APRESENTAMOS ASPECTOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM UM INSTITUTO FEDERAL DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO. AO LONGO DO ESTUDO DE ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA DESENVOLVEMOS UM DISPOSITIVO DE PESQUISA-FORMAÇÃO, POR MEIO DE UM GRUPO DE TRABALHO CONSTITUÍDO POR SEIS PROFESSORAS FORMADAS NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. OS DADOS FORAM CONSTRUÍDOS EM NARRATIVAS ORAIS E ESCRITAS, INDIVIDUAL E COLETIVAMENTE PRODUZIDAS PELAS PARTICIPANTES. PERCORREMOS TRÊS DINÂMICAS DE UM TRABALHO BIOGRÁFICO, PERMEADAS PELOS CONCEITOS DE ESCUTA SENSÍVEL E EDIÇÃO SOLIDÁRIA. AS DINÂMICAS FORAM DESENVOLVIDAS EM SETE ENCONTROS EM QUE COLOCAMOS EM AÇÃO OS INFINITIVOS LER, ESCUTAR, CONVERSAR, ESCREVER, EDITAR E REESCREVER. JUNTO À EDIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS HOUVE A ABERTURA PARA A ESCUTA SENSÍVEL COMO CONDIÇÃO PARA SE CHEGAR A CONHECER UNS AOS OUTROS, NA SUA COMPLEXIDADE, E DESTA FORMA, AJUDAR O OUTRO A CONTAR MAIS SOBRE SUA HISTÓRIA, GUIADA PELA EDIÇÃO SOLIDÁRIA PROPOSTA PELO GRUPO.