DIANTE DAS PROPOSTAS ATUAIS DO ENSINO DE CIÊNCIAS ENCONTRA-SE A ASTROBIOLOGIA. NESSE SENTINDO, PROCURAMOS INVESTIGAR COMO ESSA CIÊNCIA EMERGENTE ESTÁ SENDO UTILIZADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA ESSA PESQUISA BASEIA-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA SEM INTERVENÇÃO. FOI FEITA A ANÁLISE DOCUMENTAL DO TIPO CRÔNICA, NA QUAL DESCREVEMOS AS PRODUÇÕES ANALISADAS, DESTACANDO OS OBJETIVOS, A METODOLOGIA UTILIZADA E OS RESULTADOS OBTIDOS. A PESQUISA BUSCOU OS ARTIGOS PUBLICADOS NO DECÊNIO 2009 – 2019. A SELEÇÃO DOS TRABALHOS FOI CRITERIOSA POR MEIO DA LEITURA DOS TÍTULOS NOS SUMÁRIOS DE CADA VOLUME PUBLICADO NESSE PERÍODO E DOS RESUMOS, COM O OBJETIVO DE QUANTIFICAR E MAPEAR TODOS OS ARTIGOS QUE ABORDAVAM A TEMÁTICA ASTROBIOLOGIA. FORAM INVESTIGADOS 13 PERIÓDICOS ELETRÔNICOS DE ACESSO PÚBLICO E GRATUITO, DOS QUAIS A MAIORIA TEM PERIODICIDADE QUADRIMESTRAL. APESAR DO GRANDE ACERVO DE ARTIGOS PUBLICADOS DURANTE OS ÚLTIMOS DEZ ANOS, A QUANTIDADE DE PESQUISAS QUE ABORDAVAM O DESCRITOR PESQUISADO FOI IRRISÓRIA.