A INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 73161 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 593 "inscrito_id" => 1439 "titulo" => "A INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "OS PROGRAMAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO (PIC/EM) SÃO DESENVOLVIDOS COM A FINALIDADE DE QUE JOVENS ESTUDANTES POSSAM VIVENCIAR A ROTINA DE PESQUISA CIENTÍFICA, BEM COMO ESTIMULAR NOVOS TALENTOS PARA A CIÊNCIA. É POSSÍVEL QUE OS PIC/EM SEJAM UM CAMINHO PARA DIMINUIR O ABISMO DE QUALIDADE ENCONTRADO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI COMPREENDER COMO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA TEM SIDO ABORDADA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO, ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2019. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA REVISÃO INTEGRATIVA A PARTIR DE BUSCAS EM DUAS BASES DE DADOS INDEXADAS: SCIELO E BVS. AS PALAVRAS-CHAVE UTILIZADAS FORAM ‘INICIAÇÃO CIENTÍFICA’ E ‘ENSINO MÉDIO’. APÓS ANÁLISE, OBTIVEMOS UM TOTAL DE 11 ARTIGOS QUE ATENDIAM A TODOS OS CRITÉRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS, SENDO A MAIOR PARTE (5) DAS PUBLICAÇÕES REFERENTE AO ANO DE 2015. É POSSÍVEL QUE A INSTAURAÇÃO DO PIBIC/EM NO ANO DE 2010 TENHA GERADA UMA TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO NO NÚMERO DE PUBLICAÇÃO SOBRE O ASSUNTO. ENTRE OS 11 ARTIGOS IDENTIFICADOS, SEIS (6) SÃO ORIUNDOS DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL E CINCO (5) DA REGIÃO SUL, NÃO HAVENDO PUBLICAÇÕES DE OUTRAS REGIÕES DO PAÍS. DESSA FORMA, É PROVÁVEL QUE A POLARIZAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES OCORRA DEVIDO AO MAIOR INVESTIMENTO FINANCEIRO REALIZADO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ALOCADAS NAS REGIÕES EM QUESTÃO. ADEMAIS, É POSSÍVEL QUE PROGRAMAS DE PIC/EM EXERÇAM INFLUÊNCIA NA DIMINUIÇÃO DAS TAXAS DE EVASÃO ESCOLAR E ESTIMULEM A APROXIMAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA_ID1439_24112020114653" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CASTELÃO SOUSA " "autor_nome_curto" => "AMANDA CASTELÃO " "autor_email" => "amandacastelao@gmail.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 73161 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 593 "inscrito_id" => 1439 "titulo" => "A INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "OS PROGRAMAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO (PIC/EM) SÃO DESENVOLVIDOS COM A FINALIDADE DE QUE JOVENS ESTUDANTES POSSAM VIVENCIAR A ROTINA DE PESQUISA CIENTÍFICA, BEM COMO ESTIMULAR NOVOS TALENTOS PARA A CIÊNCIA. É POSSÍVEL QUE OS PIC/EM SEJAM UM CAMINHO PARA DIMINUIR O ABISMO DE QUALIDADE ENCONTRADO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI COMPREENDER COMO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA TEM SIDO ABORDADA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO, ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2019. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA REVISÃO INTEGRATIVA A PARTIR DE BUSCAS EM DUAS BASES DE DADOS INDEXADAS: SCIELO E BVS. AS PALAVRAS-CHAVE UTILIZADAS FORAM ‘INICIAÇÃO CIENTÍFICA’ E ‘ENSINO MÉDIO’. APÓS ANÁLISE, OBTIVEMOS UM TOTAL DE 11 ARTIGOS QUE ATENDIAM A TODOS OS CRITÉRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS, SENDO A MAIOR PARTE (5) DAS PUBLICAÇÕES REFERENTE AO ANO DE 2015. É POSSÍVEL QUE A INSTAURAÇÃO DO PIBIC/EM NO ANO DE 2010 TENHA GERADA UMA TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO NO NÚMERO DE PUBLICAÇÃO SOBRE O ASSUNTO. ENTRE OS 11 ARTIGOS IDENTIFICADOS, SEIS (6) SÃO ORIUNDOS DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL E CINCO (5) DA REGIÃO SUL, NÃO HAVENDO PUBLICAÇÕES DE OUTRAS REGIÕES DO PAÍS. DESSA FORMA, É PROVÁVEL QUE A POLARIZAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES OCORRA DEVIDO AO MAIOR INVESTIMENTO FINANCEIRO REALIZADO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ALOCADAS NAS REGIÕES EM QUESTÃO. ADEMAIS, É POSSÍVEL QUE PROGRAMAS DE PIC/EM EXERÇAM INFLUÊNCIA NA DIMINUIÇÃO DAS TAXAS DE EVASÃO ESCOLAR E ESTIMULEM A APROXIMAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA_ID1439_24112020114653" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CASTELÃO SOUSA " "autor_nome_curto" => "AMANDA CASTELÃO " "autor_email" => "amandacastelao@gmail.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }