Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BULLYING NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DESSA PROBLEMÁTICA

Palavra-chaves: BULLYING, EDUCAÇÃO, SERVIÇO SOCIAL Comunicação Oral (CO) INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6987
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 862
    "inscrito_id" => 483
    "titulo" => "BULLYING NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DESSA PROBLEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho é resultante de reflexões desenvolvidas a partir do material entregue pelos autores como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação em Serviço Social pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Temos por objetivo discutir a importância da intervenção do profissional de Serviço Social no ambiente escolar frente à problemática do fenômeno Bullying. Este fenômeno pode ser considerado uma expressão da questão social, sendo este um problema mundial que se faz presente no contexto escolar. A contribuição do assistente social, especificamente na educação, consiste em aproximar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional na atual conjuntura social. Assim, para atuar na defesa dos direitos humanos e sociais da criança e do adolescente no ambiente escolar defende-se a importância e necessidade de inserção dos assistentes sociais na escola. O profissional de Serviço Social poderá contribuir de forma relevante no preenchimento dessa defasagem, pois esse profissional, a partir de seu projeto ético-político, possui uma visão questionadora da realidade social, que busca mudanças e que está comprometido com a defesa incansável dos direitos sociais dos usuários da política de educação, assim como, das demais políticas públicas. Dessa maneira realizou-se uma pesquisa qualitativa numa escola municipal na cidade de Bayeux/PB, com profissionais de educação e com alunos desta escola, a fim de obter uma compreensão mais efetiva da realidade. Dentre os estudos teóricos utilizados para a construção deste trabalho, destacam-se os de Fante (2011) e de Manacorda (2000). A partir da pesquisa realizada identificou-se a falta de um profissional de serviço social na escola, o que pode ser visto como um problema, pois o assistente social tem competência e formação teórico-metodológica para mediar os tipos de conflitos ocasionados na escola e atuando principalmente na defesa dos direitos humanos e sociais da criança e do adolescente no espaço escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE"
    "palavra_chave" => "BULLYING, EDUCAÇÃO, SERVIÇO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_10_38_26_idinscrito_483_97cc0af4a15239138de3a3af4dae67ad.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS ROMÁRIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS ROMÁRIO"
    "autor_email" => "lukas_ro_mario@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6987
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 862
    "inscrito_id" => 483
    "titulo" => "BULLYING NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DESSA PROBLEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho é resultante de reflexões desenvolvidas a partir do material entregue pelos autores como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação em Serviço Social pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Temos por objetivo discutir a importância da intervenção do profissional de Serviço Social no ambiente escolar frente à problemática do fenômeno Bullying. Este fenômeno pode ser considerado uma expressão da questão social, sendo este um problema mundial que se faz presente no contexto escolar. A contribuição do assistente social, especificamente na educação, consiste em aproximar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional na atual conjuntura social. Assim, para atuar na defesa dos direitos humanos e sociais da criança e do adolescente no ambiente escolar defende-se a importância e necessidade de inserção dos assistentes sociais na escola. O profissional de Serviço Social poderá contribuir de forma relevante no preenchimento dessa defasagem, pois esse profissional, a partir de seu projeto ético-político, possui uma visão questionadora da realidade social, que busca mudanças e que está comprometido com a defesa incansável dos direitos sociais dos usuários da política de educação, assim como, das demais políticas públicas. Dessa maneira realizou-se uma pesquisa qualitativa numa escola municipal na cidade de Bayeux/PB, com profissionais de educação e com alunos desta escola, a fim de obter uma compreensão mais efetiva da realidade. Dentre os estudos teóricos utilizados para a construção deste trabalho, destacam-se os de Fante (2011) e de Manacorda (2000). A partir da pesquisa realizada identificou-se a falta de um profissional de serviço social na escola, o que pode ser visto como um problema, pois o assistente social tem competência e formação teórico-metodológica para mediar os tipos de conflitos ocasionados na escola e atuando principalmente na defesa dos direitos humanos e sociais da criança e do adolescente no espaço escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE"
    "palavra_chave" => "BULLYING, EDUCAÇÃO, SERVIÇO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_10_38_26_idinscrito_483_97cc0af4a15239138de3a3af4dae67ad.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS ROMÁRIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS ROMÁRIO"
    "autor_email" => "lukas_ro_mario@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho é resultante de reflexões desenvolvidas a partir do material entregue pelos autores como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação em Serviço Social pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Temos por objetivo discutir a importância da intervenção do profissional de Serviço Social no ambiente escolar frente à problemática do fenômeno Bullying. Este fenômeno pode ser considerado uma expressão da questão social, sendo este um problema mundial que se faz presente no contexto escolar. A contribuição do assistente social, especificamente na educação, consiste em aproximar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional na atual conjuntura social. Assim, para atuar na defesa dos direitos humanos e sociais da criança e do adolescente no ambiente escolar defende-se a importância e necessidade de inserção dos assistentes sociais na escola. O profissional de Serviço Social poderá contribuir de forma relevante no preenchimento dessa defasagem, pois esse profissional, a partir de seu projeto ético-político, possui uma visão questionadora da realidade social, que busca mudanças e que está comprometido com a defesa incansável dos direitos sociais dos usuários da política de educação, assim como, das demais políticas públicas. Dessa maneira realizou-se uma pesquisa qualitativa numa escola municipal na cidade de Bayeux/PB, com profissionais de educação e com alunos desta escola, a fim de obter uma compreensão mais efetiva da realidade. Dentre os estudos teóricos utilizados para a construção deste trabalho, destacam-se os de Fante (2011) e de Manacorda (2000). A partir da pesquisa realizada identificou-se a falta de um profissional de serviço social na escola, o que pode ser visto como um problema, pois o assistente social tem competência e formação teórico-metodológica para mediar os tipos de conflitos ocasionados na escola e atuando principalmente na defesa dos direitos humanos e sociais da criança e do adolescente no espaço escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.