O TRABALHO INTERROGA A POSSÍVEL INTIMIDADE ENTRE O SAGRADO E O SENSUAL. PARA TANTO, MIRAMOS SUA ENCARNAÇÃO EM TRÊS FILMES DE DEREK JARMAN: SEBASTIANE (1976), THE ANGELIC CONVERSATION (1985) E THE GARDEN (1990), TODOS A FABULAR EM TORNO DA COMUNHÃO ENTRE HOMOEROTISMO E RELIGIOSIDADES. SEBASTIANE REENCENA A NARRATIVA DE SÃO SEBASTIÃO DESDE UMA PERSPECTIVA QUEER. THE ANGELIC CONVERSATION OPERA IGUALMENTE UM GESTO "QUEERIZANTE", COMBINANDO COM VERSOS DE SHAKESPEARE IMAGENS DE RAPAZES A TROCAR AFETO EM PAISAGENS MÍTICAS. POR FIM, THE GARDEN VAI AO CERNE DO MITO CRISTÃO AO ADAPTAR PASSAGENS DO PRÓPRIO EVANGELHO, TAMBÉM COM UMA MIRADA QUEER. NOS TRÊS FILMES, A TENSÃO ENTRE A RELAÇÃO ROMÂNTICA IDEALIZADA/DESSEXUALIZADA E SUA CONTRAPARTE LIBIDINOSA, QUANDO NÃO VIOLENTA, SADOMASOQUISTA ETC. PODE DIZER NÃO SÓ SOBRE O DUALISMO CRISTÃO, MAS ESPECIALMENTE SOBRE AS LUZES E SOMBRAS DOS ARQUÉTIPOS, EM DIREÇÃO A UMA POSSIBILIDADE DE ABORDAGEM NÃO-BINÁRIA DO MUNDO, DAS RELAÇÕES E DAS RELIGIÕES. APOIAMOS NOSSAS LEITURAS EM ALGUMAS OBRAS ESCRITAS POR JARMAN E TAMBÉM SOBRE ELE, POR AUTORES COMO TONY PEAKE, ROWLAND WYMER, STEVEN DILLON, STEPHEN FARTHING, ED WEBB-INGALL, RAPHAEL FONSECA E CECÍLIA MELLO. ALÉM DISSO, BUSCAMOS UM DIÁLOGO COM A FILOSOFIA: PARA APROXIMAÇÕES ENTRE O SENSUAL E O SAGRADO, VALE-NOS A NOÇÃO DE EROTISMO DE BATAILLE; COMO ATITUDE QUE QUESTIONA O MITO E O REPOSICIONA EM UM CORPO VIVO, A IDEIA DE PROFANAÇÃO, DE AGAMBEN, TAMBÉM É CARA À ANÁLISE. CIRCULAREMOS ESSES E ALGUNS OUTROS CONCEITOS, DESEJADA A INTERLOCUÇÃO ENTRE CINEMA E FILOSOFIA NOS ENTRECRUZAMENTOS DE SAGRADO E PROFANO.