NO INÍCIO DE FEVEREIRO DE 2021, O VÍDEO INTITULADO "CASAL GAY É AÇOITADO NA INDONÉSIA" VIRALIZOU NA PÁGINA DO FACEBOOK DA ONG OSTRAS G DIVERSIDADE (RJ), RECEBENDO MAIS DE 2 MIL COMENTÁRIOS, MAJORITARIAMENTE IMPREGNADOS DE INJÚRIAS, DIFAMAÇÕES E OBSERVAÇÕES LGBTFÓBICAS. O VÍDEO MOSTRA UM CASAL HOMOAFETIVO RECEBENDO CERCA DE 80 CHIBATADAS COMO PUNIÇÃO POR MANTEREM RELAÇÕES SEXUAIS, O QUE É CONSIDERADO ILEGAL EM ACEH, ÚNICA PROVÍNCIA DA INDONÉSIA QUE OBEDECE A SHARIA (LEI ISLÂMICA). EM SUA POSTAGEM NO FACEBOOK, A ONG FLUMINENSE – VOLTADA PARA A DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DA CIDADANIA DA POPULAÇÃO LGBT – EXPRESSOU SEU REPÚDIO E INDIGNAÇÃO. NO ENTANTO, LOGO EM SEGUIDA, FOI BOMBARDEADA POR PONTOS DE VISTA MORALISTAS, PRECONCEITUOSOS, FUNDAMENTALISTAS. ESTE TRABALHO PROPÕE ANALISAR ESSE EPISÓDIO À LUZ DOS ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO (ECD) E DA TEORIA QUEER, DESVELANDO AS ESTRATÉGIAS RETÓRICAS USADAS PELO DISCURSO DE ÓDIO HOMOTRANSFÓBICO PROFERIDO POR INTERNAUTAS REACIONÁRIOS E INTOLERANTES, EVIDENCIANDO AS INDELÉVEIS OPRESSÕES SOFRIDAS PELAS DISSIDÊNCIAS SEXOGENDÉRICAS EM RAZÃO DE UMA SEXUALIDADE E/OU DE UMA IDENTIDADE DE GÊNERO DESVIANTE DAQUILO QUE SE IMPÕE COMO “NORMAL” NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. OS RESULTADOS DA PESQUISA IDENTIFICAM CINCO CATEGORIAS ANALÍTICAS: A RETÓRICA CIS-HETEROCOMPULSÓRIA, A RETÓRICA RELIGIOSA, A RETÓRICA LEGALISTA, A RETÓRICA BIOLOGIZANTE E A RETÓRICA DERRISÓRIA.