Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E ESCRITA COMO PROCESSO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA SÓCIO-COGNITIVA E INTERATIVA

Palavra-chaves: LEITURA., ESCRITA., PERSPECTIVA SóCIO-COGNITIVA E INTERATIVA Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7449
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 290
    "inscrito_id" => 285
    "titulo" => "LEITURA E ESCRITA COMO PROCESSO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA SÓCIO-COGNITIVA E INTERATIVA"
    "resumo" => "A presente proposta didática tem como objetivo favorecer a aquisição de conhecimento específico sobre o que se considera como urbanização brasileira (do local para o nacional) de forma que os alunos despertem o interesse em discutir sobre sua realidade e nela interferir. Para tanto, busca discutir os fatores responsáveis pela urbanização brasileira, a partir da cidade local, ao mesmo tempo em que procuramos refletir sobre os principais problemas urbanos, identificamos as causas e consequências, para que os alunos se posicionem enquanto sujeitos críticos por meio de uma produção textual, em que possam pensar sobre as diferentes formas de  ler e interpretar o espaço urbano.Esta proposta didática foi apresentada na disciplina Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa, ministrada pela Professora Doutora Maria de Lourdes, do mestrado Profissional de Formação de Professores - MFP, da Universidade Estadual da Paraíba, cuja turma de mestrado congrega profissionais de áreas diversas do ensino fundamental I e II e do ensino médio, o que a notabiliza pela sua heterogeneidade interdisciplinar. Neste trabalho, cujo objetivo destaca uma discussão acerca da importância da linguagem, da leitura e da escrita no ensino de Geografia, evidenciamos as contribuições da turma e da professora no momento de apresentação da proposta em forma de seminário. No que se refere à leitura e escrita, nos referenciamos em autores como: Benevides (2008), Bezerra (2001), Sousa (2008), Leandro (2011), entre outros. Consideramos que, segundo Bezerra (2001), a leitura como processo ascendente/descendente, na relação escritor x leitor apresenta se como um ato de descobri e interpretar sentidos, em funções das intenções com os outros, por outro lado a teoria de letramento (sociopolítica) proporciona ao leitor posicionamento crítico e tende ao coletivo/social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA., ESCRITA., PERSPECTIVA SóCIO-COGNITIVA E INTERATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_07_2014_15_51_06_idinscrito_285_a7cd159727c243406d37928a142f0e5e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA OLIVEIRA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "MARTA BARROS"
    "autor_email" => "labarro.marta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7449
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 290
    "inscrito_id" => 285
    "titulo" => "LEITURA E ESCRITA COMO PROCESSO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA SÓCIO-COGNITIVA E INTERATIVA"
    "resumo" => "A presente proposta didática tem como objetivo favorecer a aquisição de conhecimento específico sobre o que se considera como urbanização brasileira (do local para o nacional) de forma que os alunos despertem o interesse em discutir sobre sua realidade e nela interferir. Para tanto, busca discutir os fatores responsáveis pela urbanização brasileira, a partir da cidade local, ao mesmo tempo em que procuramos refletir sobre os principais problemas urbanos, identificamos as causas e consequências, para que os alunos se posicionem enquanto sujeitos críticos por meio de uma produção textual, em que possam pensar sobre as diferentes formas de  ler e interpretar o espaço urbano.Esta proposta didática foi apresentada na disciplina Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa, ministrada pela Professora Doutora Maria de Lourdes, do mestrado Profissional de Formação de Professores - MFP, da Universidade Estadual da Paraíba, cuja turma de mestrado congrega profissionais de áreas diversas do ensino fundamental I e II e do ensino médio, o que a notabiliza pela sua heterogeneidade interdisciplinar. Neste trabalho, cujo objetivo destaca uma discussão acerca da importância da linguagem, da leitura e da escrita no ensino de Geografia, evidenciamos as contribuições da turma e da professora no momento de apresentação da proposta em forma de seminário. No que se refere à leitura e escrita, nos referenciamos em autores como: Benevides (2008), Bezerra (2001), Sousa (2008), Leandro (2011), entre outros. Consideramos que, segundo Bezerra (2001), a leitura como processo ascendente/descendente, na relação escritor x leitor apresenta se como um ato de descobri e interpretar sentidos, em funções das intenções com os outros, por outro lado a teoria de letramento (sociopolítica) proporciona ao leitor posicionamento crítico e tende ao coletivo/social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA., ESCRITA., PERSPECTIVA SóCIO-COGNITIVA E INTERATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_07_2014_15_51_06_idinscrito_285_a7cd159727c243406d37928a142f0e5e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA OLIVEIRA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "MARTA BARROS"
    "autor_email" => "labarro.marta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A presente proposta didática tem como objetivo favorecer a aquisição de conhecimento específico sobre o que se considera como urbanização brasileira (do local para o nacional) de forma que os alunos despertem o interesse em discutir sobre sua realidade e nela interferir. Para tanto, busca discutir os fatores responsáveis pela urbanização brasileira, a partir da cidade local, ao mesmo tempo em que procuramos refletir sobre os principais problemas urbanos, identificamos as causas e consequências, para que os alunos se posicionem enquanto sujeitos críticos por meio de uma produção textual, em que possam pensar sobre as diferentes formas de ler e interpretar o espaço urbano.Esta proposta didática foi apresentada na disciplina Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa, ministrada pela Professora Doutora Maria de Lourdes, do mestrado Profissional de Formação de Professores - MFP, da Universidade Estadual da Paraíba, cuja turma de mestrado congrega profissionais de áreas diversas do ensino fundamental I e II e do ensino médio, o que a notabiliza pela sua heterogeneidade interdisciplinar. Neste trabalho, cujo objetivo destaca uma discussão acerca da importância da linguagem, da leitura e da escrita no ensino de Geografia, evidenciamos as contribuições da turma e da professora no momento de apresentação da proposta em forma de seminário. No que se refere à leitura e escrita, nos referenciamos em autores como: Benevides (2008), Bezerra (2001), Sousa (2008), Leandro (2011), entre outros. Consideramos que, segundo Bezerra (2001), a leitura como processo ascendente/descendente, na relação escritor x leitor apresenta se como um ato de descobri e interpretar sentidos, em funções das intenções com os outros, por outro lado a teoria de letramento (sociopolítica) proporciona ao leitor posicionamento crítico e tende ao coletivo/social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.