESTUDO RETOMA COMO BASE PRIMORDIAL AS QUESTÕES DE SEXO E GÊNERO DA CULTURA OCIDENTAL PRESENTE NO BRASIL FRENTE A INTERPRETAÇÃO DOS MESMOS PARA O POVO TRADICIONAL YORUBÁ APRESENTADO PELA PESQUISADORA FEMINISTA NIGERIANA OYERONKE OYEWUMI. COLOCA-SE TAMBÉM NAS REFLEXÕES A DIVINDADE DE EXU, PRESENTE NA CRENÇA YORUBÁ, EM RAZÃO DE QUE O ORIXÁ É REPLETO DE DUALIDADES INCLUINDO AS QUESTÕES DE GÊNERO, E SUA POSSIBILIDADE DE UMA MULTIPLICIDADE DE VISÃO E PERCEPÇÃO ATRAVÉS DAS POSSIBILIDADES DAS ENCRUZILHADAS. PROPÕE-SE PORTANTO EXAMINAR E REFLETIR BREVEMENTE AS DIFERENÇAS SOBRE GÊNERO NESSE OCIDENTE E SUAS DIFERENÇAS SOCIAIS, ECONÔMICAS E DE PODER, E ENTRE OS IORUBÁS ONDE O GÊNERO NÃO SE APRESENTA COMO EXCELÊNCIA NO CONTEXTO DA ESTRUTURA SOCIAL. ABORDA-SE ALÉM DISSO COMO SE DEU ESSA RELAÇÃO ENTRE AS DUAS COMPOSIÇÕES E SEUS IMPACTOS ESPECIALMENTE PARA OS COLONIZADOS DIANTE DE UMA CULTURA TIDA COMO HEGEMÔNICA.