Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR EM SALAS DE AULA DA EJA

Palavra-chaves: EJA, TRABALHO, ESTUDO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7498
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 643
    "inscrito_id" => 32680
    "titulo" => "MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR EM SALAS DE AULA DA EJA"
    "resumo" => "Os alunos da EJA estão em uma condição diferenciada, pois em sua maioria são trabalhadores e procuram na escola algo que possa ajudá-los a melhorar sua condição de vida. É necessário conhecer esses sujeitos, suas experiências anteriores, os motivos que os levaram a sair da escola e porque decidiram retornar, para poder pensar em estratégias diferentes de ensino para os mesmos. O objetivo desse trabalho foi tentar descrever os principais motivos que levaram os alunos da EJA da E.E.E.M. Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, no semestre 2013.1, a deixar a escola pela primeira vez e os motivos que os levaram a retornar às salas de aula, procurando as turmas da EJA. Para realização dessa pesquisa foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, aos alunos do semestre 2013.1, no mês de abril. De um total de 150 questionários, 109 foram respondidos e os dados foram tabulados, sob a forma de gráficos. Com relação aos motivos da evasão escolar a grande maioria (25) declarou que nunca havia deixado a escola e os que haviam abandonado (23), citaram como principal motivo a necessidade de trabalhar; outros motivos mais citados foram casamento (12) e gravidez (11). A falta de interesse apareceu em quarto lugar, citado por apenas 10 alunos. Com relação aos motivos que os levaram a voltar a estudar e escolher a modalidade EJA a grande maioria (58) declarou que gostaria de terminar logo os estudos; outros motivos relacionados à essa escolha foram o atraso nos estudos (18); facilidade com relação aos conteúdos (14) e recuperar o tempo perdido (9). O fato de trabalharem foi citado por apenas 8 alunos. Podemos verificar, pelos resultados obtidos, que o conceito de trabalho está bastante difundido em seu universo, mas um modo de trabalho capitalista, explorador, que prioriza as ações voltadas para a competitividade. Eles são estudantes que vivem na era da globalização, rodeados de tecnologia, mas sem acesso a elas ou com acesso muito restrito. Diante dos dados obtidos podemos ter uma ideia a respeito de alguns motivos que levaram os alunos da EJA da EEEM Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité-PB, do semestre 2013.1, a deixar a escola, às vezes mais de uma vez e porque resolveram retornar, escolhendo a EJA. Esses estudantes são levados a trabalhar para ajudar as famílias e sem conseguir conciliar trabalho e estudo, priorizam o primeiro; porém, com o tempo, percebem que não conseguirão melhorar de vida com pouco estudo e retornam às salas de aula. A EJA, com sua flexibilidade, menos conteúdo, menos tempo de estudo e horários noturnos é a melhor opção para esses jovens que estão fora da faixa etária e têm pressa em concluir seus estudos para conseguir melhores condições de trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "EJA, TRABALHO, ESTUDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_11_34_43_idinscrito_32680_9c770ed38b14e38e5d4a1b560f62c46b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA RAMOS GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA RAMOS"
    "autor_email" => "crgomes2003@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7498
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 643
    "inscrito_id" => 32680
    "titulo" => "MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR EM SALAS DE AULA DA EJA"
    "resumo" => "Os alunos da EJA estão em uma condição diferenciada, pois em sua maioria são trabalhadores e procuram na escola algo que possa ajudá-los a melhorar sua condição de vida. É necessário conhecer esses sujeitos, suas experiências anteriores, os motivos que os levaram a sair da escola e porque decidiram retornar, para poder pensar em estratégias diferentes de ensino para os mesmos. O objetivo desse trabalho foi tentar descrever os principais motivos que levaram os alunos da EJA da E.E.E.M. Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, no semestre 2013.1, a deixar a escola pela primeira vez e os motivos que os levaram a retornar às salas de aula, procurando as turmas da EJA. Para realização dessa pesquisa foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, aos alunos do semestre 2013.1, no mês de abril. De um total de 150 questionários, 109 foram respondidos e os dados foram tabulados, sob a forma de gráficos. Com relação aos motivos da evasão escolar a grande maioria (25) declarou que nunca havia deixado a escola e os que haviam abandonado (23), citaram como principal motivo a necessidade de trabalhar; outros motivos mais citados foram casamento (12) e gravidez (11). A falta de interesse apareceu em quarto lugar, citado por apenas 10 alunos. Com relação aos motivos que os levaram a voltar a estudar e escolher a modalidade EJA a grande maioria (58) declarou que gostaria de terminar logo os estudos; outros motivos relacionados à essa escolha foram o atraso nos estudos (18); facilidade com relação aos conteúdos (14) e recuperar o tempo perdido (9). O fato de trabalharem foi citado por apenas 8 alunos. Podemos verificar, pelos resultados obtidos, que o conceito de trabalho está bastante difundido em seu universo, mas um modo de trabalho capitalista, explorador, que prioriza as ações voltadas para a competitividade. Eles são estudantes que vivem na era da globalização, rodeados de tecnologia, mas sem acesso a elas ou com acesso muito restrito. Diante dos dados obtidos podemos ter uma ideia a respeito de alguns motivos que levaram os alunos da EJA da EEEM Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité-PB, do semestre 2013.1, a deixar a escola, às vezes mais de uma vez e porque resolveram retornar, escolhendo a EJA. Esses estudantes são levados a trabalhar para ajudar as famílias e sem conseguir conciliar trabalho e estudo, priorizam o primeiro; porém, com o tempo, percebem que não conseguirão melhorar de vida com pouco estudo e retornam às salas de aula. A EJA, com sua flexibilidade, menos conteúdo, menos tempo de estudo e horários noturnos é a melhor opção para esses jovens que estão fora da faixa etária e têm pressa em concluir seus estudos para conseguir melhores condições de trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "EJA, TRABALHO, ESTUDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_11_34_43_idinscrito_32680_9c770ed38b14e38e5d4a1b560f62c46b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA RAMOS GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA RAMOS"
    "autor_email" => "crgomes2003@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Os alunos da EJA estão em uma condição diferenciada, pois em sua maioria são trabalhadores e procuram na escola algo que possa ajudá-los a melhorar sua condição de vida. É necessário conhecer esses sujeitos, suas experiências anteriores, os motivos que os levaram a sair da escola e porque decidiram retornar, para poder pensar em estratégias diferentes de ensino para os mesmos. O objetivo desse trabalho foi tentar descrever os principais motivos que levaram os alunos da EJA da E.E.E.M. Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, no semestre 2013.1, a deixar a escola pela primeira vez e os motivos que os levaram a retornar às salas de aula, procurando as turmas da EJA. Para realização dessa pesquisa foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, aos alunos do semestre 2013.1, no mês de abril. De um total de 150 questionários, 109 foram respondidos e os dados foram tabulados, sob a forma de gráficos. Com relação aos motivos da evasão escolar a grande maioria (25) declarou que nunca havia deixado a escola e os que haviam abandonado (23), citaram como principal motivo a necessidade de trabalhar; outros motivos mais citados foram casamento (12) e gravidez (11). A falta de interesse apareceu em quarto lugar, citado por apenas 10 alunos. Com relação aos motivos que os levaram a voltar a estudar e escolher a modalidade EJA a grande maioria (58) declarou que gostaria de terminar logo os estudos; outros motivos relacionados à essa escolha foram o atraso nos estudos (18); facilidade com relação aos conteúdos (14) e recuperar o tempo perdido (9). O fato de trabalharem foi citado por apenas 8 alunos. Podemos verificar, pelos resultados obtidos, que o conceito de trabalho está bastante difundido em seu universo, mas um modo de trabalho capitalista, explorador, que prioriza as ações voltadas para a competitividade. Eles são estudantes que vivem na era da globalização, rodeados de tecnologia, mas sem acesso a elas ou com acesso muito restrito. Diante dos dados obtidos podemos ter uma ideia a respeito de alguns motivos que levaram os alunos da EJA da EEEM Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité-PB, do semestre 2013.1, a deixar a escola, às vezes mais de uma vez e porque resolveram retornar, escolhendo a EJA. Esses estudantes são levados a trabalhar para ajudar as famílias e sem conseguir conciliar trabalho e estudo, priorizam o primeiro; porém, com o tempo, percebem que não conseguirão melhorar de vida com pouco estudo e retornam às salas de aula. A EJA, com sua flexibilidade, menos conteúdo, menos tempo de estudo e horários noturnos é a melhor opção para esses jovens que estão fora da faixa etária e têm pressa em concluir seus estudos para conseguir melhores condições de trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.