A SEXUALIDADE CONSTITUI UMA QUESTÃO POLÊMICA NO AMBIENTE ESCOLAR E FAMILIAR, SENDO QUE CADA UMA DESSAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS TÊM A RESPONSABILIDADE DE FORMAR, INFORMAR E ORIENTAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE AS DESCOBERTAS E MUDANÇAS QUE OCORREM. EXISTEM VÁRIOS DISCURSOS ACERCA DE SEXUALIDADE ENVOLVENDO A ADOLESCÊNCIA, CONTUDO POUCOS SÃO ENCONTRADOS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PRÓPRIOS SUJEITOS, PRETENDEU-SE, PORTANTO, TRAZER À TONA OS SENTIMENTOS QUE SÃO ALIMENTADOS POR ESTES, ENQUANTO ALUNOS E COMO ESSA VIVÊNCIA SE PROCESSA. O ARCABOUÇO TEÓRICO TEVE COMO PRINCIPAL FONTE DE INFORMAÇÕES A TEORIA DA SEXUALIDADE PROPOSTA POR SIGMUND FREUD (1905) E FOUCAULT (2014), ANALISADA POR OUTROS TEÓRICOS, COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DE ALUNOS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR, NA FAMÍLIA E RELIGIÃO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UM ESTUDO DE CASO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, PARTINDO DA ANÁLISE DE DESCRIÇÃO DE DADOS DE 12 ALUNOS MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE SERRA, ESPÍRITO SANTO. OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DE ENCONTROS REALIZADOS EM GRUPOS FOCAIS PARA ANALISAR O GRAU DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE TEMA E DEFINIR OS TEMAS DESENVOLVIDOS E DISCUTIDOS NAS ENTREVISTAS ABERTAS REALIZADAS COM OS SUJEITOS DE PESQUISA. A PARTIR DOS TEMAS DEFINIDOS NOS GRUPOS FOCAIS, A MAIORIA DOS ADOLESCENTES MOSTROU SABER SOBRE A IMPORTÂNCIA DE DISCUTIR AS QUESTÕES SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA E NA FAMÍLIA, COM OPINIÕES FIRMES, CLARAS E OBJETIVAS DE QUE O ASSUNTO NÃO É TRATADO DE MODO ADEQUADO NESSES DOIS ESPAÇOS.