Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FOTOBIOGRAFIAS UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO SOCIAL NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Palavra-chaves: PRÁTICAS EDUCACIONAIS, FOTOBIOGRAFIAS, EDUCADORES Comunicação Oral (CO) INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este artigo tem como meta mostrar a escola como um ambiente marcado pela diversidade e que jamais vai ser neutra. Um universo marcado pela pluralidade cultural, social, racial, politico e assumindo na maior parte do tempo posturas rígidas e discriminatórias, gerando consequentemente as desigualdades e exclusões dos discentes no ambiente escolar. Pensando nesse diversidade, a parti das fotobiografias que é uma representação do próprio sujeito através das fotografias, queremos aborda como os discentes enxergam seu papel na sociedade, pois cada sujeito deixa de algum modo sua marca no tempo. Para se rever esses conceitos de aceitação e inclusão na instituições escolares, utilizamos o Pierre bourdieu e suas práticas de dominação nos campos em que os sujeitos são submetidos em relação ao seu status social e sua cultura, e um dos grandes influenciadores da educação como Paulo Freire. Por fim, essa comunicação tem como meta de levar o historiador, sociólogo e todo os sujeitos do campo acadêmico, a repensar o seu papel na sociedade e suas contribuições no modo de atuação no ambiente escolar. Sabendo que a educação é um direito humano e social, e como tal, precisa e deve ser garantido a todos, sem as chamadas exclusões ou distinções de cor, gênero ou condições sociais.

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