Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

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COMPREENDENDO A LEI DE INDUÇÃO DE FARADAY COM OBJETO DE APRENDIZAGEM DA PLATAFORMA PHET

Palavra-chaves: MOTIVAÇÃO, RECURSO TECNOLÓGICO, SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL, OBJETO DE APRENDIZAGEM, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática

Resumo

NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ELTROMAGNETISMO, EXISTE SITUAÇÕES EM QUE O PÚBLICO ENVOLVIDO SE ENCONTRA COM CONCEITOS ABSTRADOS E FALTA DE MOTIVAÇÃO. UM EXEMPLO É A LEI DE INDUÇÃO DE FARADAY QUE RELACIONA CAMPOS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS. DIANTE DESTA TEMÁTICA, PROPÕE-SE O DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE QUE INCLUI UM OBJETO DE APRENDIZAGEM ALIADO A APRESENTAÇÃO DOS CONCEITOS. O OBJETO DE APRENDIZAGEM UTILIZADO É DO TIPO SIMULAÇÃO E OBJETIVA A INVESTIGAÇÃO DA LEI DE FARADAY E COMO UM FLUXO DE CAMPO MAGNÉTICO É CAPAZ DE PRODUZIR UMA CORRENTE INDUZIDA. OS TESTES APONTAM PARA UMA APRENDIZAGEM SATISFATÓRIA EM QUE TODOS ENVOLVIDOS PODERAM SE APROPRIAR DOS CONCEITOS DE INDUÇÃO E DESTACARAM QUE AS ATIVIDADES SÃO INTERATIVAS E MOTIVANTES, DONDE CONCLUI-SE QUE RECURSOS DE SIMULAÇÃO CONTRIBUEM PARA APRENDIZAGEM DE ELETROMAGNETISMO.

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