O PRESENTE ARTIGO INVESTIGA, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS, COMO OS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS ABORDAM A TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO SEXUAL. PARA ISSO, ANALISAMOS SETE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL, TENDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO QUATRO ABORDAGENS DO ENSINO DO CORPO HUMANO PROPOSTAS NA LITERATURA: BIOMÉDICA E FISIOLÓGICA; COMPORTAMENTAL; SOCIOAMBIENTAL; E CULTURAL. AO LONGO DA ANÁLISE IDENTIFICAMOS QUE AS CONCEPÇÕES BIOMÉDICA E COMPORTAMENTAL ESTÃO PRESENTES EM TODOS OS LIVROS, TENDO COMO BASE AS CIÊNCIAS DE REFERÊNCIA. POR OUTRO LADO, AS OUTRAS DUAS CONCEPÇÕES APARECEM APENAS NOS LIVROS MAIS RECENTES, SUGERINDO MAIOR APROXIMAÇÃO COM AS QUESTÕES SOCIAIS QUE ENVOLVEM A TEMÁTICA. SENDO ASSIM, ARGUMENTAMOS QUE A EDUCAÇÃO SEXUAL CONSTITUI UMA DAS TRADIÇÕES CURRICULARES DO ENSINO DE CIÊNCIAS, MAS ATUALMENTE É COLOCADA EM XEQUE DIANTE DO CONSERVADORISMO NO BRASIL, AMEAÇANDO ASSIM O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA.