UM DOS MAIORES DESAFIOS DA SOCIEDADE NOS ÚLTIMOS ANOS TÊM SIDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ELA ACABA
ENGLOBANDO NÃO SÓ A PESSOA COM DEFICIÊNCIA, MAS TAMBÉM ENVOLVE FAMILIARES, ESCOLA E A SOCIEDADE EM
GERAL. DENTRO DESSA PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DESTACA-SE OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
INTELECTUAL (DI), SENDO A DI UMA DAS MAIS FREQUENTES, SENDO ATÉ A SER CLASSIFICADA COMO A MAIS GRAVE DE
TODAS, POIS ACABA ACOMETENDO O INDIVÍDUO DIRETAMENTE NO QUE ELE TEM DE MAIS PRECIOSO E ÚNICO, A SUA
INTELIGÊNCIA. DESSA FORMA, O FOCO DESSE ESTUDO É COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO ALUNO COM
DI E ANALISAR QUAIS SÃO OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS ENCONTRADAS PELOS DOCENTES DO ENSINO REGULAR DE
CAMPINA GRANDE/PB EM RELAÇÃO A ESSES CASOS E O PROCESSO DE INCLUSÃO DESSES ALUNOS NO CONTEXTO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM NA CLASSE “COMUM”, EM QUE A MAIORIA DOS ALUNOS, NÃO APRESENTA TAIS NECESSIDADES.
PARA OBTENÇÃO DOS DADOS FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA GUIADA, APLICADA AOS DOCENTES QUE JÁ TIVERAM A
EXPERIÊNCIA DE TRABALHAR COM ALUNOS COM DI. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE TRABALHAR COM EDUCAÇÃO
INCLUSIVA VOLTADA PARA A DI NÃO É UMA MISSÃO IMPOSSÍVEL PARA OS DOCENTES, MAS SIM UM DESAFIO, DESAFIO
ESSE QUE PODE SIM SER SUPERADO. O DOCENTE QUE SE DEPARA COM ESSE DESAFIO ACABA POR TRANSFORMAR NÃO
SÓ SEU AMBIENTE DE TRABALHO (SALA DE AULA), MAS TAMBÉM A FAMÍLIA DOS ALUNOS, QUE ACABA SENDO UM GRANDE
SUPORTE NESSE PROCESSO DE INCLUSÃO, REALIZANDO ASSIM TROCAS DE SABERES ENTRE ESCOLA E
FAMÍLIA/COMUNIDADE.