NARRANDO A HISTÓRIA, DESVENDANDO AS MEMÓRIAS: MANEIRAS DE PENSAR AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES COM PAUL RICOEUR
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7503 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1077 "inscrito_id" => 32307 "titulo" => "NARRANDO A HISTÓRIA, DESVENDANDO AS MEMÓRIAS: MANEIRAS DE PENSAR AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES COM PAUL RICOEUR" "resumo" => "O campo de pesquisa da História da Educação tem aberto múltiplas e fecundas possibilidades de pesquisa que atualmente interessam, sobretudo, aos historiadores. Neste ínterim, a temática das instituições escolares têm se tornado um vasto campo de pesquisa quem vem crescendo no Brasil principalmente a partir dos anos 1970. O presente trabalho é fruto dos resultados parciais obtidos a partir das leituras, reflexões e investigações em andamento de nossa dissertação de mestrado , que tem como tema a história e memória de uma instituição escolar, a EAAC . A partir do viés da História Cultural, nos propomos a investigar sobre a relação entre História e memória do espaço escolar e perceber como a partir desta imbricação é possível estabelecer a importância da memória para a ressignificação da História das instituições escolares. Neste sentido, o presente texto se propõe a demonstrar como, a partir de alguns conceitos e noções do filósofo francês Paul Ricoeur, é possível problematizar o espaço institucional escolar demonstrando a importância da abordagem da memória para o campo da pesquisa histórica. Em interface com uma discussão sobre as narrativas de vida, ensejamos ainda demonstrar que a metodologia da história oral e a abordagem da memória escolar constituem uma poderosa ferramenta de pesquisa no campo da História da Educação, pois abre múltiplas possibilidades de engendrar diversas problematizações que permeiam o espaço escolar e suas diversas relações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, PAUL RICOEUR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_17_32_53_idinscrito_32307_619d4ffee7717abd2050d38c314718aa.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DOS SANTOS CAMPOS" "autor_nome_curto" => "RAFAEL CAMPOS" "autor_email" => "rafael_grunge_m@hotmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7503 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1077 "inscrito_id" => 32307 "titulo" => "NARRANDO A HISTÓRIA, DESVENDANDO AS MEMÓRIAS: MANEIRAS DE PENSAR AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES COM PAUL RICOEUR" "resumo" => "O campo de pesquisa da História da Educação tem aberto múltiplas e fecundas possibilidades de pesquisa que atualmente interessam, sobretudo, aos historiadores. Neste ínterim, a temática das instituições escolares têm se tornado um vasto campo de pesquisa quem vem crescendo no Brasil principalmente a partir dos anos 1970. O presente trabalho é fruto dos resultados parciais obtidos a partir das leituras, reflexões e investigações em andamento de nossa dissertação de mestrado , que tem como tema a história e memória de uma instituição escolar, a EAAC . A partir do viés da História Cultural, nos propomos a investigar sobre a relação entre História e memória do espaço escolar e perceber como a partir desta imbricação é possível estabelecer a importância da memória para a ressignificação da História das instituições escolares. Neste sentido, o presente texto se propõe a demonstrar como, a partir de alguns conceitos e noções do filósofo francês Paul Ricoeur, é possível problematizar o espaço institucional escolar demonstrando a importância da abordagem da memória para o campo da pesquisa histórica. Em interface com uma discussão sobre as narrativas de vida, ensejamos ainda demonstrar que a metodologia da história oral e a abordagem da memória escolar constituem uma poderosa ferramenta de pesquisa no campo da História da Educação, pois abre múltiplas possibilidades de engendrar diversas problematizações que permeiam o espaço escolar e suas diversas relações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, PAUL RICOEUR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_17_32_53_idinscrito_32307_619d4ffee7717abd2050d38c314718aa.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DOS SANTOS CAMPOS" "autor_nome_curto" => "RAFAEL CAMPOS" "autor_email" => "rafael_grunge_m@hotmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }