É SALUTAR QUE A ESCOLA RESISTA A “CULTURA DO SILÊNCIO” E ABRA ESPAÇOS DE DIÁLOGO. CONSIDERAMOS A ESCOLA O ESPAÇO OPORTUNO PARA QUE AS TEMÁTICAS DE EDUCAÇÃO SEXUAL, GÊNERO E SEXUALIDADE SEJAM ABORDADAS. O PRESENTE TRABALHO FOI GESTADO EM UMA PERSPECTIVA QUE COMPREENDE A APRENDIZAGEM EM UM CONTEXTO DE ENGAJAMENTO E ENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE NA CONSTRUÇÃO DO PRÓPRIO CONHECIMENTO. SEGUINDO ESTA CONCEPÇÃO, PARA QUE OS OBJETIVOS FOSSEM ALCANÇADOS, ESTRATÉGIAS FORAM TRAÇADAS CONSIDERANDO A ATUAÇÃO DOS ESTUDANTES EM TODAS AS ETAPAS DO TRABALHO. A PESQUISA É DE CARACTERIZADA COMO QUALITATIVA COM ABORDAGEM INVESTIGATIVA, FUNDAMENTADA NA ABPROJ - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, ALICERÇADA NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA E NO USO DAS TDIC. FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE EM MT, UNIDADE ESCOLAR NA QUAL A PESQUISADORA MINISTRA NO CARGO DE EFETIVA DOCÊNCIA O COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA. A COLETA DE DADOS SE DEU POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E OBSERVAÇÕES IN LOCO. PARA QUE O PROTAGONISMO ESTUDANTIL FOSSE ALCANÇADO FORAM UTILIZADAS AS ESTRATÉGIAS DA RODA DE CONVERSA E TEMPESTADE DE IDEIAS. OS APONTAMENTOS EVIDENCIARAM QUESTÕES QUE PERPASSAM O CONTEXTO REAL DESSE ESTUDANTE E QUE A ESCOLA PRECISA ESTAR ABERTA AO DIÁLOGO E CORRESPONDER DESSE MODO DE FORMA EFETIVA AOS ANSEIOS DOS ESTUDANTES NA CONTEMPORANEIDADE.