Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MÉDICA: UMA MUDANÇA DE PARADIGMA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, EDUCAÇÃO MÉDICA, METODOLOGIAS ATIVAS, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 05: Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino
"2020-12-10 10:13:23"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72786
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 118
    "inscrito_id" => 642
    "titulo" => "O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MÉDICA: UMA MUDANÇA DE PARADIGMA"
    "resumo" => "A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) É UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE TEM COMO OBJETIVO ADEQUAR A EDUCAÇÃO MÉDICA  ÀS NOVAS DEMANDAS DOS SISTEMAS DE SAÚDE CONTEMPORÂNEOS. ELA SE UTILIZA DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA PROPORCIONAR A INTERAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA E COLOCAR O ALUNO COMO O CENTRO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A REVISÃO INTEGRATIVA, USANDO COMO BASES DE DADOS O PUBMED E A BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS), COM OS DESCRITORES “APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS” E “EDUCAÇÃO MÉDICA”. O FOCO DA ABP É DESENVOLVER NO ESTUDANTE DUAS HABILIDADES PRINCIPAIS: O APRENDIZADO AUTODIRIGIDO E O RACIOCÍNIO CLÍNICO, ESSENCIAIS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. DIVERSAS INICIATIVAS PARA A INTRODUÇÃO DA ABP NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS ESTÃO SENDO COLOCADAS EM PRÁTICA, UTILIZANDO UM CURRÍCULO INTEGRADO E A TUTORIA COMO FERRAMENTA CENTRAL. A PRINCIPAL DIFICULDADE ENCONTRADA É ROMPER COM OS MOLDES TRADICIONAIS DE ENSINO, TIRANDO ESTUDANTES E PROFESSORES DA COMODIDADE. ENTRETANTO, É POSSÍVEL PERCEBER QUE HÁ UMA BOA ACEITAÇÃO DO MÉTODO PELOS ALUNOS, QUE SE SENTEM MAIS ESTIMULADOS A ESTUDAR E PERCEBEM O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 05: Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, EDUCAÇÃO MÉDICA, METODOLOGIAS ATIVAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA22_ID642_08062020174345.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYLLE TALLYTA OLIVEIRA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "MAYLLE CAVALCANTE"
    "autor_email" => "mayllecavalcante@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72786
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 118
    "inscrito_id" => 642
    "titulo" => "O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MÉDICA: UMA MUDANÇA DE PARADIGMA"
    "resumo" => "A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) É UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE TEM COMO OBJETIVO ADEQUAR A EDUCAÇÃO MÉDICA  ÀS NOVAS DEMANDAS DOS SISTEMAS DE SAÚDE CONTEMPORÂNEOS. ELA SE UTILIZA DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA PROPORCIONAR A INTERAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA E COLOCAR O ALUNO COMO O CENTRO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A REVISÃO INTEGRATIVA, USANDO COMO BASES DE DADOS O PUBMED E A BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS), COM OS DESCRITORES “APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS” E “EDUCAÇÃO MÉDICA”. O FOCO DA ABP É DESENVOLVER NO ESTUDANTE DUAS HABILIDADES PRINCIPAIS: O APRENDIZADO AUTODIRIGIDO E O RACIOCÍNIO CLÍNICO, ESSENCIAIS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. DIVERSAS INICIATIVAS PARA A INTRODUÇÃO DA ABP NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS ESTÃO SENDO COLOCADAS EM PRÁTICA, UTILIZANDO UM CURRÍCULO INTEGRADO E A TUTORIA COMO FERRAMENTA CENTRAL. A PRINCIPAL DIFICULDADE ENCONTRADA É ROMPER COM OS MOLDES TRADICIONAIS DE ENSINO, TIRANDO ESTUDANTES E PROFESSORES DA COMODIDADE. ENTRETANTO, É POSSÍVEL PERCEBER QUE HÁ UMA BOA ACEITAÇÃO DO MÉTODO PELOS ALUNOS, QUE SE SENTEM MAIS ESTIMULADOS A ESTUDAR E PERCEBEM O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 05: Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, EDUCAÇÃO MÉDICA, METODOLOGIAS ATIVAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA22_ID642_08062020174345.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYLLE TALLYTA OLIVEIRA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "MAYLLE CAVALCANTE"
    "autor_email" => "mayllecavalcante@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) É UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE TEM COMO OBJETIVO ADEQUAR A EDUCAÇÃO MÉDICA ÀS NOVAS DEMANDAS DOS SISTEMAS DE SAÚDE CONTEMPORÂNEOS. ELA SE UTILIZA DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA PROPORCIONAR A INTERAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA E COLOCAR O ALUNO COMO O CENTRO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A REVISÃO INTEGRATIVA, USANDO COMO BASES DE DADOS O PUBMED E A BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS), COM OS DESCRITORES “APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS” E “EDUCAÇÃO MÉDICA”. O FOCO DA ABP É DESENVOLVER NO ESTUDANTE DUAS HABILIDADES PRINCIPAIS: O APRENDIZADO AUTODIRIGIDO E O RACIOCÍNIO CLÍNICO, ESSENCIAIS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. DIVERSAS INICIATIVAS PARA A INTRODUÇÃO DA ABP NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS ESTÃO SENDO COLOCADAS EM PRÁTICA, UTILIZANDO UM CURRÍCULO INTEGRADO E A TUTORIA COMO FERRAMENTA CENTRAL. A PRINCIPAL DIFICULDADE ENCONTRADA É ROMPER COM OS MOLDES TRADICIONAIS DE ENSINO, TIRANDO ESTUDANTES E PROFESSORES DA COMODIDADE. ENTRETANTO, É POSSÍVEL PERCEBER QUE HÁ UMA BOA ACEITAÇÃO DO MÉTODO PELOS ALUNOS, QUE SE SENTEM MAIS ESTIMULADOS A ESTUDAR E PERCEBEM O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.