MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR EM SALAS DE AULA DA EJA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7498 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 643 "inscrito_id" => 32680 "titulo" => "MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR EM SALAS DE AULA DA EJA" "resumo" => "Os alunos da EJA estão em uma condição diferenciada, pois em sua maioria são trabalhadores e procuram na escola algo que possa ajudá-los a melhorar sua condição de vida. É necessário conhecer esses sujeitos, suas experiências anteriores, os motivos que os levaram a sair da escola e porque decidiram retornar, para poder pensar em estratégias diferentes de ensino para os mesmos. O objetivo desse trabalho foi tentar descrever os principais motivos que levaram os alunos da EJA da E.E.E.M. Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, no semestre 2013.1, a deixar a escola pela primeira vez e os motivos que os levaram a retornar às salas de aula, procurando as turmas da EJA. Para realização dessa pesquisa foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, aos alunos do semestre 2013.1, no mês de abril. De um total de 150 questionários, 109 foram respondidos e os dados foram tabulados, sob a forma de gráficos. Com relação aos motivos da evasão escolar a grande maioria (25) declarou que nunca havia deixado a escola e os que haviam abandonado (23), citaram como principal motivo a necessidade de trabalhar; outros motivos mais citados foram casamento (12) e gravidez (11). A falta de interesse apareceu em quarto lugar, citado por apenas 10 alunos. Com relação aos motivos que os levaram a voltar a estudar e escolher a modalidade EJA a grande maioria (58) declarou que gostaria de terminar logo os estudos; outros motivos relacionados à essa escolha foram o atraso nos estudos (18); facilidade com relação aos conteúdos (14) e recuperar o tempo perdido (9). O fato de trabalharem foi citado por apenas 8 alunos. Podemos verificar, pelos resultados obtidos, que o conceito de trabalho está bastante difundido em seu universo, mas um modo de trabalho capitalista, explorador, que prioriza as ações voltadas para a competitividade. Eles são estudantes que vivem na era da globalização, rodeados de tecnologia, mas sem acesso a elas ou com acesso muito restrito. Diante dos dados obtidos podemos ter uma ideia a respeito de alguns motivos que levaram os alunos da EJA da EEEM Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité-PB, do semestre 2013.1, a deixar a escola, às vezes mais de uma vez e porque resolveram retornar, escolhendo a EJA. Esses estudantes são levados a trabalhar para ajudar as famílias e sem conseguir conciliar trabalho e estudo, priorizam o primeiro; porém, com o tempo, percebem que não conseguirão melhorar de vida com pouco estudo e retornam às salas de aula. A EJA, com sua flexibilidade, menos conteúdo, menos tempo de estudo e horários noturnos é a melhor opção para esses jovens que estão fora da faixa etária e têm pressa em concluir seus estudos para conseguir melhores condições de trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EJA, TRABALHO, ESTUDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_11_34_43_idinscrito_32680_9c770ed38b14e38e5d4a1b560f62c46b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA RAMOS GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA RAMOS" "autor_email" => "crgomes2003@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7498 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 643 "inscrito_id" => 32680 "titulo" => "MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR EM SALAS DE AULA DA EJA" "resumo" => "Os alunos da EJA estão em uma condição diferenciada, pois em sua maioria são trabalhadores e procuram na escola algo que possa ajudá-los a melhorar sua condição de vida. É necessário conhecer esses sujeitos, suas experiências anteriores, os motivos que os levaram a sair da escola e porque decidiram retornar, para poder pensar em estratégias diferentes de ensino para os mesmos. O objetivo desse trabalho foi tentar descrever os principais motivos que levaram os alunos da EJA da E.E.E.M. Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, no semestre 2013.1, a deixar a escola pela primeira vez e os motivos que os levaram a retornar às salas de aula, procurando as turmas da EJA. Para realização dessa pesquisa foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, aos alunos do semestre 2013.1, no mês de abril. De um total de 150 questionários, 109 foram respondidos e os dados foram tabulados, sob a forma de gráficos. Com relação aos motivos da evasão escolar a grande maioria (25) declarou que nunca havia deixado a escola e os que haviam abandonado (23), citaram como principal motivo a necessidade de trabalhar; outros motivos mais citados foram casamento (12) e gravidez (11). A falta de interesse apareceu em quarto lugar, citado por apenas 10 alunos. Com relação aos motivos que os levaram a voltar a estudar e escolher a modalidade EJA a grande maioria (58) declarou que gostaria de terminar logo os estudos; outros motivos relacionados à essa escolha foram o atraso nos estudos (18); facilidade com relação aos conteúdos (14) e recuperar o tempo perdido (9). O fato de trabalharem foi citado por apenas 8 alunos. Podemos verificar, pelos resultados obtidos, que o conceito de trabalho está bastante difundido em seu universo, mas um modo de trabalho capitalista, explorador, que prioriza as ações voltadas para a competitividade. Eles são estudantes que vivem na era da globalização, rodeados de tecnologia, mas sem acesso a elas ou com acesso muito restrito. Diante dos dados obtidos podemos ter uma ideia a respeito de alguns motivos que levaram os alunos da EJA da EEEM Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité-PB, do semestre 2013.1, a deixar a escola, às vezes mais de uma vez e porque resolveram retornar, escolhendo a EJA. Esses estudantes são levados a trabalhar para ajudar as famílias e sem conseguir conciliar trabalho e estudo, priorizam o primeiro; porém, com o tempo, percebem que não conseguirão melhorar de vida com pouco estudo e retornam às salas de aula. A EJA, com sua flexibilidade, menos conteúdo, menos tempo de estudo e horários noturnos é a melhor opção para esses jovens que estão fora da faixa etária e têm pressa em concluir seus estudos para conseguir melhores condições de trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EJA, TRABALHO, ESTUDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_11_34_43_idinscrito_32680_9c770ed38b14e38e5d4a1b560f62c46b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA RAMOS GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA RAMOS" "autor_email" => "crgomes2003@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }