RESUMO
O PRESENTE TRABALHO VISA A DESCREVER UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA MONITORIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA VINCULADO AO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA CIDADE DE SENHOR DO BONFIM-BA. APRESENTAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DA REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE DIVISÃO CELULAR DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. AS ATIVIDADES PRÁTICAS DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA TIVERAM COMO OBJETIVO DE REVISAR E COMPLEMENTAR O CONTEÚDO DE DIVISÃO CELULAR TRABALHADO PELO PROFESSOR DA DISCIPLINA. COM BASE NOS RESULTADOS, EVIDENCIAMOS A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA FACILITAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA TAMBÉM TEM IMPORTANTE IMPACTO NA FORMAÇÃO DOCENTE, VISTO QUE POSSIBILITOU AO LICENCIANDO REFLETIR SOBRE O USO DA LUDICIDADE NA PRÁTICA DOCENTE.