HOUVE UMA NECESSIDADE EM REAVALIAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR CONTA DO ATUAL MOMENTO PANDÊMICO CAUSADO PELO COVID-19. COM ISSO, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUBSTITUÍDAS PELAS REMOTAS. O OBJETIVO DO TRABALHO FOI CONHECER AS EXPECTATIVAS E DIFICULDADES DOS DOCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) PARA MINISTRAREM SUAS AULAS REMOTAMENTE. FORAM ELABORADAS QUESTÕES PARA QUE OS DOCENTES PUDESSEM RESPONDER ATRAVÉS DO GOOGLE FORMS, PELAS QUAIS ACONTECERAM ENTRE OS DIAS 18 E 23 DE SETEMBRO DE 2020. OS DOCENTES RELATARAM QUE NOVAS EXPERIÊNCIAS GERARAM RECEIOS, DESCOBERTA DE NOVAS FERRAMENTAS, NO ENTANTO, COM RELAÇÃO AOS PONTOS NEGATIVOS, DESTACA-SE A FALTA DE ACESSO À INTERNET, DE INTERAÇÃO E A ANSIEDADE DOS ALUNOS. É DE SUMA IMPORTÂNCIA BUSCAR ALTERNATIVAS/ESTRATÉGIAS NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO REMOTO PARA QUE SEJAM MINIMIZADOS OS PONTOS NEGATIVOS QUE A ELE SE ASSOCIA.