USAR JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS É UMA PROPOSTA PROMISSORA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS. CONTUDO, MUITOS JOGOS NÃO PERMITEM O ALCANCE DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS E TORNAM-SE APENAS ENTRETENIMENTO. ASSIM, O NOSSO GRUPO DE PESQUISA CRIOU UMA CARTILHA DE FICHAS DE INDICADORES PARA A AVALIAÇÃO DE JOGOS. A PARTIR DE OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PRÉ-ESTABELECIDOS, DOCENTES PODERÃO SELECIONAR/AVALIAR MELHOR OS JOGOS DISPONÍVEIS. NESTE TRABALHO APRESENTAMOS A FICHA DE AVALIAÇÃO PARA RPG, UM DOS TRÊS TIPOS DE JOGOS FÍSICOS MAIS COMUMENTE UTILIZADOS NA EDUCAÇÃO. A FICHA FOI: I)ELABORADA A PARTIR DA ANÁLISE DA LITERATURA DE VALIDAÇÃO DE ESTRATÉGIAS/RECURSOS DIDÁTICOS; II)TESTADA, E III)VALIDADA POR ESPECIALISTAS DA ÁREA E POR JOGADORES EXPERIENTES DE RPG. AS ANÁLISES DOS PARECERISTAS NOS PERMITIRAM TANTO A VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE JOGOS DE RPG QUANTO IMPLICARAM EM ALTERAÇÕES COM POTENCIAL PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO JOGO AVALIADO.