AS BACTÉRIAS SÃO SERES UNICELULARES, PROCARIONTES, COM VARIADA GAMA DE FORMATOS, DE OBTENÇÃO DE ENERGIA E DE REPRODUÇÃO. POSSUEM ASSOCIAÇÃO DIRETA COM OS SERES HUMANOS, TANTO EM TERMOS BENÉFICOS COMO, TAMBÉM, EM ASPECTOS NEGATIVOS. NESSA ÚLTIMA CATEGORIA, DESTACAMOS A SÍFILIS – DOENÇA BACTERIANA CONHECIDA HÁ CERCA DE QUINHENTOS ANOS, CUJA TRANSMISSÃO OCORRE, EM SUA MAIORIA, DEVIDO ÀS RELAÇÕES SEXUAIS DESPROTEGIDAS. O NÚMERO DE CASOS TEM CRESCIDO MUITO EM NOSSO PAÍS, LOGO, ALÉM DE OUTRAS MEDIDAS A SEREM ADOTADAS, TORNA-SE NECESSÁRIO AVALIAR SUA ABORDAGEM EDUCACIONAL JUNTO À ESCOLA BÁSICA. CONSIDERANDO, ENTÃO, A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ANALISAMOS COMO A REFERIDA TEMÁTICA É ABORDADA EM COLEÇÕES APROVADAS NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO E QUE SÃO UTILIZADAS POR PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE UM MUNICÍPIO PAULISTA. VERIFICAMOS QUE, DE MANEIRA GERAL, A ABORDAGEM DA SÍFILIS SEGUE PRINCÍPIOS EXTREMAMENTE SUPERFICIAIS E SIMPLISTAS.