Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavra-chaves: PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO MÉDIO, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 73161
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 593
    "inscrito_id" => 1439
    "titulo" => "A INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => "OS PROGRAMAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO (PIC/EM) SÃO DESENVOLVIDOS COM A FINALIDADE DE QUE JOVENS ESTUDANTES POSSAM VIVENCIAR A ROTINA DE PESQUISA CIENTÍFICA, BEM COMO ESTIMULAR NOVOS TALENTOS PARA A CIÊNCIA. É POSSÍVEL QUE OS PIC/EM SEJAM UM CAMINHO PARA DIMINUIR O ABISMO DE QUALIDADE ENCONTRADO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI COMPREENDER COMO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA TEM SIDO ABORDADA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO, ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2019. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA REVISÃO INTEGRATIVA A PARTIR DE BUSCAS EM DUAS BASES DE DADOS INDEXADAS: SCIELO E BVS. AS PALAVRAS-CHAVE UTILIZADAS FORAM ‘INICIAÇÃO CIENTÍFICA’ E ‘ENSINO MÉDIO’. APÓS ANÁLISE, OBTIVEMOS UM TOTAL DE 11 ARTIGOS QUE ATENDIAM A TODOS OS CRITÉRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS, SENDO A MAIOR PARTE (5) DAS PUBLICAÇÕES REFERENTE AO ANO DE 2015. É POSSÍVEL QUE A INSTAURAÇÃO DO PIBIC/EM NO ANO DE 2010 TENHA GERADA UMA TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO NO NÚMERO DE PUBLICAÇÃO SOBRE O ASSUNTO. ENTRE OS 11 ARTIGOS IDENTIFICADOS, SEIS (6) SÃO ORIUNDOS DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL E CINCO (5) DA REGIÃO SUL, NÃO HAVENDO PUBLICAÇÕES DE OUTRAS REGIÕES DO PAÍS. DESSA FORMA, É PROVÁVEL QUE A POLARIZAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES OCORRA DEVIDO AO MAIOR INVESTIMENTO FINANCEIRO REALIZADO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ALOCADAS NAS REGIÕES EM QUESTÃO. ADEMAIS, É POSSÍVEL QUE PROGRAMAS DE PIC/EM EXERÇAM INFLUÊNCIA NA DIMINUIÇÃO DAS TAXAS DE EVASÃO ESCOLAR E ESTIMULEM A APROXIMAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E SOCIEDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO MÉDIO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA_ID1439_24112020114653"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA CASTELÃO SOUSA "
    "autor_nome_curto" => "AMANDA CASTELÃO "
    "autor_email" => "amandacastelao@gmail.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 73161
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 593
    "inscrito_id" => 1439
    "titulo" => "A INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => "OS PROGRAMAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO (PIC/EM) SÃO DESENVOLVIDOS COM A FINALIDADE DE QUE JOVENS ESTUDANTES POSSAM VIVENCIAR A ROTINA DE PESQUISA CIENTÍFICA, BEM COMO ESTIMULAR NOVOS TALENTOS PARA A CIÊNCIA. É POSSÍVEL QUE OS PIC/EM SEJAM UM CAMINHO PARA DIMINUIR O ABISMO DE QUALIDADE ENCONTRADO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI COMPREENDER COMO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA TEM SIDO ABORDADA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO, ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2019. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA REVISÃO INTEGRATIVA A PARTIR DE BUSCAS EM DUAS BASES DE DADOS INDEXADAS: SCIELO E BVS. AS PALAVRAS-CHAVE UTILIZADAS FORAM ‘INICIAÇÃO CIENTÍFICA’ E ‘ENSINO MÉDIO’. APÓS ANÁLISE, OBTIVEMOS UM TOTAL DE 11 ARTIGOS QUE ATENDIAM A TODOS OS CRITÉRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS, SENDO A MAIOR PARTE (5) DAS PUBLICAÇÕES REFERENTE AO ANO DE 2015. É POSSÍVEL QUE A INSTAURAÇÃO DO PIBIC/EM NO ANO DE 2010 TENHA GERADA UMA TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO NO NÚMERO DE PUBLICAÇÃO SOBRE O ASSUNTO. ENTRE OS 11 ARTIGOS IDENTIFICADOS, SEIS (6) SÃO ORIUNDOS DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL E CINCO (5) DA REGIÃO SUL, NÃO HAVENDO PUBLICAÇÕES DE OUTRAS REGIÕES DO PAÍS. DESSA FORMA, É PROVÁVEL QUE A POLARIZAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES OCORRA DEVIDO AO MAIOR INVESTIMENTO FINANCEIRO REALIZADO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ALOCADAS NAS REGIÕES EM QUESTÃO. ADEMAIS, É POSSÍVEL QUE PROGRAMAS DE PIC/EM EXERÇAM INFLUÊNCIA NA DIMINUIÇÃO DAS TAXAS DE EVASÃO ESCOLAR E ESTIMULEM A APROXIMAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E SOCIEDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO MÉDIO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA_ID1439_24112020114653"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA CASTELÃO SOUSA "
    "autor_nome_curto" => "AMANDA CASTELÃO "
    "autor_email" => "amandacastelao@gmail.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

OS PROGRAMAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO (PIC/EM) SÃO DESENVOLVIDOS COM A FINALIDADE DE QUE JOVENS ESTUDANTES POSSAM VIVENCIAR A ROTINA DE PESQUISA CIENTÍFICA, BEM COMO ESTIMULAR NOVOS TALENTOS PARA A CIÊNCIA. É POSSÍVEL QUE OS PIC/EM SEJAM UM CAMINHO PARA DIMINUIR O ABISMO DE QUALIDADE ENCONTRADO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI COMPREENDER COMO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA TEM SIDO ABORDADA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO, ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2019. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA REVISÃO INTEGRATIVA A PARTIR DE BUSCAS EM DUAS BASES DE DADOS INDEXADAS: SCIELO E BVS. AS PALAVRAS-CHAVE UTILIZADAS FORAM ‘INICIAÇÃO CIENTÍFICA’ E ‘ENSINO MÉDIO’. APÓS ANÁLISE, OBTIVEMOS UM TOTAL DE 11 ARTIGOS QUE ATENDIAM A TODOS OS CRITÉRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS, SENDO A MAIOR PARTE (5) DAS PUBLICAÇÕES REFERENTE AO ANO DE 2015. É POSSÍVEL QUE A INSTAURAÇÃO DO PIBIC/EM NO ANO DE 2010 TENHA GERADA UMA TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO NO NÚMERO DE PUBLICAÇÃO SOBRE O ASSUNTO. ENTRE OS 11 ARTIGOS IDENTIFICADOS, SEIS (6) SÃO ORIUNDOS DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL E CINCO (5) DA REGIÃO SUL, NÃO HAVENDO PUBLICAÇÕES DE OUTRAS REGIÕES DO PAÍS. DESSA FORMA, É PROVÁVEL QUE A POLARIZAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES OCORRA DEVIDO AO MAIOR INVESTIMENTO FINANCEIRO REALIZADO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ALOCADAS NAS REGIÕES EM QUESTÃO. ADEMAIS, É POSSÍVEL QUE PROGRAMAS DE PIC/EM EXERÇAM INFLUÊNCIA NA DIMINUIÇÃO DAS TAXAS DE EVASÃO ESCOLAR E ESTIMULEM A APROXIMAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E SOCIEDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.